Boa noite, eu gostaria de saber quais as principais diferenças entre psiquiatra e psicólogo, e qual

5 respostas
Boa noite, eu gostaria de saber quais as principais diferenças entre psiquiatra e psicólogo, e qual dos dois especialistas devo procurar para fazer tratamento contra transtorno de ansiedade e/ou a síndrome do pensamento acelerado?
Olá, os dois são profissionais de saúde mental. O psiquiatra se preocupa mais em dar o diagnóstico, examinar os sintomas, pedir exames e medicar . Claro que um bom psiquiatra vai escutar atentamente o paciente a fim de que ele lhe conte tudo que sente, quando e porque mas o foco é mais a medicação.
O psicólogo desenvolve o método de psicoterapia, vai ouvir o paciente em varias e muitas sessões, analisar sua vida, descobrir origens e causas e através de “ cura pela palavra” ou orientação psicológica e encaminhá-lo para uma vida melhor livre de sintomas e aflições. Normalmente vamos ao psiquiatra uma vez por mês até ajustar a medicação e depois mais espacadamente. Um bom trabalho
com o psicólogo são sessões semanais por pelo menos 3 meses a fim de construir um bom vínculo de confiança onde juntos possam descobrir soluções para os conflitos.

Boa noite!
O psiquiatra é um profissional médico especialista em saúde mental. Cabe a ele diagnosticar através de uma entrevista estruturada e solicitar exames quando necessário para concluir o diagnóstico. Ele pode prescrever medicamentos para tratar alguma doença como transtorno de ansiedade e, também indicar outras medidas não farmacológicas como atividade física e acompanhamento psicológico. O psicólogo é o profissional que trabalha com os conflitos internos que geram incômodos e angústias. Ele busca a origem do problemas, a raiz e tenta conduzir o raciocínio para uma elaboração saudável do problema. Não deixe de buscar tratamento, a ansiedade pode ser controlada e sua vida ter mais qualidade.
Espero ter ajudado!
Um abraço,
Dra. Adriana S. Gatti.
Olá. O psicólogo é aquele que irá "escutar" o paciente. Muitos dos conflitos psíquicos são melhor elaborados pelo fato do sujeito fazer um bom uso da fala e a dirigir a um profissional que possa intervir a partir da escuta. À medida que o processo tenha continuidade, geralmente ocorrem modificações na queixa inicial e surgem novas questões. Em outros casos, pode ser necessária a utilização de uma medicação para acompanhar o processo. A medicação psiquiátrica, como o nome já diz, deve ser prescrita por um psiquiatra. Ele é o médico responsável por essa prescrição. Psicólogo e psiquiatra trabalham muito em parceria. Há sujeitos que preferem iniciar um tratamento com o psicólogo; outros buscam primeiro na medicação uma melhora para seus sintomas. Ambos podem auxiliar, de forma diferentes.
Ambos profissionais são capacitados para o tratamento de transtornos de ansiedade, porém de formas distintas. O Psiquiatra é um médico com especialização em psiquiatria e, como tal, é responsável pelo diagnóstico e prescrição de medicações específicas para o tratamento. É importante frisar que somente o psiquiatra pode prescrever tais medicações e avaliar riscos e possíveis efeitos colaterais, ajustando dosagens e frequencia da medicação prescrita. Em hipótese alguma aceite o remedinho que a vizinha ou parente tem na gaveta, ok.
Já o psicólogo vai buscar, junto com o paciente, as causas emocionais e ambientais envolvidas nos transtornos. Entre os psicólogos você vai encontrar algumas diferenças na técnica utilizada, sempre embasada em princípios teóricos, tais como Psicanálise, TCC, etc.
Nem sempre é necessário o uso de medicação, mas sempre é bom fazer psicoterapia para entender e aprender a lidar com as emoçoes e com as dificuldades que fazem emergir a ansiedade.
Tanto o psiquiatra quanto o psicólogo poderá te ajudar neste momento. Em alguns casos de transtorno de ansiedade, o processo terapêutico será suficiente para a compreensão das causas do sintoma, porém em outras situações, há necessidade de avaliação psiquiátrica, pois poderá ser necessária a prescrição de alguma medicação, até mesmo para um melhor resultado do processo terapêutico.