A mais de 2 anos,minha mae vem fazendo tratamento de depressão grave,o ultimo exame RM constatou área

9 respostas
A mais de 2 anos,minha mae vem fazendo tratamento de depressão grave,o ultimo exame RM constatou área de hipoperfusão na região fronto temporais,favorecendo presença de transtorno neurodegenerativo especifico na fase inicial,isto é por causa das medicações ou trata se de uma demência? Ela tem 74 anos
O transtorno depressivo simula demências. Tanto que temos o hábito na neurologia de tratar com antidepressivo alguns pacientes com diagnóstico duvidoso inicial de alguns tipos de demências.
É possível determinar em uma consulta , em alguns casos, se há demência ou se há depressão somente. É uma questão de avaliação clínica e alguns testes.
A alteração no exame indica uma hipoperfusão.
O exame auxilia no diagnóstico porém não o define.
É necessário uma avaliação neurológica. Leve os exames.

Espero ter ajudado.
Abraços.

O profissional que apresentou o diagnóstico pode responder de forma mais precisa a esta pergunta, pois ele teve acesso ao histórico e ao resultado do exame, mas, independentemente de o que ocasionou, a psicoterapia pode contribuir para que os sintomas sejam aliviados e que haja orientações precisas sobre o tratamento não apenas medicamentoso, mas no que se refere as relações sociais, atividades que possam contribuir para maior qualidade de vida.
Terapia é feita através da Cultura e Entendimento do mundo vivivdo do paciente.
Onde o Médico pode, estar acompanhando o Paciente junto com o Terapeuta.

O Paciente independente de medicações, idade ou demência, ele tbm precisa falar com alguém no qual confie, para ajuda lo e até mesmo desabafar.

E vc, que fez a pergunta deve estar exaustivo p vc tbm
Seria bom, vc pensar p vc tbm

vc so consegue ajudar o Outro, qdo vc SE AJUDA

Até logo
Sintomas depressivos no idoso sempre precisam ser avaliados com cuidado, pois frequentemente são a primeira manifestação de síndromes demenciais. Achados de hipoperfusão fronto-temporal em exames de neuroimagem funcional podem realmente apontar para um processo demencial, portanto acho válido pensar seriamente nessa hipótese. A causa das demencias fronto-temporais é genética. Medicações psiquiátricas NÃO causam demência.
Converse com o médico de sua mãe sobre a possibilidade da mesma realizar uma avaliação neuropsicológica.
Essa avaliação é feita através de testes e exercícios, onde se examina as funções cognitivas do paciente tais como: orientação, atenção, memória, linguagem e raciocínio. Além de levar em conta toda a historia de vida do paciente nos setores: educacional, profissional, familiar e saúde (física e emocional).
A partir dos resultados obtidos através da avaliação neuropsicológica, o paciente e seus familiares poderão compreender melhor como as dificuldades apresentadas por ele o afetam permitindo que encontrem melhores maneiras de maneja-las.
Espero ter ajudado
Abraços
Imagino que você deva estar MUITO preocupada com a situação. É difícil saber exatamente o motivo dessa hipoperfusão sem conhecer o caso. Mas imagino que o médico que tenha pedido esse exame tenha alguma suspeita e ele precisa analisá-lo para ter certeza/ ou não das suspeitas dele.

A melhor forma para você ter plena certeza disso é marcando um retorno com o médico que solicitou esse exame.. A partir da análise de toda a sintomatologia dela ele poderá dar o diagnóstico e prescrever os cuidados necessários!

Caso ela seja diagnosticada com uma demência possivelmente o neurologista pedirá uma avaliação neuropsicológica e um programa de reabilitação neuropsicológica. Não deixe de oferecer isso à sua mãe. As melhoras são significativas.

Espero ter ajudado você de alguma maneira.
Continue com o tratamento e faça o retorno com o médico que solicitou o e exame
Sua mãe deverá ser acompanhada por uma equipe multidisciplinar.
Assim receberá atenção e orientação , tanto ela como você
A qualidade de vida para todos que a rodeiam e principalmente para ela será significativa.
O transtorno neurodegenerativo pode sim ser indicativo de demência, inclusive pelo fator idade. A depressão citada pode também ser um dos sintomas iniciais da demência. Seria importante que além do acompanhamento médico (neurologista, geriatra, psiquiatra), sua mãe pudesse fazer uma avaliação neuropsicológica ( através de testes de rastreio) para uma direção mais completa no tratamento, inclusive com estimulação cognitiva e memória.
Olá, para responder essa pergunta é necessário que ela passe primeiramente em um neurologista para saber a posição dele. Após isso, dependendo do que o médico falar pode ser realizada uma avaliação neuropsicologia. Para verificar seu cognitivo, memórias, atenção, orientação, linguagem entre outras informações. Espero que tenha ajudado.