Alexitimia pode estar incluso em quais transtornos? Recentemente fiquei afastado por um tempo do caps,não

7 respostas
Alexitimia pode estar incluso em quais transtornos?

Recentemente fiquei afastado por um tempo do caps,não falo na mesma linguagem da psicologa
Dai eu fiz uma avaliação psicológica e ela disse que tenho labilidade estrutural e supressão dos afetos como mecanismo defensivo e isso significa o que?
Um diagnóstico não deve ser tomado como verdade absoluta. Ele é um retrato, localizado no espaço e tempo. Por mais que ele possa nos ajudar a entender o que estamos passando, o diagnóstico também pode gerar confusão. Tanto é que você mesmo diz sentir que não entendia a linguagem da psicóloga. Penso que, mais do que se preocupar com o que a profissional quis dizer, talvez seja importante você encontrar um espaço em que você se sinta efetivamente ouvido e cuidado.

Olá! A alexitimia é um transtorno complexo que está relacionado com a incapacidade de identificar e expressar as suas emoções, apresentando dificuldades para se relacionar e se conectar com o outro. No entanto com uma terapia adequada, pode melhorar bastante essa questão emocional, conseguindo uma empatia mais eficaz.
Veja, existem dois tipos de alexitimia, a primária e a secundária. A primária pode ser resultante de problemas neurológicos por exemplo: tumores cerebrais, AVC acidente vascular cerebral, doença de Parkinson, doenças degenerativas etc. Existe a predisposição genética e também o consumo de determinadas drogas.
A secundária já é decorrente de possíveis traumas na infância, maus tratos, estresse, abusos, etc. Esse tipo secundária é o tipo mais comum. Requer um tratamento terapêutico onde vai ensinar o paciente a reconhecer e identificar suas emoções, trabalhando a conexão do paciente com seu meio.Pode ser um processo longo e complexo mas importante e necessário.
Abraço!
A alexitimia é um sintoma que pode estar presente em pessoas com transtornos psicóticos e transtornos de personalidade (principalmente), entre outros. A psicóloga utilizou uma linguagem psicanalítica; quis dizer que há uma instabilidade importante de humor (alterações bruscas e intensas de humor - que, provavelmente, te causam problemas) gerado por dificuldades de lidar com alguns sentimentos que surgem em determinadas situações. Ou seja, em determinadas situações/contextos, você sente algumas coisas (ruins/desagradáveis) e, como conscientemente para você seja difícil de lidar com essas sensações ruins, sem querer você acaba expressando isso de uma maneira inesperada/inapropriada. Espero ter ajudado! Abraços.
Olá, realmente vocês não falam a mesma linguagem. A língua que interessa você falar e ser escutada é a que lhe afeta no seu sofrimento. Sua angústia é o sinal que você está alí como uma pessoa. Isso é o início de uma conversa. Procure falar sobre seu sofrimento ,busque ser escutada e saber disso. Boa sorte nessa procura e nesse encontro.
Olá! A "alexitimia" é um sintoma presente em diferentes transtornos mentais e de personalidade e que se refere à dificuldade em identificar ou descrever as próprias emoções e sentimentos. A "labilidade estrutural" significa que a maneira de viver os humores é bastante volátil e que se altera com rapidez. Já a "supressão dos afetos como mecanismo defensivo" indica um modo de lidar com situações difíceis fundado em colocar de lado àquilo que se sente.

É importante sempre se posicionar ao profissional da saúde quando aquilo que ele expressa não foi compreendido. Não é obrigação do paciente entender dos jargões técnicos, mas do profissional expressar um discurso que seja possível de ser compreendido.

Não saia da sua consulta com dúvidas, levante perguntas, principalmente a respeito daquilo que não ficar bem esclarecido. É o seu processo e você precisa ficar bem ao par do que acontece (é sua vida, afinal!)

Com engajamento ao seu processo, você encontrará melhoras.

Fico a sua disposição.
Olá, Alexitimia por si só não caracteriza uma doença, mas sim uma disfuncão que está presente em alguns em alguns distúrbios psicológicos e transtornos mentais. Na verdade, a pessoa que apresenta essa condição, não encontra palavras em seu repertório para descrever ou expressar suas emoções ou sentimentos.
Desta forma, essa dificuldade prejudica muito suas relações sociais, mas é possível melhorar e ter uma qualidade de vida, não desista do tratamento, tente mudar de profissional.
Espero ter lhe ajudado!

Abraços!
Olá, importante avaliar com especialistas em transtorno do neurodesenvolvimento profissionais como: psiquiatra, psicólogo ou neuropsicologo podem identificar se os sintomas e história de vida está relacionada com Alexitimia ou talvez possa investigar melhor a possibilidade desses sintomas estarem mais próximos às características do TEA (Transtorno do Espectro Autista) vale a pena verificar. Já avaliei paciente que estavam tratando como esquizofrênico e o rapaz estava dentro do Espectro Autista e sofrendo com diagnóstico equivocado. Importante procurar o profissional que preocupa com o diagnóstico diferencial.
Um abraço