A tímidez tem tratamento ? Devo procurar psicologo, psiconalista ou psiquiatra?

26 respostas
A tímidez tem tratamento ? Devo procurar psicologo, psiconalista ou psiquiatra?
A timidez tem tratamento, apesar de não ser exatamente uma "doença". A terapia pode ajudar na conscientização da sua questão e ao longo do tempo entender a importância da socialização. Fazer atividades em grupo e trabalhos de oratória pode ajudar com o auxílio da terapia.

Procure um psicólogo na sua região, tenho certeza que vai se sentir melhor e o resultado vai ser transformador!

A timidez tem tratamento sim. Tanto a timidez situacional como a timidez histórica requer alguns passos. Dentre eles podemos destacar: 1) Reconhecer a timidez em sua vida, 2)Abrir-se a um processo de transformação com mudança de crenças, 3)Permitir-se à construção hábitos, crenças e comportamentos novos. Esse processo poderá ser feito com um acompanhamento terapêutico e o uso de ferramentas do Coaching. Acredite. Você pode e merece viver com liberdade e Feliz. Um abraço. À disposição.
A timidez pode ser melhorada através de técnicas em Habilidades Sociais, é interessante trabalhar o psicológico para se readaptar as mudanças e compreender os aspectos mentais que você carrega devido a timidez, as vezes surgiram de sua criação familiar, comparações, sentimentos de incapacidade, ansiedade, entre vários outros aspectos investigados. A medicação só seria indicada em casos de maior ansiedade, fobia social ou quando a psicoterapia isolada não consegue alcançar resultados satisfatórios, pois devemos levar em consideração a biologia da pessoa, suores, tremores, taquicardia, ocasionados pela situação.
Busque primeiro trabalhar em terapia, poderá conseguir bons resultados treinando o social e psicológico.
A timidez é consequência de ansiedade social, de desempenho ou sensação de inadequação. A terapia ajuda a reeditar pensamentos e crenças que provocam as evitações, melhora auto-estima, permite a conscientização de suas capacidades, melhorando consideravelmente a exposição pessoal.
Quando se trata de questão subjetiva, treinamento ou adequação podem não bastar. Procure um psicanalista.
A timidez excessiva que prejudica o indivíduo de ser autêntico e se relacionar de forma adequada é tratável sim. Um psicólogo irá auxiliar no processo de identificação dos motivos e crenças que perpetuam esse comportamento, para que assim o sujeito possa ganhar confiança e se expressar mais tanto nos seus sentimentos quanto nas diversas áreas de relacionamento, como trabalho, amizades e relacionamentos afetivos. Na maioria das vezes o tímido se preocupa de ser avaliado ou julgado por isso evita interação. Procure um psicólogo que dê esse suporte e auxilie neste processo de mudança
Olá! Timidez não se configura como uma patologia. Trata-se de uma característica de personalidade que pertence ao conjunto formador da estrutura psicológica do sujeito. Contudo, se você considera que tal característica se apresente em excesso isso pode ser considerado um sintoma.
A condição pode ser avaliada a partir da psicologia ou da psicanálise. Dependendo do diagnóstico pode ser importante o acompanhamento psiquiátrico. Um profissional ético de qualquer das áreas poderá lhe orientar.
A timidez em si não é um problema. Nem um defeito. Apenas uma característica que, se tornando uma questão incômoda é pertinente que seja levada a um profissional.
A timidez é um comportamento normal e cumpre uma série de funções importantes na vida social.

No entanto, quando a timidez começa a afetar negativamente os seus relacionamentos pessoais, as suas obrigações profissionais e/ou a sua qualidade de vida, recomendo que busque um psicólogo com competência em THS -> Treinamento de Habilidades Sociais, um método muito eficiente para enfrentar a timidez (não eliminá-la, o que não seria desejável! Apenas adequar a intensidade dessa sensação).
Boa sorte!
A timidez pode ser trabalhada em psicoterapia, através de uma processo de autopercepção que te ajuda a nomear seus pensamentos e emoções, para aí sim a mudança dos comportamentos que te atrapalham, entender a circularidade das relações também é um passo importante nesse processo de conhecimento. Um bom psicólogo vai te auxiliar nesse processo.
Olá, sim tem tratamento e a musicoterapia pode ser uma excelente ferramenta para trabalhar as questões comportamentais e inconscientes, chegando na causa da questão. A música transforma!
Boa noite!!! A timidez pode ser definida como desconforto e a inibição em situações de interação pessoal que interferem na realização dos objetivos pessoais e profissionais de quem a sofre,.
Caracteriza-se pela obsessiva preocupação com as atitudes, reações e pensamentos dos outro. Procure ajuda de um terapeuta, a terapia cognitiva comportamental tem ferramentas para te ajudar a superar a timidez. Boa sorte e conte comigo.
Sim, tem tratamento. O profissional apropriado para procurar é o psicólogo. Ele vai te ajudar a se conhecer melhor e aprender a lidar melhor com essa timidez....
Sim. Tem tratamento. Psicólogo vai ajudar a você lidar com a timidez.
A timidez pode variar desde um simples traço da personalidade até um outro extremo, onde pode ser extremamente incapacitante e causadora de muito sofrimento. Atualmente vivemos numa cultura onde é demandado de cada indivíduo uma exposição pública constante e intensa, e alguns podem não se sentir bem com tal demanda. Independente disso, caso se sinta mal com a timidez, vale a pena tirar suas dúvidas e/ou procurar tratamento com um profissional de saúde que se sinta mais à vontade, seja Psicólogo, Psicanalista ou Psiquiatra.
Olá, minha sugestão é que procure um psicanalista. Procure alguém que você se sinta a vontade e acolhido. E pensar junto com este profissional sobre a sua timidez.
Espero ter ajudado!
Sim, você pode tratar sua timidez, caso ela te incomode ou atrapalhe. Você pode procurar ajuda de vários profissionais e técnicas que te ajudem de acordo com o seu objetivo.
Caso queira entender sobre o sentido da timidez, como se construiu aí recomendo um psicólogo. Espero ter ajudado.
Olá! A timidez pode fazer parte da tua personalidade, é possível que essa característica esteja te trazendo algum tipo de prejuízo, você pode aprender a lidar e manejar essa partezinha tua. Na terapia cognitiva comportamental você aprende técnicas, identifica teus pensamentos, emoções e modifica comportamentos. Em conjunto com novas habilidade de saber como agir ou o que fazer através de um treino de habilidades sociais pode te encorajar aos enfrentamentos. Boa sorte no processo e exposições do teu tratamento, abraço.
Certamente! A timidez não é considerada uma patologia, mas seu sofrimento psicológico pode estar associado à ela ou à causa dela. Nesse sentido, o trabalho na psicanálise será explorar as causas, as repetições e fornecer recursos para que você acesse as formas com que se relaciona com as pessoas de sua convivência, as percepções sobre si e sobre os outros, como também a forma de responder a eles. Esse trabalho pode inclusive permitir você tocar e transformar muitas outras questões além disso que foi nomeado como timidez.
A timidez pode ser na verdade a forma com a qual você se relaciona com o mundo, e não necessariamente uma doença. Muitas vezes se torna uma questão de se aprender e manejar esse lado da sua personalidade. É importante que seja feito um acompanhamento psicológico de sua confiança para ajudar com essas questões pessoais, seja psicanalista ou não.
A timidez não é uma doença e sim uma característica que pode ser proveniente da criação e que a terapia e hipnoterapia pode ajudar bastante.
Olá! A timidez não representa necessariamente uma doença. Ela pode ser apenas uma característica construída a partir das experiências vividas. Isso quer dizer que nem sempre a timidez representará um problema. Existe uma grande diferença entre a timidez normal (que aparece em alguns contextos, quando nos sentimos expostos, por exemplo) e a timidez patológica (que além de ser mais frequente, paralisa e causa intenso constrangimento). O que vai determinar a necessidade de tratamento é a forma como essa timidez se apresenta. Se você está aqui fazendo essa pergunta, acredito que a timidez esteja causando em você algum nível de sofrimento e desconforto. Nesse caso te oriento a buscar um Psicólogo para fazer uma avaliação. Em terapia você certamente trabalhará o autoconhecimento e aprenderá a lidar consigo. Nós, Psicólogos, costumamos usar o Treinamento de Habilidades Sociais para melhorar a qualidade da comunicação e relacionamentos. Cuide-se bem!
Psicólogo especialista em terapia cognitivo comportamental.
Se você se incomoda com a timidez, pode levar isso pra psicoterapia e tentar lidar de uma forma diferente, ao entender o que gera essa timidez. Seria mais indicado psicoterapia (que pode ser feita por qualquer psicólogo) ou psicanalise (que pode ser feita por um psicanalista, sendo ele psicólogo ou não), psiquiatra não te ajudaria muito, já que não tem um medicamento voltado para essa questão.
Te convidamos para uma consulta: Psicanálise - R$ 150
A timidez não é uma doença, mas sim uma característica da personalidade. Se caso esteja afetando de forma significativa negativamente a vida do indivíduo, é recomendado tratamento psicológico, em que o profissional pode auxiliá-lo com ferramentas algumas habilidades sociais. Espero ter ajudado!
Olá, como já foi dito pelos colegas como a timidez a principio não é uma doença e sim uma característica pessoal, um psiquiatra num primeiro momento não seria indicado pois não existe um remédio para a timidez. Dito isso, psicanalistas normalmente são psicólogos; a psicanalise é uma das abordagens da psicologia, entre inúmeras outras. Recomendo que procure um psicólogo que você se adapte e se sinta confiante. A Cognitivo Comportamental, que é uma abordagem também da psicologia apresenta algumas técnicas interessantes para timidez (treino de habilidades sociais; tecnicas de teatro, etc). Agora é preciso entender se você é apenas tímida ou se tem uma ansiedade social; que é uma ansiedade grande quando tem que interagir com pessoas, podendo ocasionar sintomas físicos de ansiedade. De qualquer forma uma psicoterapia vai te ajudar muito e o próprio terapeuta pode fazer o diagnóstico.
Olá. Pode ser os três. Minha orientação é iniciar com psicólogo. Abraço.