A minha mãe de 90 anos e ainda muito lúcida, fez à pouco tempo uma cirurgia às cataratas que já esta

2 respostas
A minha mãe de 90 anos e ainda muito lúcida, fez à pouco tempo uma cirurgia às cataratas que já estavam muito adiantadas e em que o nervo ótico já estava afetado. Porém resultou muito bem e ela está vendo melhor! Mas, Agora começou a ver bichinhos onde não existem! O que poderá ser?
Dra. Mariana Lopes
Oftalmologista
Rio de Janeiro
Ela pode estar apresentando moscas volantes, que são pequenos pontos enegrecidos percebidos pelo paciente flutuando/ em movimento dentro dos olhos, principalmente em ambientes muito iluminados ou diante de superfícies claras, paredes brancas, cinzas. Estão relacionadas ao envelhecimento do gel que temos dentro do olho, que descola da parede do olho e forma pequenos "grumos". Essas moscas podem aumentar em quantidade após cirurgias oculares, como a de catarata. Em geral não causam nenhum problema maior aos olhos e a tendência é que o cérebro suprima essas imagens com o tempo, fazendo o paciente parar de perceber a todo momento. Contudo, é importante que todo paciente operado passe por consultas de revisão pós-operatória e relate seus sintomas ao médico.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Esses "bichinhos" muito provavelmente são as famosas moscas volantes, muito comuns após a cirurgia de catarata. O gel que preenche o olho, chamado de vítreo, torna-se heterogêneo com o envelhecimento e pode ser interpretado pelos pacientes como "mosquinhas", "teias de aranha" e "minhoquinhas" na visão. A catarata funciona como uma cortina que cobre a visão. Com a cirurgia, sua mãe "descortinou" a visão e agora pode perceber esses "bichinhos" (manchinhas do vítreo). É importante fazer um mapeamento de retina para se certificar de que apenas o vítreo está heterogêneo e descolando, conforme o processo natural, sem roturas de retina ou descolamento de retina associados, o que, aí sim, preocuparia. Mesmo à distância na avaliação, concordo com suas conclusões, sua mãe parece ser lúcida e a cirurgia parece ter sido um sucesso, porque ela está te contando uma história muito comum entre os pacientes de consultório: agora ela está enxergando até o que não precisa (as "moscas")! Brincadeiras à parte, procure um oftalmologista especialista em Retina. Com uma avaliação completa é possível identificar se está mesmo tudo correndo bem no pós-operatório. Espero ter ajudado!

Especialistas

Thais Peixoto Maldonado

Thais Peixoto Maldonado

Psicólogo

São Caetano do Sul

Raphael Do Prado Migliato

Raphael Do Prado Migliato

Psicólogo

São Carlos

Marco Antonio Thiago de Souza

Marco Antonio Thiago de Souza

Psicólogo

Curitiba

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 49 perguntas sobre Alucinações
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.