Dr. Thiago Vaitsman Bastos

Dr. Thiago Vaitsman Bastos

Psicanalista, Psicólogo

Competência em: Psicanalise Contemporânea, Psicanálise com Adultos, Sexualidade, Psicanálise com Adolescentes, Psicoterapia, Psicanálise, Psicoterapia Individual... ver mais

Número de Identificação Profissional: 13655

Marcação de consultas

Endereço do consultório

SEPS Q 714/914, bloco A. Ed.Porto Alegre 70390-145 Asa Sul Brasília

Que dia e hora estão bem para você?

Consultório

1

Opiniões para Dr. Thiago Vaitsman Bastos

5

Baseado em 3 opiniões

Pontualidade

Atenção

Instalações

Você foi atendido/a por Dr. Thiago Vaitsman Bastos?

Opinar

O melhor: "Excelente!"

Paciente que marcou consulta com Dr. Thiago Vaitsman Bastos em SEPS Q 714/914, bloco A. Ed.Porto Alegre

O melhor: "Atencioso."

Motivo da visita: Psicanálise

Paciente que marcou consulta com Dr. Thiago Vaitsman Bastos em SEPS Q 714/914, bloco A. Ed.Porto Alegre

Dr. Thiago Vaitsman Bastos respondeu a esta opinião

Grato pelo comentário e avaliação.

O melhor: "O respeito ao horário agendado e o acolhimento e a atenção nas consultas."

Poderia melhorar: "A sala de espera é um pouco apertada."

Paciente que marcou consulta com Dr. Thiago Vaitsman Bastos em SEPS Q 714/914, bloco A. Ed.Porto Alegre

Dr. Thiago Vaitsman Bastos respondeu a esta opinião

Realmente a sala de espera ficou um pouco menor do que imaginamos no projeto de rema da sala. Felizmente nada que atrapalhe de fato o nosso trabalho dentro do consultório. Grato pela opinião.

Experiência

Formação

  • Psicólogo ClínicoUniversidade Federal do Rio de Janeiro1998
  • Psicanalista, membro associadoSociedade de Psicanálise Iracy Doyle1998
  • Psicanalista, membro da SIMInternational Federation of Psychoanalitical Societies 2010
  • Psicanalista, diretorInstituto de Psicologia e Psicanálise de Brasília2015

Sobre mim

Membro de:

Doctoralia Solidaria Men Brasil

Número de Identificação Profissional: 13655

Bom dia.  Possuo bacharelado, licenciatura e formação clínica em psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e formação em psicanálise pela Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle.  Atuo na área clínica desde 1998, atendendo adultos e adolescentes e casais com os mais diversos tipos de dificuldades emocionais e doenças psíquicas.

Atualmente minha atividade profissional está centrada em Brasília,  onde, além de atuar na clínica, coordeno atividades de ensino, transmissão e formação em psicanálise no Instituto de Psicologia e Psicanálise de Brasília.

A psicanálise é uma ferramenta poderosa na construção de novas possibilidades para os rumos de nossas vidas.  Através do acolhimento, da escuta minuciosa e da interpretação, construímos junto ao paciente a compreensão de seus processos psíquicos e emocionais, promovendo um ganho substancial em qualidade de vida e capacidade de realização.

Já nos disse Guimarães Rosa em Grande Sertão:Veredas "Contar é muito dificultoso.  Não pelos anos que já se passaram.  mas pela astúcia que tem certas coisas passadas de fazer balancê, de se remexerem dos lugares [...] A lembrança da vida da gente se guarda em trechos diversos, cada um com seu signo e sentimento [...] Contar seguido, alinhavado, só mesmo as coisas de rasa importância..."



Experiência em

Idiomas

  • Português
  • Inglês
  • Espanhol

Webs

Serviços

  • Preço
    Preços aproximados para pacientes particulares (sem plano de saúde).

Artigos escritos por Dr. Thiago Vaitsman Bastos

Terapia sexual

As dificuldades relacionadas a sexualidade humana são diversas e complexas, sendo que a maior parte delas tem causas psicológicas e emocionais. Em um processo terapêutico voltado especificamente para as questões sexuais, terapeuta e paciente conversam sobre as fantasias e os bloqueios que prejudicam a função sexual, buscando resolvê-los. Dois dos principais fatores para insatisfação e dificuldades sexuais são a falta de conhecimento sobre o próprio corpo, encarado como um tabu, e a dificuldade de relações mais íntimas e cúmplices com o parceiro.
Ao longo da terapia pode-se notar que os antigos bloqueios, ansiedades e medos vão se suavizando e a vida sexual vai melhorando.

Orientação aos pais

O crescimento e a educação de nossos filhos são fontes comum de dúvidas, conflitos e angústias, ainda mais quando as mudanças e novidades trazidas pelo meio social destoam daquelas que vivenciamos quando nós éramos crianças. No trabalho de orientação aos pais busca-se entender as origens das dificuldades intergeracionais e criar estratégias de interação que contribuam para criar um ambiente de interação mais colaborativo, produtivo e harmonioso.

Inicialmente são conduzidas de duas a quatro entrevistas avaliativas com os pais, onde é traçado um perfil familiar, para então começar a busca por estratégias e intervenções que reorientem a condução da interação familiar.

Veja os 6 artigos escritos por Dr. Thiago Vaitsman Bastos

Respostas de Dr. Thiago Vaitsman Bastos

6 Respostas

13 Especialistas de acordo

9 Pacientes agradecidos

Dr. Thiago Vaitsman Bastos está respondendo perguntas que os usuários enviam à Doctoralia.
Descubra mais

As perguntas se enviam das páginas sobre doenças, exames médicos ou medicamentos.

Todos os especialistas da Doctoralia podem responder as perguntas que enviam os usuários.

Não é possível fazer uma pergunta a um médico em concreto.

Bem mais que um tipo de psicoterapia A, B ou C, me parece de extrema importância que você encontre um terapeuta que te passe segurança o suficiente para um trabalho que não será curto. Pelo seu breve relato, esse trabalho terapêutico deverá também ser acompanhado por um médico psiquiatra que atuará para estabilizar suas oscilações de humor.
É preciso formar uma parceria sólida com os profissionais que te acompanharão ao longo deste processo, pois em muitos momentos e pelas mais diversas justificativas, o trabalho te parecerá lento e difícil, quiçá mesmo ineficaz. É preciso insistir e ultrapassar os momentos que te forem adversos. Não há razões para continuar adiando o início de um tratamento.
Coragem.

Dr. Thiago Vaitsman Bastos

Dr. Thiago Vaitsman Bastos

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

Brasília

Apesar de muitos desejarem a chegada da aposentadoria, imaginando outras formas de aproveitar o tempo que era dedicado ao trabalho, é comum que quando este momento chegue, elas se vejam sem muitas opções para redirecionar a força vital que ainda têm. No caso específico das aposentadorias precoces, principalmente quando esta se dá de forma compulsória e sem o tempo e o preparo adequados, é comum que ela produza efeitos deletérios na organização psíquica da pessoa, podendo em muitos casos servir como um dos fatores desencadeantes de um estado deprimido. Se não há histórico grave de depressão ou de qualquer outra afecção psíquica anterior, recomendaria um trabalho de cunho terapêutico que te permita compreender, reorganizar e ressignificar como foram e como ainda serão teus estágios de vida.
Caso perceba uma gravidade maior já instalada, é recomendável um acompanhamento médico psiquiátrico competente associado à psicoterapia.

Dr. Thiago Vaitsman Bastos

Dr. Thiago Vaitsman Bastos

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

Brasília

Para além da terapia de casal, pode ser bastante apropriado que ele busque uma terapia individual. É necessário que ele tenha essa demanda, ou seja, que ele também esteja incomodado com a falta de desejo e veja relevância em compreender o que passa com ele.

Dr. Thiago Vaitsman Bastos

Dr. Thiago Vaitsman Bastos

Profissional Premium: Tem um perfil mais completo.

Psicanalista, Psicólogo

Brasília

Ver as 6 perguntas respondidas por Dr. Thiago Vaitsman Bastos

Fotos

{0}{1}