Artigos escritos por Dra. Paula Teixeira - São Caetano do Sul

Obesidade

Segundo estudo publicado em um estudo em que participou a grande maioria dos países do mundo publicado na The Lancet (uma das principais revistas de saúde do mundo) o número de países que conseguiu diminuir o número da obesidade nos últimos 33 anos foi ZERO.
Outro estudo do Kings College of London observou mais de 1000 pessoas por 10 anos que estavam fazendo a abordagem tradicional para emagrecer: dieta+exercícios. A chance de uma pessoa obesa emagrecer e permanecer magra, segundo esse estudo, com a abordagem tradicional foi menor que 1%.
As dietas tradicionais não contemplam questões biológicas, mas mais ainda comportamentais ligadas ao comer. Esse é o objetivo do Mindful Eating.

Mindfulness

Mindfulness ou Atenção Plena é uma maneira de conseguirmos gerenciar os desafios modernos da vida cotidiana. Cada vez mais presente no meio acadêmico, revistas e mídias, aprender Mindfulness pode ser usado como adjuvante dos mais diversos tipos de patologias como Depressão, Ansiedade, Obesidade, Diabetes, Burnout.

Compulsão alimentar

Compulsão Alimentar é um transtorno alimentar e uma doença. Assim como escutamos durante muito tempo que a depressão é apenas "falta do que fazer", temos essa mesma visão em relação a pessoas que não conseguem deixar de comer mesmo que queiram fazer isso.
Compulsão alimentar não é uma questão de "força de vontade", "vergonha da cara", "força, fé e foco".
É uma doença que como qualquer outra precisa de suporte, medicamentos e ajuda de profissionais de saúde realmente especialistas no assunto.
O Protocolo de Mindfulness (MBEAT) qual trabalha a Dra. Paula Teixeira, criado pela Professora Jean Kristeller, é validado cientificamente para o tratamento da Compulsão.

Voltar para Dra. Paula Teixeira

Artigos escritos por Dra. Paula Teixeira - São Caetano do Sul