As pessoas com transtorno de personalidade esquizóide podem levar uma vida normal em família e na sociedade,

5 respostas
As pessoas com transtorno de personalidade esquizóide podem levar uma vida normal em família e na sociedade, como por exemplo estar cursando uma faculdade ou estar trabalhando em uma empresa?
Depende do gravidade do transtorno, mas em casos mais leves, se a pessoa fizer corretamente os tratamentos(psicológico e psiquiátrico) , ela pode sim ter uma vida ok com família, amigos, trabalho

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O portador de transtorno de personalidade esquizóide, diagnosticado pelo profissional correto, em tratamento adequado, associando, muitas vezes, a medicação prescrita à psicoterapia, pode levar uma vida social normal, em casos mais brandos (leves).
Primeiramente é fundamental comparecer a um profissional qualificado para se ter a dimensão do "transtorno". Nesse tipo de caso, se já tiver um diagnostico feito por um psiquiatra eu recomendo um acompanhamento com um psicologo ou um psicanalista que sejam especializados ou trabalhem diretamente com saúde mental.
Se não tiver feito um diagnostico do quadro, recomendo procurar um médico com especialização em residência de psiquiatria, para poder avaliar o seu caso e aferir a necessidade de se usar alguma medicação específica.
Ma em qualquer caso, o mais indicado é sim ter uma vida socialmente ativa, trabalhar, estudar, passear e conviver com outras pessoas, esse é um dos melhores remédios para as dores da vida.

Abraços,
O transtorno não a faz ser uma pessoa diferente das outras, o que ocorre é a necessidade de um tratamento para que o paciente se sinta cada vez mais seguro e incluído em seu meio social. Aconselho que faça acompanhamento psicoterapeutico e tenha o devido apoio para lidar com sua patologia. Entender o que se tem, o que pode se fazer para evitar crises e se fortalecer é extremamente essencial para o controle do transtorno e até diminuição dos sintomas. Boa sorte!
Todos temos dificuldades muito singulares nas esferas de trabalho, família, estudos e convívio social. Uma pessoa com transtorno de personalidade esquizóide terá a singularidade de lidar com suas reações e ações nessas esferas da vida conciliando o transtorno com os problemas oriundos dessas mesmas esferas. Se você me permite recolocar a questão, não se trata lidar com essas esferas da vida como todo mundo faz, porque não existe um padrão, cada um lida de uma forma diferente, trata-se de até onde conseguimos lidar com tais esferas da vida, apesar dos transtornos que temos cada um de nós. Se uma pessoa com um transtorno de personalidade tiver interesse de lidar melhor com essas esferas da vida, eu sugiro fazer uma psicoterapia, não para ser igual aos outros ou seguir algum padrão de subjetividade, mas para lidar melhor com seu próprio transtorno frente a essas esferas da vida.
Grande abraço!

Especialistas

Aline Costa

Aline Costa

Psicanalista, Psicólogo

Santa Cruz Do Sul

Davi Oliveira

Davi Oliveira

Psicólogo

Salvador

Adriana Carla Land de Oliveira

Adriana Carla Land de Oliveira

Psicólogo

Chapecó

Carlos Eduardo Borbolla

Carlos Eduardo Borbolla

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 69 perguntas sobre Transtorno Da Personalidade Esquizóide
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.