Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

Neurologista

Competência em: Doenças Desmielinizantes, Ambulatório de Neurologia, Doenças Cerebrovasculares, Doenças Degenerativas e Demências, Dores de Cabeça

Número de Identificação Profissional: 52.75400-5

Marcação de consultas

Endereço do consultório

Clínica Neurológica da Barra - Avenida das Américas, 1155 - Sala 1311 (Edifício Barra Space) 22631-000 Barra da Tijuca Rio de Janeiro

Que dia e hora estão bem para você?

Consultório

1

Opiniões para Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

5

Baseado em 21 opiniões

Pontualidade

Atenção

Instalações

Você foi atendido/a por Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos?

Opinar

O melhor: "Médico super atencioso."

Poderia melhorar: "Nada!"

Motivo da visita: Paralisia facial.

Fabricio G. marcou consulta com Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos em Clínica Neurológica da Barra - Avenida das Américas, 1155 - Sala 1311 (Edifício Barra Space)

O melhor: "Ele é um doutor muito atencioso, ouve os pacientes e não faz com que os pacientes tenham desgate com exames que não são necessários."

Poderia melhorar: "Não tenho nd a acrescentar."

Motivo da visita: Supeita de Neuralgia.

Morgana A. marcou consulta com Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos em Clínica Neurológica da Barra - Avenida das Américas, 1155 - Sala 1311 (Edifício Barra Space)

O melhor: "Médico muito atencioso, explica tudo muito bem."

Paciente que marcou consulta com Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos em Clínica Neurológica da Barra - Avenida das Américas, 1155 - Sala 1311 (Edifício Barra Space)

Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos respondeu a esta opinião

Muito obrigado pelo carinho. Grande abraço.

O melhor: "Atendimento recepcionista e atendimento médico."

Poderia melhorar: "No momento, não me ocorre nada."

Motivo da visita: Síndrome De Guillain-Barré

Tereza M. marcou consulta com Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos em Clínica Neurológica da Barra - Avenida das Américas, 1155 - Sala 1311 (Edifício Barra Space)

Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos respondeu a esta opinião

Muito obrigado pelo carinho e confiança. Grande abraço.

Ver as 21 opiniões sobre Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

Experiência

Formação

  • Graduação em MedicinaF.T.E. Souza Marques2003
  • Especialização em NeurologiaUNIRIO2009
  • Mestrado em NeurologiaUNIRIO2011
  • Especialização em Esclerose MúltiplaHospital Vall D'Hebron - Barcelona - Espanha2011
  • Preceptorship em Esclerose MúltiplaHospital Regional Carlos Haya - Málaga/Espanha2012
  • Mini fellowship em Esclerose MúltiplaHospital Italiano - Buenos Aires/Argentina2013
  • Mini fellowship em Esclerose Múltipla Stony Brook University - New York/EUA2015
  • Doutorado em Neurologia - CursandoUNIRIO2020

Sobre mim

Número de Identificação Profissional: 52.75400-5

Possui graduação em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, pós-graduação e Mestrado em Neurologia pela UNIRIO e especialização em Esclerose Multipla pelo Hospital Vall D'Hebron - Barcelona/Espanha. Mini fellowship em Esclerose Múltipla no Hospital Italiano - Buenos Aires/Argentina, Stony Brook University - New York/EUA e Mount Sinai - New York/EUA. Preceptorship em Esclerose Múltipla no Hospital Regional Carlos Haya - Málaga/Espanha. Atualmente é docente na Universidade Estácio de Sá e Doutorando em Neurologia na UNIRIO. Atuou por diversos anos como médico neurologista do Hospital Universitário Gafree e Guinle e médico neurologista voluntário do Centro de Referência no Tratamento de Doenças Desmielinizantes do Hospital da Lagoa/RJ. Coordenador do Departamento Científico de Neuroimunologia da ABN-RJ e Conselheiro Superior da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro. Tem experiência nas principais áreas da Neurologia, com ênfase em Doenças Desmielinizantes. Atendimento qualificado e humanizado, com conforto e carinho, em localização estratégica para atender não apenas aos bairros adjacentes a Barra da Tijuca, mas também aos bairros da Zona Norte, Zona Oeste, e Zona Sul, seja pelo acesso de carro particular ou pelo transporte público.

Experiência em

Idiomas

  • Português
  • Inglês
  • Espanhol

Webs


Serviços

  • Preço
    Preços aproximados para pacientes particulares (sem plano de saúde).
    Dados fornecidos em: novembro 2017

Artigos escritos por Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

Tratamento para distúrbios da memória

As demências são uma grande preocupação no mundo atual, pois impactam não apenas a vida do paciente, mas a de familiares e seus acompanhantes. Mas atenção! Nem toda perda de memória pode significar uma doença! E nem toda demência começa com distúrbio de memória! Portanto, para uma boa avaliação é muito importante uma boa anamese e exame físico detalhado. Procure já seu neurologista.

Polineuropatias

Neuropatia periférica refere-se a um dano no sistema nervoso periférico, ou seja, uma vasta rede de nervos que transmite informações do cérebro e medula (sistema nervoso central) para o resto do corpo. Uma das causas mais comuns de neuropatia periférica é o diabetes, mas ela também pode resultar de lesões traumáticas, infecções e exposição a toxinas, por exemplo. Os sintomas podem incluir dor, formigamentos, dormências e fraqueza. A avaliação complementar deve ser adaptada às hipóteses diagnósticas aventadas após a anamnese e exame neurológico cuidadoso, bem como do estudo eletroneuromiográfico, que é a avaliação complementar mais valiosa na caracterização das neuropatias periféricas.

Veja os 11 artigos escritos por Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

Respostas de Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

10 Respostas

4 Especialistas de acordo

7 Pacientes agradecidos

Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos está respondendo perguntas que os usuários enviam à Doctoralia.
Descubra mais

As perguntas se enviam das páginas sobre doenças, exames médicos ou medicamentos.

Todos os especialistas da Doctoralia podem responder as perguntas que enviam os usuários.

Não é possível fazer uma pergunta a um médico em concreto.

A deficiência de vitamina B12 não é um sinal da patologia em si, porém é um dos diagnósticos diferenciais que deve ser levado em consideração na investigação diante da suspeita de esclerose múltipla, dentre diversos outros. Procure a avaliação de um neurologista especializado. Espero ter ajudado. Grande abraço.

Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

Rio de Janeiro

Avaliando a composição do suplemento "Alfacaps" disponível no site do mesmo, não verifiquei qualquer componente que seja contraindicado a pacientes portadores de esclerose múltipla, devendo ser sua indicação discutida com seu médico assistente. Outro aspecto que chama a atenção em seu relato, é o fato de mesmo em tratamento preventivo para esclerose múltipla com betainterferona, você ter necessitado realizar cinco sessões de pulsoterapia com corticoide venoso. Diante do exposto, sugiro uma reavaliação com médico neurologista especialista sobre a possibilidade de falha terapêutica, e necessidade de realizar troca de medicamento preventivo para a esclerose múltipla. Espero ter ajudado. Grande abraço.

Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

Rio de Janeiro

A Esclerose Múltipla é uma doença autoimune inflamatória e desmielinizante que atinge o sistema nervoso central, ou seja, cérebro e medula espinhal. Não há acometimento dos tendões. Alguns de seus sinais e sintomas podem levar ao confundimento com outras patologias. É essencial que você seja avaliado e orientado por um especialista. Espero ter contribuído. Grande abraço e à disposição.

Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Neurologista

Rio de Janeiro

Ver as 10 perguntas respondidas por Dr. Gutemberg Augusto Cruz dos Santos

Fotos

{0}{1}