Bom dia, meu filho tem um placa no fêmur a 5 anos, e começou dar complicações, um parafuso esta sain

2 respostas
Bom dia, meu filho tem um placa no fêmur a 5 anos, e começou dar complicações, um parafuso esta saindo do local e, abriu um buraco onde tem a cirurgia e esta com infecção. Ele esta no hospital tomando antibiótico. Gostaria de saber se teria que tirar a placa para não dar mais problemas?
Boa tarde! Quando há infecção não-aguda (e sabemos que não é aguda porque já há o buraco, uma fístula) na presença de implante (placa) há necessidade da retirada dos implantes (placas / parafusos etc) pois há formação de biofilme nestes materiais, isto é, a bactéria passa a ter um ambiente seguro onde morar em que nem mesmo um antibiótico eficaz é capaz de matá-la completamente naquela superfície.

Se a cirurgia tem 5 anos, a placa já poderia ser retirada, se houvesse necessidade.
Se há este "buraco" ao redor de um dos parafusos e pus no local, o interessante seria retirar o material, realizar a limpeza local e também a retirada de parte do osso acometido pela infecção. Dependendo da quantidade de osso retirada, pode enfraquecer o fêmur e ser necessária a colocação de algum tipo de fixação externa (aqueles pinos que saem pela pele).