Artigos escritos por Raquel Reis Magalhães - Ginecologista São Paulo

Terapia de reposição hormonal na menopausa

A chegada da menopausa ainda amedronta muitas mulheres. Devido à queda nos níveis dos hormônios femininos sintomas como calorões, redução da libido, insônia e cansaço podem aparecer.
A Terapia Hormonal, quando devidamente indicada, melhora a qualidade de vida dessas mulheres, promovendo saúde e bem estar.
Não há mais razões para sofrer com a menopausa, procure seu médico ginecologista.

Inserção do DIU hormonal

O Diu Mirena é um dispositivo plástico medicado com progesterona (Levonorgestrel). Depois de inserido dentro da cavidade uterina promove afinamento do endométrio - camada interna do útero.

Alem de anticoncepcional, o Mirena pode ser utilizado também para o tratamento da Endometriose e do Sangramento Uterino Anormal.

A inserção do Diu Mirena pode ser realizada no consultório médico, em centro cirúrgico com sedação ou logo após o parto (seja normal ou cesariana).

A duração do Diu Mirena é de 5 anos e na maioria das usuárias promove amenorreia (ausência de sangramento uterino).

Exame de Papanicolaou

A coleta de células do canal do colo uterino avalia sinais da infecção do vírus do HPV.
A detecção precoce permite diagnosticar e tratar lesões iniciais, que poderiam transformar-se em CÂNCER de COLO UTERINO.
Como a realização da coleta é por exame ginecológico, podem ser feitos diagnósticos de outras doenças do tratado genital feminino. Podemos avaliar corrimentos vaginais, úlceras ou verrugas genitais, mas esse não é o objetivo central do exame.
Segundo a SOGESP, a partir dos toda mulher com vida sexual ativa deve ser submetida ao exame anualmente. Após três resultados consecutivos negativos, o médico deve individualizar a indicação.

Mioma

Miomas são tumores benignos semelhantes ao músculo uterino que muito raramente tornam-se câncer.
Os sintomas mais comuns são sangramento menstrual aumentado, infertilidade e dor pélvica crônica.
O tratamento com cirurgia está indicado dependendo dos sintomas e do tamanho dos miomas.
A depender do local onde estão inseridos no útero, podem ser retirados por histeroscopia ou laparoscopia.
No caso de miomas pequenos e assintomáticos, não há necessidade de retirá-los.
Eles podem ser acompanhados com exames de imagem (Ultrassonografia ou Ressonância Magnética).

Videolaparoscopia de endometriose

A Endometriose tem comportamento diferente em cada mulher acometida, portanto o tratamento deve ser sempre INDIVIDUALIZADO. É necessário que a mulher com Endometriose seja acompanhada e tratada por um médico especialista.

O tratamento pode ser com medicamentos ou com cirurgia, a depender do quadro. A Cirurgia de escolha é a Laparoscopia - que consiste em vídeo cirurgia. Essa técnica dispensa grandes incisões no abdome e longos períodos de recuperação pós operatória.

Em algumas situações a cirurgia é obrigatória. Dependendo dos órgãos acometidos, do desejo de engravidar ou dos sintomas dolorosos, há indicação de Vídeolaparoscopia.

Sangramento uterino

O sangramento menstrual corresponde à descamação da camada interna do útero - endométrio - após um ciclo sem gestação. Mas como saber se seu ciclo é normal?

Cada menstruação deve durar no máximo 7 dias e deve vir a cada 28 - 35 dias. A perda total de sangue é em média 50ml, o que corresponde a 5 absorventes por dia.

Você deve procurar auxílio médico se:
🔺A menstruação demorar mais de 40 dias ou menos de 20 dias para vir;
🔺Forem necessários mais de 7 absorventes por dia;
🔺Ocorrer anemia devido à menstruação;
🔺Houver sangramento com coágulos ou extravasamento de sangue pelo absorvente.

Existem inúmeras maneiras de controlar um Sangramento Uterino Anormal. Sangrar muito ou pouco

DIU Mirena

O Diu Mirena é um dispositivo plástico medicado com progesterona (Levonorgestrel). Depois de inserido dentro da cavidade uterina promove afinamento do endométrio - camada interna do útero.⠀
Alem de anticoncepcional, o Mirena pode ser utilizado também para o tratamento da Endometriose e do Sangramento Uterino Anormal.⠀
A inserção do Diu Mirena pode ser realizada no consultório médico, em centro cirúrgico com sedação ou logo após o parto (seja normal ou cesariana).
A duração do Diu Mirena é de 5 anos e na maioria das usuárias promove amenorreia (ausência de sangramento uterino).

Exame ginecológico

E Exame Ginecológico faz parte da consulta médica e deve ser realizado ao menos uma vez por ano em mulheres saudáveis.
Devido à minha formação sólida e acadêmica, considero o exame físico assim como o exame ginecológico partes substanciais do atendimento médico.

Menopausa

A menopausa é uma fase de transformação na vida das mulheres e deve ser acompanhada com cuidado.
Devemos promover saúde e bem estar e indicar reposição hormonal quando houver necessidade.
Não há razões para sofrer com a transição para a menopausa, existem diversos tratamento eficazes que melhoram a qualidade de vida.

Cistos Ovarianos

Cistos de Ovário são muito comuns e nem sempre devem causar preocupação.
Em grande parte das vezes podemos apenas acompanhá-los com exames de imagem e a cura é espontânea. Quando indicado tratamento cirúrgico, a cirurgia por vídeo (minimamente invasiva) é a melhor maneira de tratá-los.

Voltar para Raquel Reis Magalhães

Artigos escritos por Raquel Reis Magalhães - Ginecologista São Paulo