Respostas de Dra. Andreia Guarnieri - Nutrólogo São Paulo

7 Respostas

5 Especialistas de acordo

18 Pacientes agradecidos

Dra. Andreia Guarnieri está respondendo perguntas que os usuários enviam à Doctoralia.
Descubra mais

As perguntas se enviam das páginas sobre doenças, exames médicos ou medicamentos.

Todos os especialistas da Doctoralia podem responder as perguntas que enviam os usuários.

Não é possível fazer uma pergunta a um médico em concreto.

Em africano significa " doença do segundo filho", pois comumente acomete crianças que são desmamadas devido a uma nova gravidez ou nascimento de um novo filho. Ficando sem a fonte proteica do leite materno e sem a adequada substituição por outras fontes de proteína, a criança desenvolve um tipo de desnutrição proteico calórica grave, caracterizada por edema ou anasarca(inchaço generalizado), baixa imunidade e infecções de repetição, diarreias, fraqueza, retardo do crescimento e até retardo mental.

Dra. Andreia Guarnieri

Dra. Andreia Guarnieri

Nutrólogo

São Paulo

O primeiro ponto é distinguir a magreza. É uma magreza constitucional ou patológica? Na magreza constitucional geralmente a pessoa é magra, porém se alimenta bem; é saudável, mas não ganha peso apesar da boa saúde e alimentação equilibrada. No caso da magreza patológica, há alterações do comportamento alimentar que fazem a pessoa constantemente emagrecer ou dificultam o ganho de peso. Por trás do emagrecimento ou da magreza também podem estar distúrbios hormonais ou doenças como hipertiroidismo, diabetes etc ; sendo assim antes de qualquer medicação a avaliacao médica é fundamental, pois se faz necessário descartar comportamentos alimentares patológicos e/ou doenças associadas de uma magreza natural ou constitucional.

  • Obrigado 1
  • 1 especialista está de acordo
Dra. Andreia Guarnieri

Dra. Andreia Guarnieri

Nutrólogo

São Paulo

A sigla BIA corresponde ao exame chamado bioimpedância ou impedância bioelétrica que consiste num método não invasivo e indolor usado para analisar o peso, taxa metabólica basal, gordura visceral e também para diferenciar a massa muscular da massa de gordura, ou seja, permite conhecer o percentual dos constituintes do peso e com isso fornecer informações relevantes sobre a composição corporal mesmo de pessoas que são consideradas com peso adequado pelo IMC, mas que muitas vezes apresentam nitidamente mais tecido de gordura, do que de músculo. Por exemplo: mesmo 2 pessoas com estatura e peso iguais, não têm a mesma composição corporal, uma visivelmente é gorda e a outra musculosa, ainda que tenham o mesmo peso, estas diferenças mais finas e específicas serão mostradas pela BIA. Quanto ao LBA, a sigla designa o exame de Lavado Broncoalveolar, útil para auxiliar no diagnóstico de tuberculose em pessoas com risco ou sintomas, como, por exemplo, tosse acima de 15dias, entre outras doenças pulmonares.

  • Obrigado 0
  • 1 especialista está de acordo
Dra. Andreia Guarnieri

Dra. Andreia Guarnieri

Nutrólogo

São Paulo

Não é recomendada a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento com o Vi Ferrin(associação de quelato de ferro,ácido fólico e cianocobalamina), pois o álcool irá prejudicar o tratamento devido à que interfere de forma importante na absorção dos componentes da medicação. Evite o alcool para não prejudicar seu tratamento e assim ter uma recuperação mais efetiva e rápida.

Dra. Andreia Guarnieri

Dra. Andreia Guarnieri

Nutrólogo

São Paulo

O Dayvit é um polivitaminico, geralmente indicado para a suplementação de vitaminas e minerais. Dentre seus possíveis efeitos colaterais não estão relatados "moleza" ou sonolência, o mais adequado nesta situação será consultar seu médico para uma avaliação mais detalhada. Os efeitos colaterais relacionados ao uso do dayvit são: náuseas, vômitos, constipação ou diarréia, rubor na face, sensação de calor e urina alaranjada.

Dra. Andreia Guarnieri

Dra. Andreia Guarnieri

Nutrólogo

São Paulo

A nutrição renal consiste em adequar a alimentação, principalmente no que concerne à oferta proteica, de fósforo e de potássio para reduzir e evitar a progressão da disfunção ou insuficiência renal, naqueles que apresentam insuficiência renal crônica. A orientação nutricional visa estabilizar a doença e ao mesmo tempo evitar a desnutrição.

Dra. Andreia Guarnieri

Dra. Andreia Guarnieri

Nutrólogo

São Paulo

Se trata de uma doença por carência nutricional e pode levar a complicações muito graves, desde neurológicas e cardíacas até musculares e visuais. Requer de tratamento médico, além de nutricional, pois em boa parte dos casos se faz necessária suplementação de doses altas da vitamina B1, sendo quase que obrigatório o uso de medicação. O profissional mais adequado para este tipo de abordagem, principalmente quando se trata de casos graves é o médico, geralmente o médico nutrólogo ou até mesmo um especialista médico treinado para esse tipo de intervenção e com acompanhamento em conjunto com o nutricionista. Dependendo das complicações presentes outros especialistas médicos podem ser necessários para o seguimento, como o neurologista ou o cardiologista.

Dra. Andreia Guarnieri

Dra. Andreia Guarnieri

Nutrólogo

São Paulo

Voltar para Dra. Andreia Guarnieri

Respostas de Dra. Andreia Guarnieri - Nutrólogo São Paulo