Prof. Dr. Tiago Prata

Prof. Dr. Tiago Prata

Oftalmologista

Competência em: Glaucoma, Catarata, Cirurgia do Segmento Anterior, Cirurgia Oftalmologica, Nervo Óptico

Número de Identificação Profissional: 109791

Marcação de consultas

Endereço do consultório

Rua Claudio Soares, 72, cjto 402. (Edificio Ahead - a rua é uma travessa da avenida Faria Lima) 05422-030 Pinheiros São Paulo

Que dia e hora estão bem para você?

Consultório

1
2
3

Opiniões para Prof. Dr. Tiago Prata

4,9

Baseado em 39 opiniões

Pontualidade

Atenção

Instalações

Você foi atendido/a por Prof. Dr. Tiago Prata?

Opinar

O melhor: "O doutor Tiago é, de longe, o melhor profissional, não apenas no âmbito da oftalmologia, mas de tds as especialidades das inúmeras áreas da medicina que já precisei. Alem da absurda sabedoria e competência, ele é super atencioso, educado, gentil... e transmite uma segurança incrível."

Poderia melhorar: "Absolutamente nada. Só posso, e, devo parabenizar e agradecer."

Motivo da visita: Suspeita glaucoma

Eliana M. marcou consulta com Prof. Dr. Tiago Prata em Rua Claudio Soares, 72, cjto 402. (Edificio Ahead - a rua é uma travessa da avenida Faria Lima)

O melhor: "Gostei bastante do modo como o doutor esclareceu minhas dúvidas e da gentileza no atendimento.Foi muito minucioso e agradável durante a consulta."

Poderia melhorar: "Mais disponibilidade na agenda."

Motivo da visita: Consulta

Paciente que marcou consulta com Prof. Dr. Tiago Prata em Rua Claudio Soares, 72, cjto 402. (Edificio Ahead - a rua é uma travessa da avenida Faria Lima)

O melhor: "Gostei da seriedade e do profissionalismo do Dr. Tiago. Ele me passou muita segurança com relação a doença e tratamento. Durante a consulta fez um histórico das medicações que utilizo para uma melhor análise do meu quadro clínico. Fiquei muito satisfeita e esclarecida sobre a doença."

Poderia melhorar: "Não tenho nada a acrescentar no momento."

Motivo da visita: Diagnóstico de Glaucoma

Elisabete . marcou consulta com Prof. Dr. Tiago Prata em Rua Claudio Soares, 72, cjto 402. (Edificio Ahead - a rua é uma travessa da avenida Faria Lima)

Marcou consulta na Doctoralia

Prof. Dr. Tiago Prata respondeu a esta opinião

Agradecemos muito pelos comentários. Ficamos a disposição para qualquer eventual dúvida relacionada à sua consulta. Atenciosamente, Dr Tiago Prata e Equipe.

O melhor: "Meu filho já passou com o doutor thi agora, na uniões
Muito bem atendido"

Carmen D. marcou consulta com Prof. Dr. Tiago Prata em Unifesp - Escola Paulista de Medicina

Prof. Dr. Tiago Prata respondeu a esta opinião

Agradeço pelos comentários. Fico à disposição. Atenciosamente, Tiago.

Ver as 39 opiniões sobre Prof. Dr. Tiago Prata

Experiência

Formação

  • Residência Médica em OftalmologiaEscola Paulista de Medicina - UNIFESP/EPM2005
  • Especialização Clinico-Cirúrgica em GlaucomaUNIFESP/EPM2007
  • Pós-graduação em pesquisa clínica em GlaucomaNew York Eye and Ear Infirmary/ New York Medical College2008
  • Doutorado em Oftalmologia e Ciências VisuaisUNIFESP/EPM2011
  • Professor da Pós-Graduação do Departamento de OftalmologiaUNIFESP/EPM2012
  • Professor Afiliado | Departamento de OftalmologiaUNIFESP/EPM2013
  • Pós-DoutoradoEscola Paulista de Medicina - UNIFESP/EPM2016

Sobre mim

Número de Identificação Profissional: 109791

O DOUTOR TIAGO PRATA:

Professor do Departamento de Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, o Prof Dr Tiago Prata possui experiência clínico-cirúrgica em GLAUCOMA E CATARATA.

Oftalmologista pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, realizou sua especialização na área de Glaucoma na mesma instituição. Concluiu seu DOUTORADO e PÓS-DOUTORADO em Oftalmologia e Ciências Visuais também pela UNIFESP/EPM. Realizou sua pós-graduação em pesquisa clínica em Glaucoma em Nova York - Estados Unidos, no New York Eye and Ear Infirmary/ New York Medical College.

Atualmente é Professor Afiliado e Orientador da Pós-Graduação no Departamento de Oftalmologia da UNIFESP/EPM, onde é Chefe de Ambulatório do Setor de Glaucoma desde 2008.

Desde 2017 ocupa a posição de Associated Researcher (Pesquisador Associado) na Mayo Clinic, Florida, USA.

Ocupa o cargo de diretor da Sociedade Brasileira de Glaucoma desde 2015.

Atualmente é considerado entre os cinco especialistas em glaucoma com maior impacto científico do Brasil pelo site internacional EXPERTSCAPE: www.expertscape.com/ex/glaucoma/c/br.

É autor de mais de 80 artigos científicos e capítulos de livro, com mais de 10 premiações em congressos internacionais e nacionais nos últimos anos.

É membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, American Academy of Ophthalmology, Pan-American Association of Ophthalmology e Association for Research and Vision in Ophthalmology.


A CLINICA:

O Consultório Oftalmológico Prof. Dr. Tiago Prata foca principalmente no atendimento personalizado ao paciente com distúrbios da visão. 

O que isso significa? 

Além de trabalharmos com todos os avanços tecnológicos na área de oftalmologia clínica e cirúrgica, temos a qualidade de atendimento como nossa principal meta. Por isso, atendemos poucos pacientes por dia, de modo a oferecer um serviço totalmente individualizado de acordo com a condição de cada paciente. Nesse contexto, sempre orientamos nossos pacientes a separar pelo menos 1 hora para ficar conosco, já que as consultas são mais detalhadas e, portanto, levam mais tempo que outras consultas de rotina. 

A clínica fica em São Paulo, no moderno Edifício AHEAD, na região de Pinheiros (numa travessa da Avenida Faria Lima). Trata-se de uma região de fácil acesso (carro ou metrô), com estacionamento com manobrista disponível no prédio.

 

 

Experiência em

Idiomas

  • Português
  • Inglês

Webs

Serviços

  • Preço
    Preços aproximados para pacientes particulares (sem plano de saúde).
    Dados fornecidos em: janeiro 2016

Artigos escritos por Prof. Dr. Tiago Prata

Catarata

A Catarata é uma doença ocular caracterizada pela opacificação do cristalino, lente natural do olho responsável pela focalização da luz sobre a retina. Quando o cristalino se torna opaco, a luz não chega à retina de maneira adequada, o que prejudica a qualidade da visão. Com o passar do tempo, a catarata pode se agravar reduzindo muito a visão do paciente.
Embora ainda seja assunto para discussão, estudos científicos apontam os seguintes fatores de risco para o desenvolvimento de catarata: envelhecimento, diabetes, tabagismo, uso de medicamentos com corticóides, exposição aos raios UVB, entre outros. Vale frisar que o tratamento da catarata é exclusivamente cirúrgico.

Hipertensão Ocular

Porque a pressão ocular aumenta? Existe um líquido que circula na parte interna do olho. Esse liquido, chamado de humor aquoso, é produzido e drenado constantemente. Quando o escoamento desse liquido diminui, ocorre o aumento da pressão ocular. Nem todo paciente com hipertensão ocular irá desenvolver glaucoma. Mas em pacientes com maior risco, pode ocorrer lesão do nervo óptico e perda progressiva da visão periférica (quando a pressão elevada não é tratada adequadamente). Nos estágios mais avançados, a visão central também é atingida, podendo levar a cegueira irreversível.
No nosso serviço buscamos sempre individualizar o tratamento de forma a melhorar o prognóstico visual de cada paciente.

Veja os 3 artigos escritos por Prof. Dr. Tiago Prata

Respostas de Prof. Dr. Tiago Prata

79 Respostas

74 Especialistas de acordo

231 Pacientes agradecidos

Prof. Dr. Tiago Prata está respondendo perguntas que os usuários enviam à Doctoralia.
Descubra mais

As perguntas se enviam das páginas sobre doenças, exames médicos ou medicamentos.

Todos os especialistas da Doctoralia podem responder as perguntas que enviam os usuários.

Não é possível fazer uma pergunta a um médico em concreto.

Não. O fato da paciente ter desenvolvido maculopatia por uso de cloroquina não traz riscos adicionais à cirurgia de catarata em si.
Por outro lado, é importante que o potencial de melhora visual seja bem avaliado no pré-operatório, para que o prognóstico cirúrgico seja discutido com a paciente (ou seja, o quanto da baixa de visão da paciente é às custas da maculopatia e o quanto é em função da catarata).

Prof. Dr. Tiago Prata

Prof. Dr. Tiago Prata

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

São Paulo

Na sua pergunta, voce descreve uma situação de assimetria do tamanho da escavação entre os olhos.
Quando falamos em tamanho de escavação papilar, estamos nos referindo à porção anterior do nervo óptico, e não à retina. Logo, essa situação/descrição NÃO pode ser interpretada como uma lesão de retina.
Em casos com escavações grandes ou assimétricas, é importante afastar a presença de GLAUCOMA. Isso é feito através da realização de outros exames clínicos (exemplo: medida da pressão dos olhos) e exames complementares (exemplo: avaliação do campo visual). Características como idade, raça e histórico familiar também são importantes nessa avaliação.

Prof. Dr. Tiago Prata

Prof. Dr. Tiago Prata

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

São Paulo

Respondendo de forma bem direta, quando consideramos a idade e os valores de pressão ocular e paquimetria da sua filha, com certeza o achado das escavações grandes e assimétricas pode ser fisiológico. O importante nesse caso é saber sobre as demais características do nervo óptico. Além do tamanho da escavação, existem diversas características do nervo óptico que podem aumentar (ou diminuir) a chance de que um determinado olho apresente ou não glaucoma. Por fim, talvez o mais importante nesse momento seja uma boa documentação fotográfica do nervo óptico da sua filha. Assim, será possível fazer a comparação com exames futuros e observar se existe ou não mudança ao longo do tempo.

Prof. Dr. Tiago Prata

Prof. Dr. Tiago Prata

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Oftalmologista

São Paulo

Ver as 79 perguntas respondidas por Prof. Dr. Tiago Prata

Fotos

{0}{1}