boa noite
minha questão é sobre pavor, pânico, descontrole de sapo. É possível tratamento?
Olá, a psicologia já tem bastantes estudos sobre a questão do pânico. Hoje a psicoterapia se sai muito bem no combate ao pânico.
Todas as abordagens tem seus méritos, mas a Terapia Cognitiva Comportamental vem se destacando bastante nessa área.

Consiga todas as respostas durante a Telemedicina

Agende uma Telemedicina e pergunte aos especialistas sobre tudo o que precisa sem sair de casa

Mostrar especialistas Como funciona?
 Juliana Cristina Paim
Juliana Cristina Paim
Psicólogo, Sexólogo
Brasília
O Tratamento cognitivo-comportamental costuma ser o mais indicado no caso de fobias específicas. As técnicas utilizadas envolvem a participação ativa do paciente e trazem alívio dos sintomas com relativa rapidez. Procure um profissional na sua cidade.

 Rita K. A.Costa
Rita K. A.Costa
Psicólogo
São Paulo
Sim. Existem várias técnicas que tratam fobia: programação neurolingüística, hipnose terapia cognitivo comportamental e neurofeedback.
Procure um profissional pra uma avaliação e definição sobre qual melhor método para você.
Grande abraço

Bom dia!

O pavor a sapos a que você se refere, trata-se de uma fobia específica e sim, tem tratamento. A TCC terapia Cognitivo Comportamental é muito eficaz no tratamento de fobias. Fico a disposição.

 Léa Michaan
Léa Michaan
Psicanalista, Psicólogo
São Paulo
O seu problema está relacionado com o fato de ser dominado pela sua mente, ao invés de domina-la!
A origem da palavra Pânico é mitológica, da caixa de pandora, ela abria a caixa, que tinha que ficar fechada, e de lá saiam todas as coisas que causam pan- medo! A caixa é uma analogia da nossa mente, dentro dela existe TUDO! As coisas que geram medo precisam ficar trancadas no fundo e nunca devem ser liberadas.
Fica aqui a dica para você se libertar do pânico. Observe sua mente e escolha as caixas de pensamentos que fazem bem, e trancafie, as caixas que fazem mal. A chave de sua mente está em suas mãos,
Um abraço,
Léa

 Alisson Ferreira Lepienski
Alisson Ferreira Lepienski
Psicólogo
São José Dos Pinhais
Olá! Sim, as psicoterapias possuem diversas técnicas que podem auxiliar no seu medo de sapos. As técnicas das terapias comportamentais e cognitivo-comportamentais têm se mostrado efetivas em diversos casos de fobias específicas. Dentre as técnicas estão a dessensibilização sistemática, o treino de controle de ansiedade e tantas outras. Sugiro que procure um profissional da área para avaliar melhor o seu caso e prover mais informações. Até mais.

Através da hipnose e da técnica de EMDR poderá te excelentes resultados, pois são técnicas bem específicas para eliminação de traumas e fobias. Quando um paciente não se responde a hipnose utilizo o EMDR.

 Natália Lenzi Nodari
Natália Lenzi Nodari
Psicólogo
Florianópolis
Sim, é possível! A Terapia Cognitivo-comportamental é baseada em evidências científicas e indicada no tratamento de fobias. Por ser um tratamento focal, é muito eficaz e rápida. O medo (ou pavor) de animais é algo muito comum, por isso procure um psicólogo cognitivo-comportamental para uma avaliação, ok? :)

Olá! A Terapia Cognitivo-Comportamental possui algumas técnicas específicas para o tratamento de Fobias; tal como a dessensinbilização sistemática. Esta técnica traz como pressuposto que quando eu fujo/esquivo do elemento fóbico ele aumenta de valor. Isto quer dizer se eu tenho medo de cachorro e nunca me exponho a cães, um poodle vira um doberman. Assim, um psicólogo com esta formação irá alinhar o seu tratamento com a sua fobia. Espero ter ajudado!

Olá! Fobias específicas, como no caso de sapos, possuem tratamento tendo a terapia cognitivo-comportamental uma excelente aliada nesse processo. Um abraço!

Especialistas em Terapia Cognitivo-Comportamental

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 67 perguntas sobre Terapia Cognitivo-Comportamental

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.