A partir do 3 trimestre de gestação senti uma queda de libido. Amamentei até 6 meses e durante este

10 respostas
A partir do 3 trimestre de gestação senti uma queda de libido. Amamentei até 6 meses e durante este período usei de pilula e acreditei que a queda de libido fosse por conta da amamentação.Já se passaram 9 meses e minha vida sexual ainda não voltou ao normal. Quais especialistas podem me auxiliar?
Olá, recomendo que converse com seu ginecologista e com um psicólogo. Nesta fase, são muitas mudanças acontecendo em sua vida, na do casal e do bebê, que muitas vezes nos demandam muita energia e disposição nos cuidados. Isso pode influenciar sua vida sexual. As mudanças psicológicas são enormes quando nos tornamos mães e a psicoterapia pode ajudar bastante na reorganização da vida, na revisão de valores e na redescoberta da sexualidade. Se desejar, podemos marcar uma entrevista aqui em SJC.
Abraço

As mulheres convivem com constantes alterações hormonais. A gravidez e o puerpério além de contar com essas mudanças também são acompanhados por complexas transformações corporais. Da perspectiva relacional o que antes era "dois" (casal) torna-se "três" (pai, mãe, filho(a)), alterando por completo a dinâmica familiar. Em muitos casos, é comum que a mulher invista por algum tempo mais no exercício da função materna do que na função de esposa e não há nada de errado com isso! Porém, se com o tempo, após a estabilização de uma rotina, a sensação de não haver desejo sexual persistir, é interessante investigar o que está acontecendo. É importante ressaltar que o tornar-se mãe é um processo que, por mais que tenha sido desejado, também pode ser conflituoso, o que pode se manifestar de diferentes maneiras. Sem considerar essas mudanças como é possível encontrar novas saídas? Não há como voltar a ser como antes, porque aquela configuração (que pressupunha apenas o casal) já não existe mais.
Procure fazer uma terapia sexual, ajudará voce a se perceber e conscientizar neste momento.
Abraços!
Durante a gravidez, amamentação, há muita variação hormonal, além de toda dinâmica nova que o bebê traz para a família. Antes de tudo, é importante conversar com o ginecologista para verificar a parte hormonal, a parte orgânica. No aspecto psicológico muitas coisas se modificam após a maternidade e aos nove meses, o bebê ainda requer muito da mãe e da família. Para entender o que está acontecendo, é preciso entender a sua situação: está casada? Se sim, como ficou o relacionamento do casal, o marido ajuda? A mãe possui redes de apoio? A mãe retornou ao trabalho? A mãe está deprimida? O bebê vai para escola ou fica com a mãe? Como o casal se reorganizou após a chegada do bebê? Como cada um se percebe na relação de homem e mulher? Estão sobrecarregados? São diversas situações que interferem na vida do casal, por isso, a importância de conversar com um profissional psicólogo especializado em gravidez e puerpério.
Ola!!! um acompanhamento psicológico seria o ideal para seu caso, podemos fazer uma avaliação mais concreta dentro de consultório, com mais informações sobre o assunto.
Olá! Acredito que refletir sobre esse momento de vida seja importante, com isso a psicoterapia é de grande ajuda. Quando nao se trata de algo organico, entendo que a líbido esta diretamente ligada a nossa vida pessoal, e o que pensamentos sobre esse assunto. Uma vida sexual saudavel começa nao no orgao sexual em si mas no nosso cerebro. O acompanhamento médico para avaliar as questões clinicas é importante tambem.
Olá. É sempre importante se perguntar sobre o que acontece conosco. Tente pensar se antes da gravidez esta falta de libido já existia. Vc mudou o anticoncepcional ou é o.mesmo de antes da gravidez? Já falou sobre isso com seu/sua ginecomastia? Um acompanhamento com um psicanalista poderá te ajudar a pensar sobre esta falta de libido que surgiu após o nascimento de seu bebê. Não deixe de se cuidar. Procure a ajuda de um profissional.
Um abraço
Seria importante que você procurasse a ajuda de um psicólogo neste caso, altamente recomendável.
Seus hormônios foram alterados durante o período gestacional, entretanto já faz algum tempo que está sentindo baixa libido. Um tratamento psicológico ajudará sem dúvida, é visitar seu ginecologista. Estou à disposição
Olá.
Importante procurar um psicólogo(a)/Sexólogo(a),para a investigação dos possíveis fatores psicogênicos envolvidos nesta queixa. Ser mãe envolve várias mudanças físicas e psicológicas, a dinâmica da vida mudou!
Uma consulta com o ginecologista também é importante para a avaliação da saúde física!
Abraço.