Dr. Jose Alexandre Portinho

Dr. Jose Alexandre Portinho

Ginecologista, Nutrólogo

Competência em: Medicina Preventiva, Medicina Integrativa, Cirurgia Ginecológica, Endoscopia Ginecológica, Anticoncepção, Nutrologia Clínica

Número de Identificação Profissional: 5233509-8

Marcação de consultas

Endereço do consultório

Clinica Cme

Que dia e hora estão bem para você?

Consultório

1

Opiniões para Dr. Jose Alexandre Portinho

5

Baseado em 7 opiniões

Pontualidade

Atenção

Instalações

Você foi atendido/a por Dr. Jose Alexandre Portinho?

Opinar

O melhor: "Sou paciente do Dr. Portinho a alguns anos na parte de ginecologia, e recentemente fiz a consulta sobre nutrologia com ele e saí de lá pensando diferente sobre minha alimentação e cuidados com minha saúde. Recomendo este médico tão atencioso e de vasto conhecimento."

Motivo da visita: Nutrologia e ginecologia

Elizabeth B. marcou consulta com Dr. Jose Alexandre Portinho em Clinica Cme

O melhor: "Gostei muitíssimo do profissionalismo no atendimento. Minha consulta foi super esclarecedora e o doutor José Alexandre Portinho é uma simpatia, além de muito competente e seguro no que diz. Estava muito preocupada e sai da consulta mais tranquila e confiante."

Poderia melhorar: "Está ótimo assim."

Motivo da visita: Tratamento para endometriose

Melissa M. marcou consulta com Dr. Jose Alexandre Portinho em Clinica Cme

Dr. Jose Alexandre Portinho respondeu a esta opinião

A sua opinião nos motiva a melhorar cada vez mais o nosso atendimento. Muito obrigado.

O melhor: "Fui ao consultório do Dr Alexandre sem esperanças, pois já tinha passado por muitos médicos que me informaram que eu teria que tomar paliativos para a dor, comecei com o tratamento com Dr Jose Alexandre e estou me sentindo ótima, sem dor, sem ansiedade. Pra mim, ele está sendo maravilhosooo."

Poderia melhorar: "Por enquanto nada. A atendente ANGELA é um amor de pessoa, muito agradável."

Motivo da visita: Endometriose Profunda

Paciente que marcou consulta com Dr. Jose Alexandre Portinho em Clinica Cme

Dr. Jose Alexandre Portinho respondeu a esta opinião

A nossa equipe procura sempre dar o melhor atendimento. Agradeço a sua opinião.

O melhor: "Ótimo atendimento da secretaria , o Doutor super simpático ,atencioso, esclarecedor, indico ."

Paciente que marcou consulta com Dr. Jose Alexandre Portinho em Clinica Cme

Dr. Jose Alexandre Portinho respondeu a esta opinião

A nossa motivação é melhorar sempre. Muito obrigado pela opinião.

Ver as 7 opiniões sobre Dr. Jose Alexandre Portinho

Experiência

Formação

  • MedicinaUniversidade Federal do Rio de Janeiro--UFRJ1979
  • Residência em Ginecologia e ObstetríciaMaternidade Carmela Dutra1982
  • Mestrado em MedicinaUFRJ1994
  • Titulo de Especialista em Ginecologia e ObstetíciaFebrasgo1995
  • Doutorado em MedicinaUFRJ2006
  • Título de Especialista em NutrologiaAssociação Médica Brasileira2008

Sobre mim

Número de Identificação Profissional: 5233509-8


  • Como médico nutrotrólogo a ênfase é dada na alimentação equilibrada que é extremamente importante em todas as fases da vida. Tanto o excesso quanto a deficiência do consumo de determinados alimentos pode causar várias doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e câncer. Todo o acompanhamento médico é baseado em resultados de exames complementares, que possibilita a prescrição de um plano alimentar personalizado, além de orientações para mudança de hábitos de vida para controlar o estresse, aumentar a atividade física, melhorar a qualidade do sono, que favorecem a alimentação equilibrada.
  • Como ginecologista cuido das doenças relacionadas ao sistema reprodutor feminino, útero, vagina, ovários e mamas. A atuação é feita através da prevenção de doenças e tratamento dos problemas clínicos e cirúrgicos da mulher. Os principais problemas estão relacionados a sangramento uterino anormal, corrimento, miomas, pólipos uterinos, ovários policísticos, endometriose, TPM, doenças sexualmente transmissíveis, alterações das mamas, osteoporose, distúrbios hormonais e sintomas da menopausa, além de anticoncepção com DIU. Na nossa clínica também fazemos exames diagnósticos e cirurgias por vídeo-histeroscopia para investigação e tratamento de várias doenças do útero como, miomas, pólipos, problemas de infertilidade e outras doenças.

Experiência em

Idiomas

  • Português
  • Inglês

Webs


Serviços

  • Preço
    Preços aproximados para pacientes particulares (sem plano de saúde).

Artigos escritos por Dr. Jose Alexandre Portinho

Hemorragia Uterina

A hemorragia uterina é um transtorno que ocorre com certa frequência na mulher. As principais causas estão relacionadas a problemas no útero como mioma, pólipo, adenomiose, aborto, DIU, hiperplasia e câncer. Além disso, uso de anticoncepcionais, hipertireoidismo ou hipotireoidismo e alteração da coagulação, também podem ocasionar hemorragia. Com o passar do tempo a hemorragia pode levar a anemia, que diminui a defesa orgânica piorando ainda mais o quadro hemorrágico. Por isso, é Importante fazer o tratamento da anemia com reposição de ferro, além da consulta e exame físico com solicitação de ultra-sonografia e vídeo-histeroscopia para o diagnóstico e tratamento adequados.

Pólipos

A presença de pólipo dentro do útero pode ser causa de vários problemas, incluindo o sangramento irregular, dificuldade de engravidar, dor durante a menstruação e a possibilidade de transformação em câncer. Se o pólipo estiver no colo uterino com projeção para a vagina, o diagnóstico pode ser feito durante o exame ginecológico. Pólipo dentro do útero, o diagnóstico provável pode ser feito pela ultra-sonografia e o de certeza pelo exame de vídeo-histeroscopia com biópsia. O tratamento consiste na retirada do pólipo (polipectomia). Algumas vezes a polipectomia é feita no exame ginecológico. Entretanto, na maioria das vezes, a polipectomia só é possível pela vídeo-histeroscopia cirúrgica.

Veja os 7 artigos escritos por Dr. Jose Alexandre Portinho

Respostas de Dr. Jose Alexandre Portinho

130 Respostas

36 Especialistas de acordo

48 Pacientes agradecidos

Dr. Jose Alexandre Portinho está respondendo perguntas que os usuários enviam à Doctoralia.
Descubra mais

As perguntas se enviam das páginas sobre doenças, exames médicos ou medicamentos.

Todos os especialistas da Doctoralia podem responder as perguntas que enviam os usuários.

Não é possível fazer uma pergunta a um médico em concreto.

A hipnose pode promover relaxamento e ajudar na redução da compulsão. No entanto, a hipnose não é definitiva para levar ao emagrecimento, sem mudanças de hábitos de vida que incluem: correção dos erros da alimentação, prática de exercícios físicos, controle do estresse e melhora na qualidade do sono. Cada pessoa tem a sua individualidade orgânica, por isso, é necessário avaliar através de exames, a quantidade de vários nutrientes no sangue, os hormônios, as funções do fígado, rins, intestinos e outros órgãos, medir o metabolismo e pesquisar a presença de doenças associadas. Além disso, a presença de determinadas bactérias na flora intestinal, podem influenciar de forma marcante a manutenção do excesso de gordura no corpo. Após os resultados dos exames é possível fazer um acompanhamento médico com tratamento das doenças associadas, prescrever um plano alimentar personalizado, além da orientação de mudanças dos outros hábitos de vida para o emagrecimento progressivo, mantendo a saúde.

Dr. Jose Alexandre Portinho

Dr. Jose Alexandre Portinho

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista, Nutrólogo

Rio de Janeiro

A vitamina B12 é um nutriente de origem animal, portanto não existe essa vitamina no reino vegetal. Por outro lado, a vitamina B12 é muito importante no nosso organismo, porque participa na produção de hormônios, do DNA e glóbulos sanguíneos, além de constituir a bainha de mielina que reveste os nervos. A deficiência de vitamina B12 pode causar uma serie de sintomas como alteração do humor, nervosismo, dificuldade de concentração, irritabilidade, depressão, inflamação da língua, inflamação da boca, alterações do apetite do ritmo intestinal. Os vegetarianos e principalmente os veganos pode apresentar com muita frequência diminuição da vitamina B12 no sangue, devido a isso necessitam ser acompanhados por profissionais como médico nutrólogo ou nutricionista para suplementar de maneira adequada quando houver deficiência dessa vitamina.

Dr. Jose Alexandre Portinho

Dr. Jose Alexandre Portinho

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista, Nutrólogo

Rio de Janeiro

A presença de mioma com mais de 8 cm de tamanho é considerado grande. Possivelmente pode já estar comprimindo a bexiga, causando a diminuição da capacidade de armazenamento de urina e também compressão do intestino. Essas complicações podem ser causa de dor pélvica.
Dependendo de informações clínicas individuais como a sua idade, número de filhos, se tem outros miomas associados, pode ser realizado a miomectomia (retirada apenas do mioma) ou histerectomia (retirada do útero).

Dr. Jose Alexandre Portinho

Dr. Jose Alexandre Portinho

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Ginecologista, Nutrólogo

Rio de Janeiro

Ver as 130 perguntas respondidas por Dr. Jose Alexandre Portinho

Fotos

{0}{1}