A minha mãe de 90 anos e ainda muito lúcida, fez à pouco tempo uma cirurgia às cataratas que já esta
2
respostas
A minha mãe de 90 anos e ainda muito lúcida, fez à pouco tempo uma cirurgia às cataratas que já estavam muito adiantadas e em que o nervo ótico já estava afetado. Porém resultou muito bem e ela está vendo melhor! Mas, Agora começou a ver bichinhos onde não existem! O que poderá ser?
Ela pode estar apresentando moscas volantes, que são pequenos pontos enegrecidos percebidos pelo paciente flutuando/ em movimento dentro dos olhos, principalmente em ambientes muito iluminados ou diante de superfícies claras, paredes brancas, cinzas. Estão relacionadas ao envelhecimento do gel que temos dentro do olho, que descola da parede do olho e forma pequenos "grumos". Essas moscas podem aumentar em quantidade após cirurgias oculares, como a de catarata. Em geral não causam nenhum problema maior aos olhos e a tendência é que o cérebro suprima essas imagens com o tempo, fazendo o paciente parar de perceber a todo momento. Contudo, é importante que todo paciente operado passe por consultas de revisão pós-operatória e relate seus sintomas ao médico.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Esses "bichinhos" muito provavelmente são as famosas moscas volantes, muito comuns após a cirurgia de catarata. O gel que preenche o olho, chamado de vítreo, torna-se heterogêneo com o envelhecimento e pode ser interpretado pelos pacientes como "mosquinhas", "teias de aranha" e "minhoquinhas" na visão. A catarata funciona como uma cortina que cobre a visão. Com a cirurgia, sua mãe "descortinou" a visão e agora pode perceber esses "bichinhos" (manchinhas do vítreo). É importante fazer um mapeamento de retina para se certificar de que apenas o vítreo está heterogêneo e descolando, conforme o processo natural, sem roturas de retina ou descolamento de retina associados, o que, aí sim, preocuparia. Mesmo à distância na avaliação, concordo com suas conclusões, sua mãe parece ser lúcida e a cirurgia parece ter sido um sucesso, porque ela está te contando uma história muito comum entre os pacientes de consultório: agora ela está enxergando até o que não precisa (as "moscas")! Brincadeiras à parte, procure um oftalmologista especialista em Retina. Com uma avaliação completa é possível identificar se está mesmo tudo correndo bem no pós-operatório. Espero ter ajudado!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- A 1ano tomo prega alina e valiam ,comecei a ter delírios pode ser dos remédio?
- Em algumas épocas tenho músicas tocando repetidamente na cabeça o tempo todo, durante semanas sem parar. isso é grave? Acho que já me acostumei, mas as vezes é enlouquecedor.
- Sobre devaneio excessivo, é normal mesmo com dor no ouvido, colocar o fone bem alto só pra imaginar, ficar dançando, querer ficar sozinho pra fazer isso e ser um vício, mesmo odiando, fazer isso? Como parar? Já virou um vício e não consigo parar sozinho. Vou até pra consulta mas não avanço pra melhorar.
- O que é paranóia ou mania de perseguição? Isso é delirio? Outra coisa, todo o delírio é acompanhado de alucinações?
- Olá! Bom dia. E todas as manhãs eu esculto o toque do meu despertador antes dele tocar, tipo uma horas antes e depois que toca eu desativo e ele fica tocando bastante tempo(na minha cabeça). É horrível! O que devo fazer ?
- Quando durmo rápido mais cedo do que costumo dormir, eu acordo uns 30 minutos depois com uma sensação estranha de que estou esquecendo algo ou alguma coisa muito importante e alguns minutos depois eu volto ao normal o que pode ser isso?
- Qual diferença para alucinação e ilusão de ótica?
- Dormi em um lugar e acordei em outro, mas não lembro nada. É a segunda vez que isso acontece. Tomei uma cerveja a noite e eu estava mt cansado tbm, deitei na cama e dormi, mas no acordar eu estava em outro cômodo. O que isso pode ser?
- Gostaria de saber a diferença entre a alucinação e devaneio?
- Estar lendo e uma música ficar tocando repetidamente na cabeça ao mesmo tempo, oque isso pode significar? E como se livrar dessa situação?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 49 perguntas sobre Alucinações
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.