Amamento a 9 meses, tenho DIU de cobre a 7. Não tenho menstruação desde o parto, hoje comecei a sentir uma "cólica" chata, desconforto pélvico. Poderia essa dor está associada ao descolamento do dispositivo ou ser uma possível gravidez? O que me aconselham?Agradecida desde já.
Dra. Melina Lichti Martins
Dra. Melina Lichti Martins
Ginecologista
São Paulo
Após a inserção do DIU deve ser realizado um ultrassom para avaliar se o posicionamento está correto. Essa cólica e desconforto podem ser um indício de uma menstruação que está para vir. Talvez agora você volte a ter ciclos ovulatorios. Quanto ao risco de gestação, no caso do DIU de cobre, a taxa de falha é de 0,6 gestações a cada 100 mulheres em 01 ano, ou seja, é um método considerado seguro, mas nenhum método é isento de falhas. Caso a dor e desconforto permaneçam você deve procurar seu ginecologista para uma avaliação.

Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação e esclareça suas dúvidas.
A sua avaliação clínica através da historia clinica, suas queixas e exame físico é fundamental para o diagnóstico e tratamento corretos.
Após a inserção do DIU de cobre, você deverá fazer um ultrassom para avaliar o posicionamento do DIU. Ele tem que estar dentro da cavidade uterina e acima do orifício interno do colo uterino. Esse ultrassom foi realizado?
Após este primeiro ultrassom, novos exames não serão necessários, isto é, o controle do posicionamento do DIU poderá ser feito pelo fio.
Se o DIU estiver bem posicionado, o risco de falha é de apenas 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano (risco de 0,5%).
Como você já não está em amamentação exclusiva, será que você não ovulou ou não vai iniciar os ciclos menstruais?
O efeito colateral mais comum do DIU é o aumento do volume menstrual e das cólicas menstruais.
Converse com o seu médico. Agende a sua consulta de reavaliação

Especialistas em DIU Mirena

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 949 perguntas sobre DIU Mirena

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.