Artigos escritos por Dr. Mario Corrêa Netto Pacheco Jr - Ortopedista - Traumatologista Rio de Janeiro

Lesões de ligamentos cruzados do joelho

O joelho humano apresenta os ligamentos cruzados anterior e posterior. As lesões destes ligamentos são comuns especialmente na prática esportiva, bem como em acidentes de maior energia, como os motociclísticos e automobilísticos.

O ligamento cruzado anterior atua impedindo o deslocamento anterior da tíbia e secundariamente auxilia na estabilidade medial do joelho. Não possui potencial de regeneração, sendo que, uma vez lesado necessita de reconstrução cirúrgica. O ligamento cruzado posterior evita o deslocamento posterior da tíbia e auxilia na estabilidade lateral. A lesão deste ligamento pode gerar graus variados de instabilidade, cujo tratamento pode ser conservador ou cirúrgico.

Infiltração de substâncias em cavidade sinovial (articulação)

A aplicação do ácido hiaurônico como forma de tratamento da gonartrose e de patologias da cartilagem das articulações tem sido extremamente comum na prática ortopédica.

Especificamente para as doenças do joelho, o ácido hialurônico é capaz de trazer alívio dos sintomas da artrose por cerca de 4 a 6 meses. A substância é capaz de melhorar sintomas mecânicos por restaurar a viscosidade do líquido sinovial e reduzir a inflamação do líquido sinovial.

Consulte um especialista para maiores informações.

Gonartrose (artrose do joelho)

A gonartrose é uma patologia caracterizada pelo desgaste da cartilagem articular, bem como dos meniscos, que provoca dor e limitação para os pacientes que a possuem.

Usualmente, a doença é mais comum a partir dos 50 anos.

O tratamento deve ser individualizado, seja de forma conservadora com medicamentos e reabilitação ou através da cirurgia.

Voltar para Dr. Mario Corrêa Netto Pacheco Jr

Artigos escritos por Dr. Mario Corrêa Netto Pacheco Jr - Ortopedista - Traumatologista Rio de Janeiro