A ansiedade pode ''distorcer'' os pensamentos? Por exemplo, fazer voce duvidar de relacionamentos ou

13 respostas
A ansiedade pode ''distorcer'' os pensamentos? Por exemplo, fazer voce duvidar de relacionamentos ou ate mesmo crenças (religiosas ou nao) que voce tem certa convicção, mas mesmo assim sofre com um tanto de porques diante desses assuntos.
Me parece uma insegurança muito grande, a qual é decorrente de vínculos que não transmitiram isso previamente. O desamparo, a incerteza e temáticas do tipo parecem assombrar você.
Consulte um bom psicólogo e fale mais sobre isso.

Pessoas com transtorno de ansiedade são inseguras, tem uma visão negativa de si mesmas e do mundo.Veem situações de vida como ameaçadoras dialogando consigo mesmas de forma negativa aumentando e tornando perpétuo o caráter ansioso.Sugerimos procurar um psicologo para o tratamento adequado.
Afirmativo! Existem os fatos e a interpretação que fazemos desses fatos. Nesse sentido, os fatos são sempre "distorcidos" porque estão sujeitos às interpretações que são únicas, pessoais. Contudo, quando nos apercebemos ansiosos, tendemos a amplificar nossas percepções. A intensidade das emoções associadas às urgências da ansiedade, que nos coloca sempre no que está por vir, pode dificultar um entendimento mais claro da situação. Nesses momentos não devemos tirar quaisquer conclusões ou tomar decisões. É hora de tomar distância para poder refletir com mais cautela - "sair da ilha para poder ver a ilha", compreende? O mais importante é buscar identificar o fato - o que estamos querendo entender e quais emoções que estão ali presentes. Esse auto distanciamento, proporcionado pelo autocontrole, traz a necessidade de conexão com o presente. Não quero uma enxurrada de perguntas, quero identificar o que é realmente importante. O foco traz tranqulidade e maior capacidade de discernimento.
Parece o momento oportuno para poder repensar sua questões mesmo. Podemos tomar o lado positivo da situação porque se está ansiosa é porque as coisas não vão bem e às vezes não se sabe bem ao certo o que. Por isso é tão importante o tratamento com psicanalista ou psicólogo. Quem sabe este não é o modo com o qual sua mente e seu corpo estão dizendo que há coisas que precisam ser resolvidas?
Olá. A ansiedade pode auxiliar ou atrapalhar um pensamento
Quando a pessoa não consegue controlar a ansiedade, mas vive preocupada e com angústia e com pressentimento que algo de ruim está para acontecer, então é hora de buscar ajuda na psicoterapia
Os pensamentos podem se tornar um tormento e por isso trazer muitos problemas para a pessoa.
Olá!

Talvez a ordem das coisas seja o inverso aqui.

Em vez de a ansiedade promover essas dúvidas, são essas dúvidas que têm promovido a ansiedade.

Afinal, questionamentos sobre certezas inabaláveis que temos podem nos deixar confusos e inseguros por tirarem os apoios que construímos ao longo da vida.

Por isso, mais importante do que a ansiedade é você poder olhar com mais atenção aos questionamentos que estão aparecendo.

E fala disso com alguém que seja capaz de escutar você de verdade pode fazer toda a diferença não só para o que tem sentido, mas para tudo que está dizendo que tem vivido.

Você encontra essa escuta com as pessoas que trabalham na área psi.

Dar a si esta oportunidade é criar condições favoráveis para a sua melhora. =)

Até mais!
Sim, pode. O único sentimento que pode fazer com que tenhamos clareza das coisas é o sentimento de tranquilidade. Para consegui-lo pode ser necessário tanto a prática de relaxamento e meditação, quanto um processo de psicoterapia, para um melhor auto conhecimento . O questionamento de dogmas ou de qualquer coisa que julgamos estarmos certos pode trazer à tona a ansiedade.
Olá. Sim, certamente uma parte importante dos quadros de ansiedade é o comprometimento do pensamento. Pode haver dúvida persistente e irracional, pensamentos negativos e catastróficos. Os pensamentos exercem, portanto, papel muito relevante e podem ser trabalhados adequadamente na psicoterapia.
Em estados mais intensos de ansiedade podem ocorrer pensamentos que a pessoa normalmente entenderia que não fazem sentido. São idéias absurdas, também chamadas de obsessivas, já que além de não fazerem sentido, frequentemente são involuntárias, persistentes e repetitivas, trazendo significativo sofrimento. Nesses casos recomendo que a pessoa procure um psicólogo e inicie a sua psicoterapia. Em alguns casos um psiquiatra também poderá ser necessário, já que as idéias obsessivas são características de alguns quadros psiquiátricos, tais como Transtorno do Espectro Obsessivo-Compulsivo, Ansiedade Generalizada, Transtorno de Estresse Pós-traumatico, Depressão Grave, entre outros.
Olá! Bom, a ansiedade em si, vem através de crenças desadaptativas mais enraizadas suas, digo no decorrer de sua vida. Pois seres humanos estão em constante construção. O que pode acontecer é acontece com frequência nos transtornos de ansiedade. O ideal seria você procurar um psicólogo, preferencialmente da abordagem de terapia cognitiva comportamental. Pois caso seja necessário o próprio Psicologo o encaminhará a um psiquiatra ou neorologista para que você se mefique e faça terapia , procurando sempre a melhoria de sua saúde.
Espero ter ajudado
Se fosse possível aqui, logo perguntaria sobre a sua idade, qual o dia de seu aniversário e tipo de ocupação profissional que você tem. Isto porque existem fases da vida que promovem crises de crescimento carregadas de perguntas. E elas aparecem para todas as pessoas. A dúvida nos leva a reciclar a crença, a renovar nossos pontos de vista e quem sabe até alargar horizontes. Não tenha compromisso com o erro, se for o caso mude de opinião. Pergunte mesmo, os por quês são sempre bem vindos. O problema é que nesta sociedade do "fast food", a gente possa querer respostas rápidas e padronizadas. O sentimento de segurança é consequência da coragem de questionar para esclarecer. Com esta resposta aqui publicada, meu objetivo é te incentivar a perguntar sempre e se necessário buscar um atendimento em psicoterapia.
A ansiedade é o medo de que algo no futuro possa acontecer e você sente que não tem recursos suficientes para lidar com isso. Quando ela é exagerada, ocorrem as distorções cognitivas sim. Ou seja, os seus pensamentos passam a se distanciar da realidade porque a percepção dos fatos fica alterada.
No processo ansioso a pessoa pode dar vasões a pensamentos que teme que aconteçam e se posicionar como se o que teme já estivesse ocorrendo. Isso pode fazer cumprir o que chamamos de profecia autorrealizadora. Assim, a pessoa tem dificuldade de lidar com as incertezas e pode distorcer situações procurando "certezas" para saber agir. Além do mais, ela também pode por medo ter o pensamento disfuncional de catastrofizar, dentre outros.