Artigos escritos por Dr. Giovanni Marcos Travi - Oftalmologista Porto Alegre

Ambliopia

Ocorre em cerca de 3-4 de cada 100 crianças. Quando uma criança nasce com olhos normais, ela tem o potencial de boa visão em ambos os olhos, mas deve aprender a ver com cada um deles. Se por alguma razão, a criança preferir usar mais um olho do que o outro, o olho preferido aprende a enxergar bem mas o outro sofre de “falta de uso”. Este é chamado de olho preguiçoso (ambliopia).
Uma das principais causas é o estrabismo, mas pode ocorrer em crianças com olhos alinhados (por alta hipermetropia em 1 dos olhos, por ex.). Como não ocasiona sintomas, recomenda-se exames periódicos durante a infância, para permitir sua detecção. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso no tratamento.

Erros De Refração

Os erros de refração são miopia, astigmatismo e hipermetropia. Eles podem ocorrer por alteração no diâmetro ocular (tamanho do olho), na curvatura corneana ou alterações do cristalino. Nestas situações a imagem não é projetada sobre a retina. Na miopia, a imagem se forma antes da retina; na hipermetropia após a retina; e no astigmatismo em dois pontos (sendo 1 deles posterior ou anterior a retina).
Normalmente, o uso de óculos ou lentes de contato permite que a imagem seja novamente focada sobre a retina, provendo novamente nitidez. Outras técnicas para correção do erros de refração são cirurgia refrativa e implante de lentes intra-oculares.

Teste do Olhinho

A criança logo ao nascer deve realizar o Teste do Olhinho (teste do Reflexo Vermelho). Este teste detecta alterações oculares como catarata e glaucoma congênitos e até mesmo doenças graves (retinoblastoma). Como o desenvolvimento visual ocorre nos primeiros anos de vida, qualquer fator que interfira neste momento crítico, determinará déficits visuais irreversíveis, se não forem diagnosticados e tratados precocemente. O Dr. Giovanni é um dos pioneiros na implantação da lei da obrigatoriedade do teste do Olhinho; ele também ministrou cursos ensinando colegas médicos a técnica de realização deste teste.

Voltar para Dr. Giovanni Marcos Travi

Artigos escritos por Dr. Giovanni Marcos Travi - Oftalmologista Porto Alegre