A dislexia está para a linguagem escrita assim como a gagueira persistente do desenvolvimento está

21 respostas
A dislexia está para a linguagem escrita assim como a gagueira persistente do desenvolvimento está para linguagem oral? Do ponto de vista neurológico, existe relação entre os dois distúrbios?
Acrescento que não é incomum que o tratamento de gagueira seja interdisciplinar. A psicoterapia costuma ser indicada para auxiliar o tratamento, sendo uma importante ferramenta tanto no estudo das causas como no trabalho com as consequências da gagueira, que costuma trazer prejuízos nas relações sociais do paciente acometido.

Complementando as respostas anteriores...Através da avaliação Neuropsicológica é possível observar todo perfil cognitivo do paciente (funções preservadas e prejudicadas) para que desta forma o tratamento torne-se mais eficaz e os encaminhamentos para outras áreas mais assertivo. Sugiro ainda, no caso da Dislexia, encaminhamento para Psicopedagogo e Fonoaudiólogo.
Tanto a gagueira quanto a dislexia são transtornos da linguagem que não apresentam cura mas sim tratamento. Ambas são diagnosticadas e tratadas por fonoaudiólogo especializado na área. Abraços!
Exite sim muita relação entre a linguagem oral e escrita e a sua cultura. Tanto é que pessoas podem gagueijar em uma lingua e não na outra. Por isso que precisamos estudar cada caso individualmente e sua história. O próprio paciente já tem algumas vivencias para nos contar que fazem total diferença para um bom diagnostico e tratamento.
Se faz necessário uma avaliação mais detalhada do caso até para compreender a relação de ambas e assim uma ajuda mais eficaz.
A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, dificuldade na decodificação de palavras. Já a gagueira são rupturas na fluência na fala, devido a uma condição neuroquímica. Não vejo correlação, a não ser que a falta de vocabulário e dificuldade de aprendizagem da dislexia cause uma gagueira, até com função de fuga/esquiva de vários eventos de ter que se comportar verbalmente.
A princípio não há relação entre eles, porém cada caso deve ser investigado individualmente e de forma interdisciplinar, preferencialmente. As duas condições envolvem aspectos neurobiológicos e cognitivos, podendo gerar alterações emocionais e comportamentais importantes.
Olá! A dislexia é uma dificuldade de aprendizagem, dificuldade na decodificação de palavras. Já a gagueira são rupturas na fluência na fala, devido a uma condição neuroquímica. É necessário uma avaliação mais detalhada do caso até para compreender a relação de ambas e assim procurar uma ajuda mais eficaz.
bom dia n-ao tem relação entre as duas, com tudo que são de origem neurobiologica, é importante consultar um fonoaudiologo/a para conseguir superar algumas dificuldade que no tempo podem causar consequencias emocionais mais importantes a serem tratadas.
Boa noite,

Não há esse paralelo. O paralelo entre a fala e a linguagem escrita por mais elegante e razoável que possa parecer não corresponde a realidade.

A dislexia e gagueira são distúrbios com causas difusas e não guardam relação, proximidade ou paralelos.
Olá, sugiro que consulte um profissional capacitado para que seja realizado uma avaliação neuropsicológica, assim terá um tratamento adequado em paralelo com a fonoaudiologia!
Olá! A dislexia é um distúrbio de escrita e leitura, e a gagueira uma disfluência da fala, nem sempre ocorrendo durante o desenvolvimento infantil. São independentes, mas podem ser comórbidos. O tratamento é multidisciplinar, podendo envolver as áreas de fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, neurologia e psiquiatria, dependendo do caso. Apesar de não haver "cura", o acompanhamento nessas áreas é fundamental para minimizar os efeitos educacionais e psicossociais.
Ola, uma avaliação neuropsicologia consegue dizer de fato se você tem dislexia,onde é um distúrbio de escrita e leitura, e a gagueira uma disfluência da fala. Depois de uma avaliação e encaminhado para uma reabilitação com fonoaudiólogo para tratamento.
A dislexia pode ser definida como um transtorno do aprendizado da linguagem. É uma alteração, transitória ou permanente, da compreensão da leitura, soletração, escrita, comunicação expressiva e receptiva, em crianças com adequada acuidade auditiva e visual, interessada na sua aquisição. A dificuldade no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos.
Portanto a Dislexia Está voltada para a questão da linguagem e a gagueira voltada para questão da sala. Podem ter alterações emocionais causadas pela dificuldade na linguagem que levam a criança, A entrar em um estado de ansiedade e aí sim pode-se dizer que a gagueira está associada a Dislexia. Nesse caso a gagueira pode ser um comportamento apresentado quando a criança está em estado de ansiedade por não conseguir compreender adequadamente a questão da linguagem.Neste caso é muito importante uma avaliação Neuro psicológica, bem como um acompanhamento com psicólogo para realização de psicoterapia.
Existem dois tipos de gagueira : a gagueira evolutiva que tem a ver com o fato de qua durante o tempo de aquisição da linguagem pode ser mais difícil para algumas crianças conectarem a velocidade do pensamento com a mesma rapidez em conectá-lo à capacidade de expressar-se . Essa gagueira passa com o decorrer do tempo uma vez que se permita à criança passar por isso sem tanta ênfase, ansiedade e correção do ponto de vista dos adultos . Isto sim pode perpetuar a gagueira infantis e extendê-la à fase adulta.
A dislexia nada tem a ver a com a gagueira do ponto de vista psíquico. A dificuldade em aprender, entender e interpretar as palavras vêm aumentando significativamente dentro do contexto contemporâneo possivelmente por algumas razões: excesso de valor à imagem em detrimento do símbolo e nisso entram os fenômenos ligados ao uso de tabletes, IPhones , etc .
Estamos vivendo tempos de “ simbolectomia “ e isso repercute na capacidade cognitiva das crianças.Isso num contexto geral.
Contudo vale a regra fundamental de se avaliar caso a caso . Nesse sentido entram profissionais como neurologista,
psicanalistas e dependendo de outras especificidades relacionadas com cada criança em particular e necessidade da adoção de um método específico para alfabetização para crianças dislexicas . Vale salientar que a medicação é a última medida , a extrema . Estamos vivendo um tempo de excesso de medição em crianças e isso é preocupante.
Não existe relação direta entre dislexia e gagueira. São dificuldades geradas em diferentes regiões do cérebro e o tratamento delas é bastante diferenciados.
Seria importante fazer uma avaliação com fonoaudióloga, neuropsicólogo e psicologo. A Dislexia eh um transtorno da aprendizagem. Ja a gagueira pode estar associada ao nervosismo, ansiedade ou algum distúrbio q a fonoaudióloga vai conseguir diagnosticar.
A gagueira pode ocasionar vários problemas desde nos relacionamentos, ate vergonha, medo q podem acarretar na vida da pessoa, ai a importância de fazer psicoterapia.
Bom dia!
Penso ser necessário uma avaliação detalhada, interdisciplinar. Cada caso tem suas particularidades a serem investigadas.
Abraço.
Olá boa tarde!

Sugiro uma avaliação fonoaldiológica, e paralelo a isso um acompanhamento psicológico para aliviar possíveis desconfortos psíquicos e sociais ao (a) paciente.
De acordo com a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD) e também pela IDA – International Dyslexia Association, a dislexia é considerada um
transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração.
Tal déficit, devem receber atenção e avaliação neuropsicológica e o paciente deve receber acompanhamento psicológico em conjunto com o fonoaudiólogo, principalmente por se tratar de distúrbios que são gerados em áreas específicas do cérebro.
É necessário uma avaliação detalhada para compreender a relação de ambas e assim uma ajuda mais eficaz.