A educação pode influenciar nesse tipo de problema?

6 respostas
A educação pode influenciar nesse tipo de problema?
O retardo mental é uma condição que tem como característica uma capacidade intelectual inferior à considerada normal. Acarreta dificuldades no aprendizado e adaptação social. A educação recebida pelo sujeito pode auxiliá -lo a desenvolver competências e habilidades necessárias para seu desenvolvimento e inserção no meio social. É preciso avaliação neuropsicológica para verificar o grau de comprometimento mental da criança. Terapia com equipe multidisciplinar são imprescindíveis para que a criança receba estímulos adequados.

Retardo Mental é o termo para um grupo de patologias que possuem variado déficit cognitivo. É fundamental uma avaliação neuropsicológica realizada por psicólogos e psicopedagogos para determinar o grau de comprometimento cognitivo, e que áreas cognitivas estão afetadas, além de outros comprometimentos emocionais e comportamentais. Com esses dados em mãos, um planejamento educacional individualizado é criado. Portanto a educação especializada e personalizada é fundamental para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos e de suas famílias. É necessário um tratamento multiprofissional entre psicólogos, educadores, médicos e terapeutas ocupacionais etc.

Respeitosamente,
A educação tem um papel importante de promoção de esestímulos. Proporcionar a criança um ambiente e estímulos saudáveis vãocontribuir para a saúde emocional e psíquica da criança e adulto. É bom entretanto perceber que não é o único fator, temos a genética entre outros fatores que influenciam também.
Lembre-se saúde envolve físico, psíquico, social e espiritual.
Atenciosamente,
Vanessa Noyma
Psicóloga
A educação desenvolve habilidades e quanto mais leve o comprometimento, mais recursos podem ser desenvolvidos. Importante treinamento e reforço, associando aos cuidados familiares intervenções de múltiplos profissionais.
O retardo mental que é um déficit na cognição é só pode ser comprovada por uma avaliação neuropsicológica, para avaliar o quanto o QI está abaixo da média e também tem que haver um comprometimento no comportamento adaptativo.
Não estimulação e falta de educação pode acarretar a piora do desenvolvimento ou indicação de falsos sintomas, como birra.
Mesmo pacientes considerados de retardo mental severo conseguiram utilizar um computador em experimentos comportamentais.