Artigos escritos por Dr. Robson Prudêncio Silva Lima - Neurocirurgião São José dos Campos

Termografia

A Termografia por Infravermelho consiste em um exame médico funcional sem radiação, indolor, em que não se utiliza contrastes e que pode ser realizado em gestantes e idosos com ênfase na detecção e documentação de dores crônicas e abrange o estudo dos fenômenos térmicos biológicos normais e que se altera em disfunções como inflamação, isquemia, neuropatias e tumores. Sensores térmicos hipersensíveis das câmeras , desenvolvidos após Guerra do Golfo, no início da década de 1990, permitem estudos dinâmicos, em tempo real, da distribuição térmica da superfície com imagens de alta resolução.

Microcirurgia Da Hernia Discal Lombar

Para parcela considerável dos pacientes, o tratamento clínico ou conservador é resolutivo e consiste no uso de medicações, sessões de fisioterapia, e o tratamento cirúrgico pode ser necessário quando a dor é incapacitante e refratária às medidas clínicas, mas também deve ser considerada nos casos de déficits sensitivos e motores (alteração da sensibilidade e da força) e quando ocorre alterações da função urinária e intestinal. Como recomendações para prevenir a formação das Hérnias discais, estão a manutenção de postura adequada. Continua no site.

Cordotomia / Mielotomia Por Radio Frequencia

Radiculotomia ou Rizotomia percutânea por radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo, para tratamento de dores crônicas relacionadas à coluna vertebral, um método seguro que pode ser usado para controle de dores como cervicalgia, dorsalgia e lombalgia que causam limitação das Atividades da Vida Diária (AVDs) por pelo menos seis semanas, quando há falha no tratamento conservador (persistência da dor mesmo com o uso de medicações, sessões de Fisioterapia e acupuntura) e para pacientes com espasticidade focal, intensa e com sintomas. Continua no site.

Tratamento Cirurgico Da Hernia Discal Dorsal

Para parcela considerável dos pacientes, o tratamento clínico ou conservador é resolutivo e consiste no uso de medicações, sessões de fisioterapia, e o tratamento cirúrgico pode ser necessário quando a dor é incapacitante e refratária às medidas clínicas, mas também deve ser considerada nos casos de déficits sensitivos e motores (alteração da sensibilidade e da força) e quando ocorre alterações da função urinária e intestinal. Continua no site.

Tratamento Cirurgico De Hernia Discal Cervical

Para parcela considerável dos pacientes, o tratamento clínico ou conservador é resolutivo e consiste no uso de medicações, sessões de fisioterapia, e o tratamento cirúrgico pode ser necessário quando a dor é incapacitante e refratária às medidas clínicas, mas também deve ser considerada nos casos de déficits sensitivos e motores (alteração da sensibilidade e da força) e quando ocorre alterações da função urinária e intestinal. Continua no site.

Tratamento Microcirurgico Do Canal Vertebral Estreito

Quando a alteração anatômica é crítica ou o paciente é refratário às medidas clínicas, a correção cirúrgica torna-se necessária com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente, diminuir a dor e impedir a instalação e a progressão de déficits neurológicos. Essa neurocirurgia consiste na descompressão do canal com a ampliação do seu diâmetro (laminectomia), descompressão das raízes neurais através da retirada dos ligamentos hipertrofiados (foraminotomias), retirada das herniações discais (microdiscectomias). Continua no site.

Lombalgia (dor lombar)

A Síndrome ou Disfunção Miofascial é uma alteração relacionada à musculatura, ligamentos, tendões e às fáscias (membranas que envolvem os músculos), caracterizada pela formação de pontos-gatilhos (Trigger points), focos de hiperirritabilidade que, à palpação, apresentam-se como nódulos que produzem aumento da tensão, encurtamento muscular e podem causar alterações localizadas e irradiadas da sensibilidade (dor ou parestesias que são formigamentos, choques e dormência) e alterações motoras (diminuição da força). continua no site.

Dor

Dor é uma sensação desagradável que indica uma lesão real ou uma possibilidade de lesão do corpo. A dor se inicia em receptores especiais distribuídos pelo organismo que transmitem as mensagens sob a forma de impulsos elétricos ao longo dos nervos, até a medula espinhal e, em seguida, ao cérebro que processa o sinal e o interpreta como dor. A coluna vertebral é constituída pela sobreposição de uma série de ossos isolados denominados vértebras, superiormente, articula-se com o osso occipital (crânio).

Estenose Espinal

A estenose do canal lombar é o estreitamento do espaço anatômico do canal espinhal por onde passa a medula e raízes neurais, pode ser primária quando é causada pelo estreitamento congênito, desde a formação embriológica da coluna vertebral, em que os pedículos se tornam mais curtos, ou secundária em que na maioria das vezes se relaciona a desgaste progressivo ( degeneração crônica), o que resulta em instabilidade e compressão das raízes neurais, mas também pode ser devido a reumatismos, osteomielite (infecção), traumatismos ou tumores.

Hérnia de disco

A coluna vertebral é formada pela parte óssea chamada vértebras, pelo canal onde passa a medula e as raízes neurais e por discos que são estruturas cilíndricas compostas de um ânulo fibroso-parte externa mais resistente e do núcleo pulposo (parte interna) porção mais gelatinosa ou fibroelástica e por ligamentos e músculos que colaboram na sustentação e equilíbrio biomecânico. Os discos têm como função amortecimento de impactos e evitar que uma vértebra sofra impacto direto contra outra vértebra. Continue Leitura no site.

Voltar para Dr. Robson Prudêncio Silva Lima

Artigos escritos por Dr. Robson Prudêncio Silva Lima - Neurocirurgião São José dos Campos