A educação pode influenciar nesse tipo de problema?

6 respostas
A educação pode influenciar nesse tipo de problema?
O retardo mental é uma condição que tem como característica uma capacidade intelectual inferior à considerada normal. Acarreta dificuldades no aprendizado e adaptação social. A educação recebida pelo sujeito pode auxiliá -lo a desenvolver competências e habilidades necessárias para seu desenvolvimento e inserção no meio social. É preciso avaliação neuropsicológica para verificar o grau de comprometimento mental da criança. Terapia com equipe multidisciplinar são imprescindíveis para que a criança receba estímulos adequados.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Retardo Mental é o termo para um grupo de patologias que possuem variado déficit cognitivo. É fundamental uma avaliação neuropsicológica realizada por psicólogos e psicopedagogos para determinar o grau de comprometimento cognitivo, e que áreas cognitivas estão afetadas, além de outros comprometimentos emocionais e comportamentais. Com esses dados em mãos, um planejamento educacional individualizado é criado. Portanto a educação especializada e personalizada é fundamental para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos e de suas famílias. É necessário um tratamento multiprofissional entre psicólogos, educadores, médicos e terapeutas ocupacionais etc.

Respeitosamente,
A educação tem um papel importante de promoção de esestímulos. Proporcionar a criança um ambiente e estímulos saudáveis vãocontribuir para a saúde emocional e psíquica da criança e adulto. É bom entretanto perceber que não é o único fator, temos a genética entre outros fatores que influenciam também.
Lembre-se saúde envolve físico, psíquico, social e espiritual.
Atenciosamente,
Vanessa Noyma
Psicóloga
A educação desenvolve habilidades e quanto mais leve o comprometimento, mais recursos podem ser desenvolvidos. Importante treinamento e reforço, associando aos cuidados familiares intervenções de múltiplos profissionais.
O retardo mental que é um déficit na cognição é só pode ser comprovada por uma avaliação neuropsicológica, para avaliar o quanto o QI está abaixo da média e também tem que haver um comprometimento no comportamento adaptativo.
Não estimulação e falta de educação pode acarretar a piora do desenvolvimento ou indicação de falsos sintomas, como birra.
Mesmo pacientes considerados de retardo mental severo conseguiram utilizar um computador em experimentos comportamentais.

Especialistas

Diogo Nunes de Almeida

Diogo Nunes de Almeida

Psiquiatra

Assis

João Pedro Quintans

João Pedro Quintans

Psiquiatra

João Pessoa

Cristiane dos Santos Machado

Cristiane dos Santos Machado

Psiquiatra

Porto Alegre

Renan Medeiros

Renan Medeiros

Psiquiatra

Caruaru

Rafael Araújo

Rafael Araújo

Psiquiatra

Joinville

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 36 perguntas sobre Retardo Mental
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.