Boa Noite. Transtorno de Estress Pós Traumático é o mesmo de Sindrme de Burnout?

9 respostas
Boa Noite. Transtorno de Estress Pós Traumático é o mesmo de Sindrme de Burnout?
São patologias distintas, Síndrome de Burnout se refere a "esgotamento" físico e psicológico, normalmente causado por grande esforço no trabalho, e estresse pós traumático por fenômenos traumáticos que ficaram registrado no psiquismo. No entanto, o tratamento é praticamente o mesmo, apoio psiquiátrico com uma medicação em dose terapêutica e a psicoterapia.

Boa tarde. Essas duas patologias são coisas diferentes. Enquanto a síndrome do stress pós traumático é um evento que deixa o indivíduo em estado de alerta, com medo, fragilizado e com dificuldades de ter algumas vivências baseadas na expectativa de que o evento negativo possa vir a ocorrer novamente. Já a síndrome de Burnout é o esgotamento mental decorrente do ambiente de trabalho, que pode ser desencadeado por bullying ou outros fatores. Essas duas síndromes em algum momento até podem se encontrar numa patologia, mas não são sinônimas, sendo uma bem diferente da outra. Espero ter colaborado. Forte abraço.
O Estresse Pós Traumatico é um evento de grande monta que pode causar sintomas de ansiedade elevada, depressão e até síndrome do pânico.
A Síndrome de Bournout é o estresse cumulativo. O profissional tem uma idealização do seu trabalho e do desempenho que atingirá, a frustração de não atingir seus objetivos, associada as questões do ambiente de trabalho, levam a uma apatia, que leva a pessoa a uma "queima total". Aquilo que seria o seu grande objetivo perde o sentido, inclusive a própria vida. O tratamento deve ser medicamentoso e Psicoterapico, para que pessoa ressignifique seu seido de vida no sentido mais amplo, profissional e pessoal.
Abraços
O trastorno de estresse Pós-Traumático se refere a um conjunto de sintomas com alto nível de ansiedade com o sentimento do sujeito estar revivendo um evento traumático, que pode ser, por exemplo, um assalto, uma situação de violência, um acidente, entre outros.

O Burnout, por sua vez, se refere à experiência de trabalho. A palavra em inglês que se relaciona a ideia de algo que deixou de acontecer, tendo em vista a exaustão do sujeito relacionada às atividades e as relações laborais.
Sobre o tema do sofrimento relacionado ao trabalho, prefiro as contribuições da psicodinâmica do trabalho propostas pelo Prof. C. Dejours, que aborda o modo como as transformações da sociedade pela via das avaliações individuais e pelo enfraquecimento das colaborações coletivas, contribuem para o isolamento e sofrimento dos sujeitos no espaço e nas relações de trabalho.
Não é o mesmo. Mas para poder ajudar você poderia apresentar o que vc sente, assim ficaria mais fácil ajuda lá.
Embora as duas situações sejam referentes a um alto nível de estresse, o que as distingue são quando a origem dos sintomas. O estresse pós-traumático é decorrente de algum evento traumático, como por exemplo, estupro, acidentes, vivenciar atos de violência contra si ou contra outros etc. Já a Síndrome de Burnout se refere ao estresse no ambiente de trabalho, com pessoas que se dedicam muito ao trabalho e se frustram com os resultados obtidos.
Em ambos os casos de necessita de auxílio psiquiátrico e psicoterapia. O EMDR e o Brainspotting tem tido ótimos resultados no tratamento desses transtornos
Não. Há uma singela distinção, embora o TEPT (Transtorno do estresse pós-traumático) pode ocorrer no ambiente laboral e/ou desencadear ou potencializar a Síndrome de Burnout. Mas vamos la! O TEPT é um distúrbio caracterizado pela DIFICULDADE EM SE RECUPERAR depois de vivenciar ou testemunhar um acontecimento assustador. Já a Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico que se caracteriza PELO ESGOTAMENTO físico, mental e psíquico do paciente. Esse transtorno se desenvolve devido ao acumulo de estresse no trabalho, por exemplo. Espero ter ajudado! Saliento que para ambos os transtornos é necessário o acompanhamento psicológico, inclusive, com a abordagem cognitivo comportamental, pois tal abordagem oferecerá estrategias de enfrentamento ao ao paciente em ambos os casos .
São patologias diferentes!

O transtorno do estresse pós-traumático acontece após a pessoa ter vivenciado alguma situação que gerou algum tipo de trauma, com isso, ela desencadeia um comportamento ansioso,sobretudo quando fatos semelhantes resgatam as lembranças desse evento estressor.
Já a Síndrome de Burnout é um quadro crítico de estresse no trabalho que causa uma perda de energia,levando à uma sensação de exaustão a esse ambiente de trabalho e provocando um adoecimento do papel profissional, comprometendo com isso a rotina dessa pessoa.
É indicado para os dois casos que procure ajuda profissional,seja orientado por um psicólogo para iniciar a psicoterapia e por um psiquiatra, se houver necessidade, para dar início ao tratamento medicamentoso.

Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida e me coloco à disposição para qualquer outra solicitação.

Cuide da sua saúde emocional, faça terapia!
Olá! Não são a mesma coisa. O estresse pós traumático ocorre após um evento intenso e estressante. Já a síndrome de Burnout está ligada ao esgotamento emocional e mental por conta da relação com trabalho e obrigações do dia-a-dia.