Bom dia! Meu filho tem 11 anos e é super desorganizado. Constantemente tenho que lembrá-lo de ativid

27 respostas
Bom dia! Meu filho tem 11 anos e é super desorganizado. Constantemente tenho que lembrá-lo de atividades que fazem parte de sua rotina (como arrumar a cama, arrumar o material, entre outros), não tem cuidado com os seus pertences, perde objetos, esquece de fatos que aconteceram recentemente, porém, tira notas boas e tem ótima memória para o que ele gosta, com localização e números. Na escola os professores reclamam da organização dos cadernos, que ele esquece de responder questões em prova (já deixou páginas em branco, disse q não viu), mas não tem problemas de disciplina. Se relaciona super bem com os colegas. Ele pode ter TDA? Obrigada
Olá. Sua preocupação é muito válida. Se por um lado você diz que seu filho é "super desorganizado", vivemos numa época em que as crianças são super diagnosticadas. O que é um perigo na infância. Enquanto criança, e mesmo na adolescência, o ser humano está em franco desenvolvimento e quadros diagnósticos só podem ser esboçados nesse período, pois há grande possibilidade de modificação dos sintomas conforme o sujeito se desenvolve. Porém também não é o caso de negligenciar a saúde mental nessas etapas, mas ter um outro olhar. Se ele tem outras áreas da vida bem desenvolvidas, como a socialização e algumas inteligências (para as quais ele tem mais interesse), ele pode ser uma pessoa de grande potencial, mas com algum conflito psicológico não bem trabalhado que o deixa desorganizado e relapso com algumas coisas. Aconselho a busca por orientação com um(a) psicólogo(a) caso esteja notando maiores prejuízos na vida do seu filho. Enquanto cuidadora, é importante que você e quem mais for responsável por ele estejam seguros sobre a criação do seu filho, o que um aconselhamento com um profissional da saúde mental também pode auxiliar. Abraço!

Olá,
Concordo com os argumentos dos colegas que já responderam e destaco que a busca de ajuda numa avaliação neuropsicológica e tratamento terapêutico pode contribuir para descobrir se há fatores emocionais que justificam esta desorganização e distratibilidade. Muitas vezes, fica descartada pela avaliação as questões neurológicas e a terapia vem para investigar e contribuir para questões afetivas e psíquicas que causam tais sintomas.
Há profissionais qualificados que podem te orientar a partir da avaliação para TDAH.
Boa sorte!
Olá! Há outros elementos para serem avaliados antes de confirmar o diagnóstico. Sugiro que procure um psicólogo para realizar essa avaliação. Além disso, esse profissional poderá ajudar o seu filho na questão comportamental da organização.
Olá! Pra diagnosticar o TDA ou TDAH, é necessário uma avaliação criteriosa realizada por um profissional capacitado. Acredito que tem fundamento sua hipótese, procure um psicólogo para fazer essa avaliação.
Seu filho com certeza está precisando de ajuda. Seria interessante procurar um diagnóstico o mais rápido possível pois ele pela sua descrição parece ser uma criança dócil e pelas boas notas, inteligente.O fato de não conseguir se organizar e tudo o que for decorrente disso pode colocá- lo em situações de julgamento causando assim danos a sua autoestima. Conhecendo a origem do problema ele e a família poderão receber contribuições valiosas para o manejo desta situação.
Seu filho é bem resolvido em quase tudo. Só um pouco relaxado com a organização e o foco no que está fazendo.
Você diz que ele não arruma sua cama, não cuida de seus pertences, etc. Será que isso não é consequência de como você trata seu filho?
Será que você, como mãe organizada que deve ser, não acaba fazendo as coisas por ele, e não fica lembrando a ele o que ele deveria fazer, a todo momento?
Acho que esses comportamentos de disciplina devem ser desenvolvidos de outra maneira. Não é só falar o que tem que fazer. É conseguir que ele adquira disciplina aos poucos. E isso exige de você uma constante presença e observação do comportamento dele, incentivando-o e elogiando -o a cada etapa conseguida.
Tente.
Se for muito difícil para você, procure ajuda de um psicólogo,
Ola! Nem todo esquecimento e desorganização vão indicar um transtorno. Existem alguns critérios, inclusive descartando fatores familiares e psicológicos, para se descartar ou confirmar o diagnóstico. Sugiro uma avaliação com um psicólogo (a) para verificar o que realmente está acontecendo e os prejuízos causados no dia a dia, pois isso é fundamental para nos dar segurança de apontar ou não para um transtorno, ou se é uma questão de reestruturação da rotina.
Olá. Antes de se pensar em sinais possíveis para se fazer um diagnóstico psiquiátrico na infância, diversos elementos precisam ser considerados e compreendidos dentro de uma perspectiva clínica que, não se guia apenas por sintomas "observáveis". De acordo com o seu relato, o seu filho tem um bom desempenho escolar e convívio social. Então, apresentar desatenção e descuido não representa necessariamente que estamos lidando com um transtorno, vamos com calma. Mas, se esta desorganização perpassa o espaço de casa, sendo percebida no âmbito escolar, vale ficar atento para que esta "desorganização" possa ser melhor direcionada e entendida. Neste sentido, levar o seu filho a uma consulta com a/(o) psicóloga pode ajudar a esclarecer, inclusive, que se trata apenas de uma preocupação.
Olá tudo bem! A desorganização ou a desatenção não representa um transtorno de TDAH, sugiro que você procure um psicólogo que vai lhe ajudar a esclarecer melhor sobre esse comportamento. Pois são comportamentos que podem ser trabalhos com ajuda de um profissional.
Para ter certeza de um diagnóstico preciso, faltam algumas informações. Para tanto, torna-se necessária uma avaliação psicológica.
É importante fazer uma avaliação Neuropsicológica a fim de detectar o problema de fato do seu filho, para sim buscar um tratamento e acompanhamento psicológico
Gostaria de introduzir outras questões para contribuir. Em primeiro lugar considero que educação dos filhos é mesmo um desafio, por isto recuso a convenção social preconceituosa de que esta tarefa caberia somente à mãe. Quando o trabalho é coletivo e coerente as tarefas se tornam um pouco mais fácil. Perguntaria a razão pela qual a participação do parceiro(a) não é mencionada. Caberia também perguntar quais os outros modelos de referência por meio dos quais o seu filho tem se reportado? De que modo você como mãe tem tratado este modelo de modo a reforçar (ou desqualificar) esta referência em seu comportamento? Uma criança raramente é culpada por apresentar um transtorno de comportamento porque normalmente ela “aprende” com seus pais ou referentes. Entretanto, em casos muito específicos, também é possível que ela tenha TDAH, diagnóstico este que cabe a profissionais bem qualificados que são capazes de discernir entre ser criança e ser reduzida a uma patologia.
Embora a desorganização e o “esquecimento” constem da lista de critérios para o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade, segundo o DSM -5, há muitas outras razões pelas quais uma criança apresenta tais comportamentos. Além disso, dentre os critérios, consta a necessidade de prejuízo significativo em mais de um ambiente nos quais a pessoa convive, por exemplo, em casa, na escola, ou no trabalho (no caso de um adulto). Minha recomendação é que você procure um(a) neuropsicólogo(a) para uma avaliação completa, pois será possível conhecer todas as áreas de funcionamento cognitivo de seu filho, além da área emocional. Com isso será possível se chegar a uma conclusão que explique esses comportamentos.
Olá, boa tarde!
O comportamento que seu filho está tendo, não quer dizer que seja TDAH, pode está expressando sentimentos, sendo desorganizado porque nunca ninguém orientou, muitas vezes só impôs, falta de educação, ou achar que não quer fazer é pronto, pode ser um comportamento opositor desafiador. Deixe ele falar dos seus sentimentos, acolha, diga que quer ajudar no que ele precisar. Quem ama compreende, ama e educa. Paciência, limites e amor..abraço
Oi mãe.
Seu filho faz algum esporte? Verifique como anda a vida dele num todo. Se faz amigos e conserva. Seria importante mais detalhes.
Te convidamos para uma consulta: Orientação aos pais - R$ 120
Olá, parece que ele tem uma super atenção no que lhe é de interesse e uma desatenção no que é na verdade de interesse seu e de outros adultos, você acha que lhe falta atenção ? Cuidado com diagnósticos feitos aqui na internet, procure um profissional de psicologia. Comportamentos são mais que o diagnóstico que fazemos dele, entender a dinâmica familiar, nesse caso, é fundamental para entender o que está criança esta sentindo e mostrando pra família. Procure um psicólogo, principalmente se essa dinâmica tem trazido sofrimento para algum membro da família, mesmo que seja só em você.
Olá,

Nesta idade é esperado que se apresente desorganização, desleixo e preguiça. O tempo de resposta do adolescente vai variar de pessoa para pessoa.
Independente disso, a orientação dos pais deve ocorrer até que ocorra a maturação deste período.
Olá, além do que já foi postado pelo colegas, posso acrescentar que há técnicas que os pais e o profissional de psicologia podem utilizar para ajudar seu filho a ficar mais atento, mas sem desconsiderar que pequenas desatenções são comuns nessa idade. Penso que vale a pena consultar um profissional para fazer uma avaliação do caso e ajudar naquilo que esteja causando algum tipo de prejuízo à vida dele. Abraço.
Obrigado pela sua pergunta. É muito comum nos dias de hoje esse formato de questão: "eu tenho esse diagnóstico?". No entanto, apesar da importância de se realizar uma avaliação psicológica quando se achar necessário, não podemos colocar o diagnóstico como um fim em si mesmo. Isso poderá ajudar profissionais e educadores a lidarem melhor com seu filho, mas é necessário que se possa ouvi-lo para além de um termo técnico que não define a riqueza e a singularidade de sua personalidade.
Você se preocupa com seu filho, um disciplinado e sociável jovem de 11anos, que apresenta seletividade de memória, dificuldade de atenção e de organização.

Todavia, notei que sintomas frequentes no caso de TDAH como impulsividade e hiperatividade não foram citados em sua descrição, o que pode indicar inexistência dos mesmos.

É importante lembrar que desatenção e desorganização são características comuns a pessoas saudáveis na idade em que seu filho se encontra e que apesar da desorganização percebida por você e pelos professores, ele não tem dificuldade no aprendizado (tira boas notas) e nem de socializar-se (demonstra integração com os colegas), situações nem sempre presentes nos portadores de TDAH.

Entretanto, considero suas observações muito importantes e sugiro que vc continue atenta.
Se partir dele a queixa quanto a este funcionamento mental desorganizado e dispersivo, ou caso você perceba que as características acima causam a ele algum tipo de sofrimento tais como baixa autoestima e comprometimento na qualidade de vida, neste momento será importante buscar ajuda especializada para prestar o atendimento necessário seja relativo a este diagnóstico que vc questionou ou outro a ser pesquisado.

Abraços.
Psicóloga Carmen Bitarães (Belo Horizonte)
Olá; os sintomas que você descreve podem sim ser sintomas de TDAH, mas também podem ser sintomas de outros transtornos e de transtorno nenhum. Eu recomendo que você leve seu filho para fazer uma avaliação neuropsicológica para aferir se realmente existe alguma patologia ou se é somente uma questão de manejo. Veja pessoas com TDAh do tipo mais impulsivo e desexecutivo ou que tem uma inteligência acima da média costumam sair-se bem na escola. Mas um diagnóstico neuropsicologico estuda todo o neurodesenvolvimento da criança, faz inúmeros testes (atenção, memória, raciocinio; planejamento; emocional; psicomotor; iniciação; organização espacial, etc) para ai sim poder fechar o diagnóstico. Procure um neuropsicólogo.
Olá. Apesar da desorganização ser uma característica bem presente nessa idade, é importante que você procure um neuropsicólogo para fazer uma avaliação diagnostica do caso para aplicar o tratamento de forma correta.
Olá! O TDAH pode apresentar-se de 3 formas: predominância da desatenção, predominância da impulsividade/ hiperatividade, ou a forma associada, na qual existem sinais tanto de desatenção quanto de Hiperatividade. A avaliação costuma ser feita em casa, na escola e em outros ambientes sociais para que se possa compreender se os sintomas surgem em momentos e locais específicos ou se é algo o presente em diferentes contextos. O fato do seu filho ter boas notas não necessariamente descarta o TDAH, pois algumas pessoas c esse diagnóstico podem ter em associação Altas Habilidades. Além disso, há a questão do hiperfoco para matérias ou atividades que sejam do interesse e isso decorre de um processo de regulação neuroquímica. Então sugiro que busque um psicólogo especialista nesta temática do TDAH, um neuropsicólogo ou um psiquiatra infantil para auxiliá-la neste processo. Estou à disposição para ajudá-la ;)
Olá, boa tarde, tudo bem?
Os sintomas que você citou se enquadram no diagnóstico do TDA, pois nele, a memória, ou desenvolvimento intelectual não são prejudicados. Comportamentos de desatenção são, realmente, mais relevantes. Porém, para que ele tenha um diagnóstico do TDA, é necessário que se busque os serviços de profissionais da Psiquiatria e Neuropsicologia.
Espero ter esclarecido.
Estou à disposição!
Bom dia. É sim uma possibilidade, mas devemos considerar a rotina dele, se está pesada, se é preciso muita responsabilidade para a idade dele, enfim. Muitos fatores podem influenciar, sem ser necessariamente um TDAH. Algo que ajudaria é colocar lembretes em seu celular, ou em papeis para ajudá-lo.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento do tdah - R$ 175
Os sintomas que você descreveu, como desorganização, dificuldade em lembrar-se de atividades diárias, perda de objetos e problemas de organização nos cadernos da escola, PODEM ser indícios de dificuldades relacionadas à atenção e organização.
Se você está preocupada com o comportamento do seu filho e acha que ele pode ter TDAH, é recomendável buscar a avaliação de um profissional de saúde para uma avaliação adequada. O profissional irá realizar uma análise detalhada do comportamento e dos sintomas do seu filho, levando em consideração informações de diferentes contextos (como em casa e na escola) e, se necessário, poderá solicitar informações adicionais de professores ou realizar testes específicos.
Entendo suas preocupações em relação ao seu filho. A descrição que você forneceu sugere alguns comportamentos que podem estar relacionados ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). No entanto, é importante lembrar que apenas um profissional de saúde mental pode fazer um diagnóstico preciso. Vou compartilhar informações relevantes sobre o TDAH e como você pode proceder:

O que é o TDAH?
O TDAH é um transtorno neurobiológico caracterizado pela combinação de sintomas de desatenção, hiperatividade (inquietude motora) e impulsividade.
Ele geralmente se manifesta na infância e, em muitos casos, persiste ao longo da vida.
Sintomas do TDAH:
Desatenção: Dificuldade em prestar atenção a detalhes, cometer erros por distração, parecer não ouvir quando alguém fala diretamente com ele.
Hiperatividade: Inquietação, dificuldade em ficar parado, mexer-se excessivamente.
Impulsividade: Tomar decisões sem pensar nas consequências, interromper os outros.
Variações do TDAH:
Existem três subtipos:
Apresentação combinada: Sintomas de desatenção e hiperatividade-impulsividade.
Predominantemente desatento: Sintomas de desatenção sem hiperatividade.
Predominantemente hiperativo-impulsivo: Sintomas de hiperatividade-impulsividade sem desatenção.
Causas do TDAH:
Fatores genéticos: Existe uma forte associação com histórico familiar.
Anormalidades cerebrais: Estudos de imagem mostram disfunções em áreas cerebrais específicas.
Fatores ambientais: Exposição a neurotoxinas, abuso infantil, entre outros.
Avaliação e Diagnóstico:
Consulte um psicólogo ou psiquiatra para avaliação detalhada.
Os professores também podem fornecer informações valiosas sobre o comportamento escolar.
Tratamento e Suporte:
O tratamento precoce é essencial.
Opções incluem terapia comportamental, apoio educacional e, em alguns casos, medicamentos.
Dicas para Pais:
Rotina clara: Estabeleça uma rotina consistente.
Compreensão e paciência: Evite comparações e seja compreensivo.
Estimule a criatividade: Brinque com ele, incentive a imaginação.
Lembre-se de que cada criança é única, e o diagnóstico deve ser feito por um profissional. Se você suspeita do TDAH, consulte um especialista para orientação adequada.