Bom dia fiz minha operacao mas o pterigio voltou, é normal? Minha visao esta pior q antes

3 respostas
Bom dia fiz minha operacao mas o pterigio voltou, é normal? Minha visao esta pior q antes
Há diversas formas de se operar pterígio, algumas com taxa de recorrência elevadas. A técnica mais utilizada atualmente é com transplante de conjuntiva (que é como uma pele do olho fininha e transparente).
O transplante de conjuntiva foi popularizado a partir de 1985 como método efetivo para reduzir as taxas de recidiva do pterígio. Estudos observaram recorrência de 5,3% em pterígios avançados ou recidivados. No entanto, taxas maiores de recidiva foram detectadas em áreas geográficas com maior exposição à radiação ultravioleta.
Outra forma de diminuir o risco de recidiva é a utilização de mitomicina (similar a quimioterapia) no entanto, essa medicação pode estar relacionada a complicações, algumas de significativo grau de severidade.
Converse com seu oftalmologia se vale a pena operar novamente com alguma técnica diferente ou uso de alguma medicação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O Pterigio pode recidivar (voltar) após a cirurgia numa taxa entre 5 e 15% dos casos operados. A recidiva é mais comum em pacientes jovens, com maior exposição à luz solar. Algumas técnicas tem se mostrado eficientes para tentar reduzir a possibilidade de recidiva( retorno da lesão). Entre elas o emprego do transplante de conjuntiva, em especial quando é fixado com cola biológica (ao invés de pontos de sutura), além disso no intra operatório pode ser usado um agente quimioterápico como a Mitomicina C em pequenas concentrações. Outra técnica que pode ser utilizada quando o Pterigio recidiva é utilizar uma membrana amniótica (devidamente processada e esterilizada) de um doador para recobrir o local afetado após a remoção do Pterigio. Converse com seu oftalmologista quanto aos riscos e benefícios de uma nova cirurgia, bem como a técnica a ser utilizada. Nos locais com grande exposição solar como no Norte e Nordeste de nosso País, bem como na Austrália, o Pterigio é uma causa importante de cegueira, e deve ser tratado nos estágios iniciais para evitar maiores problemas e riscos.
A recidiva não é tão comum. Vai depender da técnica utilizada sob microscopia cirúrgica,idade do paciente,agressividade do pterigeo,pós operatorio inadequado.Hoje em dia é utilizado ressecção simples, transplante de conjuntiva ou rotação de retalho com
suturas ou cola,associado ao uso de mitomicina 0,02% durante 14 dias.Mesmo utilizando técnicas especiais e tomando todo cuidado no pós-operatório, ainda existe possibilidade de recidiva.Caso isso aconteça, ainda tem o recurso de membrana amniótica.

Especialistas

Laura Capitian

Laura Capitian

Oftalmologista

São Paulo

Naiane Ramos Vidal

Naiane Ramos Vidal

Oftalmologista

Boa Vista

Rafaela Polezi

Rafaela Polezi

Oftalmologista

Penápolis

Marcela Costa Cruz Andrade

Marcela Costa Cruz Andrade

Oftalmologista

Bauru

Gilberto Vianna Sanches Junior

Gilberto Vianna Sanches Junior

Oftalmologista

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 148 perguntas sobre Pterígio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.