A terapia psicológica é boa para quem tem apatia e falta de sensibilidade no coração?

27 respostas
A terapia psicológica é boa para quem tem apatia e falta de sensibilidade no coração?
Sim, a terapia é muito indicada. Através dessa, junto com o psicólogo, você irá entender o porque se sente assim, de onde vem esse sentimento e a partir disso você poderá achar formas de lidar melhor com essa situação e mudá-la também.
Mas não deixe de procurar um psiquiatra, pois ele poderá indicar alguma medicação, se necessário, para diminuir essa apatia e te dar mais energia.

O tratamento psicológico e o medicamentoso, juntos, trará resultados muito positivos!
Se tiver qualquer dúvida, fico a disposição!

Como vai? A psicoterapia com psicólogo pode ajudar você desenvolver autoconhecimento para que você possa identificar seus sentimentos. Além de aprender muitas coisas, como habilidades sociais para relacionar com diversos tipos de comportamento humano. Irá promover saúde e bem estar social para você. Experimente! Abraços!
Sim, já que a ideia é o auto conhecimento e o detectar do sentir e do fazer contato, pelo menos na Gestalt-terapia, que é a linha com que trabalho. Provavelmente essa apatia que fala foi fruto e defesa de algo que, com todas as suas forças, você resiste a fazer contato porque doeu, muito, e hoje se alastrou pra tudo. Às ordens.
Sim, pelo que você descreveu talvez seja um sentimento de falta de sentimento, um ''não sentir". É preciso investigar como se desenvolveu essa apatia e do que você poderia estar se defendendo ao não sentir. Falar ajuda a trazer significados para o que se vive e colocar em palavras, nomeando as angústias, pode te ajudar a entrar em contato com o que você sente. É importante ter uma escuta profissional para isso, que respeite o seu tempo e suas resistências, pois pode ter muita coisa aí por trás.
Você pode procurar ajuda psicológica para entender de onde vem essa apatia. Se é decorrente de depressão ou não. Quais causas e o porquê se sente assim. Dependendo da causa da apatia... É aconselhável que procure também ajuda psiquiátrica ele pode avaliar se há necessidade de tomar medicação.
Você pode ter bons resultados com a psicoterapia. Poderá aprender a lidar com a apatia. E agir com ela.
É importante buscar ajuda.
Espero que fique bem.
Abraços.
Sim, o processo terapêutico proporcionará a você o autoconhecimento, auxiliá-lo(a) a identificar quais foram as causas da apatia, assim como questões relacionadas a sentimentos e emoções primárias. A depender do grau da apatia talvez seja necessário direcioná-lo (a) para um psiquiatra, para avaliar a necessidade ou não de medicação, mas sugiro antes algumas consultas com o psicólogo, para que seja identificadas a causa raiz dos sintomas apresentados em seu relato.
Através da terapia você poderá ressignificar situações inacabadas ou que geraram um bloqueio/trauma, proporcionando a expansão da consciência, bem como poderá contribuir em seu processo de autenticidade, saúde e bem estar. Espero ter ajudado! Qualquer dúvida adicional, estou à disposição. Um abraço!
Olá! A psicoterapia é muito indicada para esses sintomas. Saber a raiz deles e transforma-los em pensamentos, sentimentos e comportamentos saudáveis são algumas das funções da psicoterapia.

Procure ajuda especializada!

Abraço!
Olá! Terapia é indicada para todos. Autoconhecimento é sempre válido!
A terapia possibilita o paciente a trabalhar os afetos e a compreender a sua "construção " enquanto Ser. Uma possibilidade de perceber como se sente e como percebe o mundo.
Olá
Compreender as nossas emoções é de grande valia. Esse sentimento de apatia é inerente ao ser humano. E ser apático também é necessário. Devemos estar atentos quando nós nos reconhecemos sempre assim em todas as situações. Procure um profissional da psicologia para entender em que circunstâncias esse sentimento te favore ou não. Se vc está buscando ajuda, acredito que esteja te incomodando, então não perca tempo, tenha um olhar carinhoso para você. Busque a psicoterapia.
Obrigada pela atenção e confiança.
Sim. Procure um psicologo competente na area da PSICOTERAPIA. Se este profissional merecer sua confianca no tempo certo abra seu coracao e faca as mudancas necessarias para superar o seu mal estar. Existe cura.
A psicoterapia ou terapia psicológica tem se mostrado eficaz em vários aspectos na vida daqueles que a procuram.
Dentre estes aspectos, descatam-se melhoras no relacionamento consigo mesmo e os outros, a partir da experiência do auto conhecimento. Vale a pena falar sobre sim, se perceber, se entender para, então, aprimorar o relacionamento consigo e os outros.
Olá, se você se sente dessa forma e quer mudar, acredito que um profissional de psicologia possa te ajudar na conscientização (de onde vem isso) e te auxiliar a achar novos caminhos.
Olá, sim, a busca por terapia é a melhor maneira que tens para te conhecer melhor, e entender as tuas atitudes frente ao mundo. Quanto mais nos conhecemos, melhor lidamos com nossas dificuldades. Procura um psicólogo (a) com especialidade em psicoterapia, e acredito te ajudará nas tuas dúvidas. Espero ter te ajudado.
Olá! A resposta é sim! :) Ao ser acompanhado(a) por psicologa/o você aprenderá a identificar a origem de sentimentos e comportamentos e aprenderá também a lidar com eles. Não tarde em buscar ajuda profissional e tenha mais saúde e qualidade de vida. Fico à disposição. Abraço! Esther Araújo
Bom dia, meus colegas já sublinharam a importância da psicoterapia, é importante descobrir o que te levou a ser apática e com pouca sensibilidade no coração(sic); geralmente as causas podem ser remotas, e precisa da ajuda de um profissional da área da psicologia para te ajudar a reconstruir sua historia e eventuais causas dessa falta de vitalidade e prazer de viver.
Sim, a psicoterapia pode ajudar no autoconhecimento, ajudando a investigar as causas da apatia e a compreender suas emoções.
Se for você essa pessoa que menciona, avalie se esta condição está te prejudicando, ou está prejudicando alguém. Se não for você, saiba que terapia somente funciona quando é a própria pessoa que percebe a necessidade em mudar. Do contrário, o processo fica muito mais difícil, pois 50% do resultado depende do terapeuta, e os outros 50% do paciente.
Olá! Sim, a psicoterapia auxilia nas questões de relacionamentos e embotamento emocional. É importante investigar o porque da apatia e falta de empatia. Na terapia será trabalhado o autoconhecimento e como se construiu as relações mais próximas. Será possível também utilizar técnicas para trabalhar as habilidades sociais e consequentemente colocar em prática para melhorar as relações sociais. Em suma, a psicoterapia ajudará de forma efetiva na construção do bem-estar.
Olá! A apatia configura alteração das emoções e sentimentos. A psicoterapia individual ajuda no entendimento das próprias emoções e comportamentos, contribuindo para melhorar os relacionamentos e a qualidade de vida. Casos mais graves de apatia , o psicólogo poderá encaminhar o indivíduo para uma avaliação psiquiátrica para ver a necessidade da medicação.
É sim, existem técnicas que podem te ajudar a lidar com a apatia, que podem ser diferentes dependendo do que está gerando essa apatia.
Buscar ajuda é o melhor ato de amor consigo. Em qualquer movimento de insegurança emocional ou desconfortos de sentimentos inicie uma psicoterapia.
Sim, muito boa! Muitas vezes a falta de empatia é uma defesa ou uma reinvindicação para que seus direitos e suas necessidades sejam primeiramente atendidas.
Sim, claro. A terapia pode te ajudar a entender os motivos e caso queira a também desenvolver essa habilidade.
Com certeza, mas no seu caso melhor um psicólogo mais caloroso, boa sorte.
Olá! Certamente a Terapia poderá ajudá-lo. Recomendaria a você uma Psicoterapia Psicanalítica.
Sim, é indicada. Abraço.