a ansiedade é uma sintomatologia voluntaria ou involuntaria da pessoa?

13 respostas
a ansiedade é uma sintomatologia voluntaria ou involuntaria da pessoa?
Olá!
A ansiedade é uma reação acentuada, exagerada e desproporcional em decorrência de algo que o incomoda.
Assim, manifestações orgânicas como aumento do ritmo da respiração e dos batimentos cardíacos, tremores, dores abdominais, dificuldade de digestão, insônia, dentre outros, ocorrem com frequência.
Portanto, a ansiedade é de natureza involuntária.
Espero ter esclarecido. Abraço.

Olá, a ansiedade é uma reação involuntária que pode se apresentar com os seguintes sintomas: inquietação ou sensação de estar com os nervos à flor da pele, sudorese, cansaço, tensão muscular, irritabilidade, perturbação do sono, dificuldade em concentrar-se. As causas podem ser traumas intensos, conflitos de relacionamentos (familiares, profissionais ou afetivos), acompanhada de outras doenças como depressão, entre outros. Por esta razão o ideal é procurar um psiquiatra para avaliação e um psicólogo. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição para ajudar. Cuide-se!
A ansiedade é uma reação involuntária que além de sintomas físicos, nos casos de transtornos, fazem com que pensamentos recorrentes sejam difíceis de controlar.
Porém, hoje existem várias técnicas cognitivas e comportamentais bem sucedidas usadas em psicoterapia que ensinam os pacientes a controlarem estes pensamentos e os sintomas que a acompanham. Mas vale lembrar que no início a medicação talvez seja necessária e com a ajuda da psicoterapia a redução ocorra gradualmente.
Ansiedade não é voluntária, existem exercícios utilizados na Terapia Cognitiva que induzem a um estado de sintomas de ansiedade para que a pessoa consiga trabalhar quando estiver tendo as crises, porém ela é involuntária.
Ansiedade é uma reação que pode ser bastante útil em algumas situações, portanto é um sentimento natural, a ansiedade de forma exagerada que gera problemas para o indivíduo no dia a dia. Neste caso a terapia e, em alguns casos o acompanhamento psiquiátrico, é recomendada.
A ansiedade é uma reação involuntária, e que todas as pessoas tem, em diferentes níveis em diferentes situações. Ela tem a sua importância para a nossa vida, sendo algo natural ao ser humano. Porém, quando essas sintomas começam a ter uma frequência e intensidade muito alta, prejudicando os hábitos e a qualidade de vida, é o momento em que precisamos ter atenção e ter o cuidado necessário para entender o que vem causando essa alteração. Os sintomas podem afetar a saúde física do sujeito e trazer outros transtornos como ataques de panico ou a depressão nesses casos. Por isso é sempre importante ter esse cuidado com a saúde mental. Tudo que perceber que está em excesso, é sempre aconselhável um olhar mais atento.
A ansiedade é uma reação involuntária que causam sintomas físicos também involuntários, como tremores, palpitação no coração, entre muitos outros.
Se esses episódios são recorrentes, o melhor seria procurar um psicólogo para tratamento.
Olá!

A ansiedade é uma reação que todos temos quando estamos diante de uma situação em que nos sentimos ameaçados de alguma maneira. Até determinado ponto, portanto, é uma reação normal e faz parte do que todos vivemos.

Porém, em alguns casos a ansiedade toma um proporção capaz de impactar intensamente a vida de que a sente. A tentativa de controlá-la muitas vezes pode intensificá-la, pois a pessoa fica ainda mais atenta a tudo o que lhe faz sentir ameaçada.

Embora em ambos os casos ela possa ser considerada involuntária, isso não significa que ela não tenha relação com quem a sente ou que nada possa ser feito a respeito.

É justamente falando sobre você que vai poder encontrar como o que sente se relaciona com aspectos seus que talvez ainda não tenha se dado conta, mas que afetam diretamente o que tem vivido.
A ansiedade é um padrão de resposta mental e fisiológica associada à emoção básica de medo. O medo é involuntário, nós sentimos medo de coisas que são ameaçadoras ou eferecem risco.
A medida que uma situação é avaliada como potencialmente perigosa há uma resposta de medo e ansiedade. É algo involuntário, mas é possível de controlar, quando desproporcional.

Lembrando que medo e ansiedade são aspectos de proteção e também podem ser positivos.
A ansiedade é uma reação involuntária, pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade sentem uma preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, além de alguns sintomas físicos, existem diversas técnicas de controle utilizando terapia cognitiva comportamental e além disso é possível descobrir a causa desta ansiedade através da hipnose e ressignificando esse evento primário é possível reprogramar o modo de enfrentamento, ou seja a pessoa passa a reagir de uma maneira mais tranquila aos gatilhos que lhe geravam ansiedade.
A ansiedade é o conjunto de pensamentos e sensações fisiológicas causados pela antecipação de eventos negativos que podem ou não acontecer. Considerando que eventos negativos realmente podem de fato acontecer, quando equilibrada e coerente à probabilidade desses acontecimentos, a ansiedade pode ter a sua funcionalidade ou vantagem: ela faz com que as pessoas se tornem mais atentas e precavidas diante de qualquer possível risco. Porém, quando se sente ansiedade demais, de uma forma desproporcional, esta passa a ser nociva, causando tanto um excesso de pensamentos negativos como alterações fisiológicas (sudorese, coração acelerado, respiração ofegante, tensão muscular etc). Estes dois níveis de ansiedade são involuntários, porém ainda assim seus efeitos são passíveis de serem amenizados a partir do momento em que também são compostos de pensamentos, que podem ser reajustados com a ajuda de psicoterapia. Uma estratégia interessante e eficiente para o tratamento da ansiedade é a união das abordagens de terapia cognitiva (TCC e Terapia do Esquema) com EMDR, que trata diretamente a neurologia das memórias negativas que são ativadas no presente, causando ansiedade. Dependendo do nível de ansiedade, a medicação com um bom psiquiatra também é recomendada.
Involuntária, determinadas situações quando intoleráveis nos trazem sintomas de ansiedade a terapia no caso ajuda a lidar com eles e a compreender o pq da ansiedade. A psiquiatria ira com a medicaçao diminuir os sintomas físicos.
Att
Eduardo
A ansiedade e uma sintomatologia involuntária que trás problemáticas tanto de forma somática (refluxos , tremores e taquicardia) como de forma psicológica ( preocupações e medos extremos). Sendo ela de origem psicológica cabendo assim a uma psicoterapia muitas vezes integrada a o uso de apoio de medicamentos psiquiátricos para melhor lhe ajudar.
É involuntária. A ansiedade é um estado psíquico útil para nos alertar do perigo e nos ajudar a enfrentá-lo. Normalmente aparece como reação à situações que causem medo, expectativa ou dúvida. É natural sentir ansiedade quando se busca um objetivo importante, mas ela vira um incômodo quando passa a atrapalhar as tarefas rotineiras do indivíduo, deixando de ser saudável e virando uma preocupação e um problema patológico, como muito tem se visto na rotina do mundo moderno. A ansiedade é "um excesso de futuro", que vem quando o ser humano para de prestar atenção na realidade presente e se volta para o resultado de uma ação futura. Quer dizer, a energia que deveria ser utilizada para satisfazer necessidades e desejos presentes, passa a ser consumida por preocupações futuras.
A ansiedade possui entre seus sintomas: tensão, dificuldade para relaxar ou dormir, irritabilidade e perda de concentração. Sendo assim, caso você tenha identificado esse quadro de sintomas no seu dia a dia, procure ajuda!