Artigos escritos por Dra. Juliana Fonte - Dermatologista Porto Alegre

Hemangioma

O hemangioma infantil, ou hemangioma da infância (HI), é o tumor benigno mais comum nessa faixa etária. As lesões podem raramente estar presentes ao nascimento, mas praticamente todos os hemangiomas estão visíveis ao final do primeiro mês de vida. Acomete mais meninas que meninos (proporção de 5:1), recém-nascidos prematuros e de baixo peso, e crianças cujas mães se submeteram a exames invasivos (biópsia de placenta, aspiração de líquido amniótico) durante a gravidez.

Acne

Muito comum, acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Muito frequente na fase da adolescência, sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres. Além do incômodo das lesões, como na adolescência a aparência é um fator importante, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode atingir o lado psicológico e tornar o adolescente inseguro, tímido, deprimido, infeliz, com rebaixamento da autoestima e com consequências sérias que podem persistir pelo resto da vida.

Biopsia Da Pele Tecido Celular Ou gânglio subcutâneo

A biopsia é um procedimento simples e consiste na retirada de um fragmento de pele para exame, incluindo todas as suas camadas (epiderme, derme e hipoderme). Sua finalidade é esclarecer ou confirmar diagnósticos.

É realizado sob anestesia local e o fragmento de pele é retirado com bisturi ou punch (instrumento cortante semelhante a um canudo para tomar líquidos). É necessário o uso de sutura (pontos) para o fechamento da ferida resultante e os pontos são retirados em cerca de 7 dias. Em alguns casos de biopsia com punch de diâmetro pequeno, a sutura pode ser dispensada.

Excisao E Sutura Simples

É um procedimento reparador que tem como objetivo remover lesões que possam evoluir para um câncer de pele. Esses sinais são retirados por meio de uma pequena cirurgia, que consiste em eliminar a lesão por completo. O dermatologista medirá o tecido afetado junto a uma margem de segurança para retirada da lesão, na sequencia higieniza-se o local e aplica-se uma injeção com anestesia e vaso constritor.
A partir disso a lesão é retirada, sendo o material enviado para análise. Logo após o dermatologista faz a sutura simples.

Aplicação da toxina botulinica

A toxina botulínica age paralisando a musculatura responsável pelo surgimento das rugas e marcas de expressão. Agindo entre os nervos e os músculos, impedindo liberação de acetilcolina – substância responsável pelas contrações musculares. A toxina não permite franzir o local da aplicação, não causando a perda de movimentação no rosto, tão temida pelos pacientes, somente a capacidade de contração muscular do local tratado.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES NA DERMATOLOGIA
Pés de galinha
Entre as sobrancelhas
Testa
Sobrancelhas caídas
Sorriso Gengival

Preenchimento facial

A técnica do Preenchimento Facial recupera traços da juventude de forma natural e sem bisturi. Um procedimento dedicado para o embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. O ácido hialurônico é uma das substâncias usadas para esta finalidade. Ele preenche rugas e sulcos, além de melhorar o contorno facial. Pode também ser utilizado para aumentar o volume dos lábios.

PRINCIPAIS INDICAÇÕES NA DERMATOLOGIA
Reposição do volume da maça do rosto.
Correção do bigode chinês.
Aumento do volume do queixo.
Volume e definição dos lábios.
Melhora do contorno do rosto.
Melhora das olheiras.
Suavização das rugas periorais.
Aumento do volume do queixo.

Voltar para Dra. Juliana Fonte

Artigos escritos por Dra. Juliana Fonte - Dermatologista Porto Alegre