Artigos escritos por Dr. Marcelo de Abreu Pinto - Porto Alegre

Esofagectomia Videolaparoscopica

A esofagectomia videolaparoscópica é uma alternativa moderna e minimamente invasiva no tratamento do câncer de esôfago. Comparada à cirurgia convencional diminui de forma muito significativa a dor no pós-operatório e as complicações decorrentes desta. Permite um menor período de internação e uma recuperação mais rápida.

Herniorrafia Inguinal Videolaparoscopica

A herniorrafia inguinal videolaparoscópica é uma forma eficaz de tratamento da hérnia inguinal. Quando comparada com a técnica convencional apresenta como benefícios menor dor pós-operatória, retorno mais rápido às atividades cotidianas e melhor resultado estético. Seu benefício é ainda maior em pacientes com hérnias bilaterais (dos dois lados) ou recidivadas (que já foram operadas antes com cirurgia aberta).

Hernioplastia Hiatal (Cardioplastia) Videolaparoscopica

A hernioplastia hiatal associada à fundoplicatura é uma forma eficaz de tratar o refluxo gastro-esofágico e a hérnia de hiato. Por ser realizada por via laparoscópica (videocirurgia) tem recuperação pós-operatória rápida. São realizadas cinco pequenas incisões (cortes no abdômen) de até 1 cm, o que diminui a dor após a cirurgia quando comparada à cirurgia convencional.

Obesidade Mórbida

O tratamento cirúrgico da obesidade mórbida pode ser realizado através de duas cirurgias diferentes: a gastrectomia em manga (Sleeve) ou a gastroplastia com derivação intestinal (Bypass gástrico em Y-de Roux). Ambas as formas proporcionam redução no excesso de peso e resolução ou controle das doenças associadas à obesidade, com resultados duradouros, desde que seguido o plano de tratamento que acompanha a cirurgia.
Como a cirurgia é realizada por videolaparoscopia, de forma minimamente invasiva, a recuperação pós-operatória é breve, o paciente já pode consumir líquidos no mesmo dia da cirurgia, o tempo de internação é curto e o retorno às atividades cotidianas breve.

Cálculos na vesícula biliar

A cirurgia para tratamento de cálculos na vesícula biliar é realizada por meio de videolaparoscopia e constitui-se da remoção da vesícula biliar que contém os cálculos. É eficaz no controle da dor abdominal e previne complicações graves, como a pancreatite. A recuperação pós-operatória é breve e o retorno às atividades rotineiras ocorre em poucos dias.

Acalasia Esofágica

O tratamento da acalásia é realizado através de videocirurgia e tem um período de recuperação breve. A cirurgia é minimamente invasiva, realizada com cinco pequenas incisões (cortes) no abdômen, o que diminui a dor quando comparado à cirurgia convencional.Permite ao paciente que apresenta dificuldade na deglutição o retorno à alimentação normal.

Voltar para Dr. Marcelo de Abreu Pinto

Artigos escritos por Dr. Marcelo de Abreu Pinto - Porto Alegre