Bom dia fiz minha operacao mas o pterigio voltou, é normal? Minha visao esta pior q antes

3 respostas
Bom dia fiz minha operacao mas o pterigio voltou, é normal? Minha visao esta pior q antes
Há diversas formas de se operar pterígio, algumas com taxa de recorrência elevadas. A técnica mais utilizada atualmente é com transplante de conjuntiva (que é como uma pele do olho fininha e transparente).
O transplante de conjuntiva foi popularizado a partir de 1985 como método efetivo para reduzir as taxas de recidiva do pterígio. Estudos observaram recorrência de 5,3% em pterígios avançados ou recidivados. No entanto, taxas maiores de recidiva foram detectadas em áreas geográficas com maior exposição à radiação ultravioleta.
Outra forma de diminuir o risco de recidiva é a utilização de mitomicina (similar a quimioterapia) no entanto, essa medicação pode estar relacionada a complicações, algumas de significativo grau de severidade.
Converse com seu oftalmologia se vale a pena operar novamente com alguma técnica diferente ou uso de alguma medicação.

O Pterigio pode recidivar (voltar) após a cirurgia numa taxa entre 5 e 15% dos casos operados. A recidiva é mais comum em pacientes jovens, com maior exposição à luz solar. Algumas técnicas tem se mostrado eficientes para tentar reduzir a possibilidade de recidiva( retorno da lesão). Entre elas o emprego do transplante de conjuntiva, em especial quando é fixado com cola biológica (ao invés de pontos de sutura), além disso no intra operatório pode ser usado um agente quimioterápico como a Mitomicina C em pequenas concentrações. Outra técnica que pode ser utilizada quando o Pterigio recidiva é utilizar uma membrana amniótica (devidamente processada e esterilizada) de um doador para recobrir o local afetado após a remoção do Pterigio. Converse com seu oftalmologista quanto aos riscos e benefícios de uma nova cirurgia, bem como a técnica a ser utilizada. Nos locais com grande exposição solar como no Norte e Nordeste de nosso País, bem como na Austrália, o Pterigio é uma causa importante de cegueira, e deve ser tratado nos estágios iniciais para evitar maiores problemas e riscos.
A recidiva não é tão comum. Vai depender da técnica utilizada sob microscopia cirúrgica,idade do paciente,agressividade do pterigeo,pós operatorio inadequado.Hoje em dia é utilizado ressecção simples, transplante de conjuntiva ou rotação de retalho com
suturas ou cola,associado ao uso de mitomicina 0,02% durante 14 dias.Mesmo utilizando técnicas especiais e tomando todo cuidado no pós-operatório, ainda existe possibilidade de recidiva.Caso isso aconteça, ainda tem o recurso de membrana amniótica.