Artigos escritos por Rodrigo Puppi - Psicólogo Curitiba

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)

O TDAH é um transtorno que descreve comportamentos de impulsividade e desatenção. Embora seja um transtorno onde se procura em primeiro lugar a medicalização como forma de tratamento, a psicoterapia tem se confirmado como a melhor alternativa a longo prazo, pois não se abordam apenas os sintomas do TDAH, mas as causas. O paciente aprende ao longo do tempo a desenvolver estratégias eficientes para lidar com situações onde frequentemente agiria com impulsividade ou a desatenção se manifestaria. Em terapia comportamental se abordam várias atividades práticas de exercício e um trabalho sobre pensamentos e emoções que estão relacionadas a esse transtorno.

Dificuldades no relacionamento

Um dos desafios sempre presentes ao conviver com outras pessoas: frequentemente surgem dificuldades em se relacionar com o outro, seja um cônjuge, um colega de trabalho, um amigo ou familiar. A psicoterapia comportamental pode auxiliar a descobrir como se dão as suas relações em diversos níveis, observando como o paciente se coloca diante do outro, como se sente, como pensa, como o outro reage, quais são os limites de cada um dentro de uma relação. O paciente passa a se conhecer melhor e pode agir com maior assertividade, se adequando com maior flexibilidade às necessidades de cada relação que vive, sempre respeitando seus valores, necessidades e individualidade.

Estresse

O estresse é o nome dado aos sintomas e efeitos sobre o nosso organismo quando temos que encarar situações que exigem muito de nossa capacidade de adaptação. Identificar os elementos que produzem o estresse na vida de cada um é o ponto de partida para aprender a gerencia-los ou até mesmo elimina-los, quando possível. Existem muitas técnicas específicas para reduzir os sintomas de estresse e são trabalhadas em conjunto a estratégias para aprender a lidar de forma mais adequada os estressores do dia a dia, desenvolvendo um conjunto de habilidades que permite ao paciente sofrer menos em situações em que é exigido ao seu máximo, em qualquer situação que esteja vivenciando.

Depressão

Depressão é um dos transtornos mais frequentes em nossa sociedade, sendo que a maior parte das pessoas tem dificuldades em saber o momento de procurar ajuda profissional. Suas causas são complexas e variam de pessoa para pessoa, não existindo dois casos de depressão iguais. Em psicoterapia comportamental, busco adequar as melhores técnicas, os recursos mais atualizados e eficientes disponíveis ao perfil de cada paciente, sempre direcionado por uma visão humana e acolhedora. É um processo que envolve a descoberta e intervenção sobre a depressão, assim como crescimento em direção a um estilo de vida mais gratificante e saudável para o paciente a longo prazo.

Voltar para Rodrigo Puppi

Artigos escritos por Rodrigo Puppi - Psicólogo Curitiba