Artigos escritos por Dr. Luís Cláudio Chagas Silva - Ortopedista - Traumatologista Salvador

Viscossuplementação

A viscossuplementação consiste na infiltração intrarticular da substância ácido hialurônico com objetivo de melhorar a lubrificação articular,melhorar a nutrição da cartilagem e principalmente melhorar o quadro álgico(dor) fazendo o paciente retornar as suas atividades laborais.as indicações das infiltrações são quando encontramos no exame da ressonância nuclear magnética do joelho uma cartilagem já danificada pelas condropatias,condromalácias e até mesmo um maior desgaste com acometimento do osso subcondral com é o caso das artroses.
esse procedimento é feito ambulatorialmente sob efeito de anestesia local com bons resultados e sem limitações das atividades após realização do mesmo.

Reconstrução ligamentar extra-articular do joelho

Realizamos reconstruções ligamentares extraarticulares para pacientes com lesões multiligamentares dos joelhos (trauma de alta energia com queda e motocicleta ou traumas do esporte). Essas reconstruções podem ser feitas percutâneas ou com acesso convencional aberto.
Paciente com lesão do ligamento cruzado anterior (lca) com muita instabilidade rotatória utilizamos uma técnica nova que além de reconstruir o lca por videoartroscopia utilizamos um reforço extraarticular reconstruindo tambem percutaneamente o ligamento anterolateral (lal) melhorando consideravelmente a instabilidade e diminuindo os casos de rerrotura ligamentar.

Luxação Patelar

A luxação femoropatelar consiste na saída da patela(rótula) da tróclea (fêmur) que impede as atividades diárias e esportivas.realizamos a reconstrução do ligamento patelo femoral medial com mini acessos por radioscopia com melhora da instabilidade, retorno precoce as atividades esportivas e com melhora da qualidade de vida.

Gonartrose (artrose do joelho)

Com o envelhecimento da população a gonartrose (artrose no joelho) é uma das patologias que mais impedem a qualidade de vida, o tratamento dependerá do grau de acometimento da articulação e do nível de dor referido pelo paciente. Com o avanço dos medicamentos disponíveis no mercado temos tido sucesso com o tratamento conservador (viscossuplementação e fisioterapia) e deixando para os casos mais graves a artroplastia total ou unicompartimental dos joelhos, realizamos artroplastia total dos joelhos com próteses que reestabelecem a amplitude articular perdida, corrigem as deformidades e permitem o retorno precoce dos pacientes as suas atividades sem dor.

Lesões no joelho: A cartilagem articular

As lesões cartilaginosas articulares pos trauma ou degenerativas são tratadas conforme grau de comprometimento da mesma , desde o tratamento conservador(não cirúrgico) com viscossuplementação com acido hialurônico intrarticular até procedimentos artroscópicos,minimamente invasivos como microfratura ou nanofraturas ou até procedimentos com mini acessos por mosaicoplastia ou membrana de colágeno( chondro-gide)

Lesões do joelho: meniscos

As lesões isolas dos meniscos pós entorses dos joelhos ou microtraumas de repetição são tratadas por videoartroscopia (pequenos cortes) onde realizamos meniscectomias parciais ou sutura meniscal. Essas lesões carecem de tratamento precoce para não se agravarem gerando dor, estalidos e até bloqueio articular.

Lesões de ligamentos cruzados do joelho

As lesões ligamentares dos cruzados anterior(mais comumente lesado) e do cruzado posterior(traumas de alta energia) são reconstruidos de forma artroscópica com pequenos cortes e minimamente invasiva. utilizamos a técnica anatômica que reproduz melhor os ligamentos originais e tem melhor resultado para o paciente reestabelecendo a função e retorno as suas atividades laborais e esportivas precocemente.

Voltar para Dr. Luís Cláudio Chagas Silva

Artigos escritos por Dr. Luís Cláudio Chagas Silva - Ortopedista - Traumatologista Salvador