Bom dia !!!! Minha mãe teve uma TVP e está fazendo uso de xarelton 15mg ao dia e no momento não temo

16 respostas
Bom dia !!!! Minha mãe teve uma TVP e está fazendo uso de xarelton 15mg ao dia e no momento não temos como comprar. Será q ela não pode ficar tomando o marevan no lugar do xarelton ??
É uma possibilidade porém o Marevan exige um controle laboratorial rigoroso no início do tratamento, na maioria das vezes semanalmente até que seja atingido o nível de anticoagulação ideal, posteriormente os controles laboratoriais vão ficando mais espaçados.

O Xarelto e os novos anticoagulantes apresentam um perfil de segurança melhor que o Marevan .
Realmente o preço influencia a compra .
Sugiro retornar ao vascular que orientou o uso do xarelto para sanar essas duvidas, pois existem outros fatores clinicos que podem contraindicar o uso do marevan .
A dosagem que você indicou de 15 mg uma vez ao dia não é a mais comum para o uso de xarelto em TVP. Se esta dosagem foi ajustada ao caso dela por alguma outra intercorrência clinica isto precisa ser informado ao medico que poderá fazer o ajuste de dosagem de Marevam. A troca pura e simples de um medicamento para o outro não é possível sem acompanhamento medico e exames de controle. (estes exames não são necessários no caso do uso de Xarelto)
Boa tarde, sobre o tratamento de trombose venosa profunda...se sua mãe está em uso de xarelto 15 mg...provável 2x ao dia , possivelmente está em tratamento em fase “recente” “aguda” sendo possível sim a mudança para mareavan porém deve ser muito bem orientado essa migração de tratamento e é claro avaliar a possibilidade de mudança ! Mas acredite, nos dias de hoje esses novos anticoagulantes estão com um grau de segurança ao paciente muito grande e por isso hoje são nossas primeiras linhas de tratamento! A disposição ????
É possível fazer a substituição das medicações em questão. Cada uma possui particularidades e há necessidade de acompanhamento regular com o médico que te atendeu.
Bom dia,

Para que ela possa realizar tal substituição, deve-se procurar a orientação médica correta para transição entre as medicações para que ela não tenha complicações relacionadas ao aumento do risco de complicações hemorrágicas (sangramento).
Assim como a partir do momento que ela trocar pelo Marevam ela terá que fazer o controle de RNI. O RNI é um exame de sangue que vai dizer se a dose do Marevam está boa ou não, pois essa medicação não tem um comportamento similar entre pacientes, variando muito a sua resposta. Sem o controle de RNI não podemos determinar a dose correta, desta forma ela estaria sob risco de superdosagem ou subdosagem.
Procure um médico que possa te passar adequadamente as orientações.
Olá amigo! Desde que sua mãe seja acompanhada por um médico, não há problema quanto a substituição do Xarelto pelo Marevan. Entretanto, existe a necessidade da realização de exame de sangue periódico, sempre tento um médico para orientar quanto a dosagem da medição em conformidade com o resultado dos exames. Espero ter te ajudado.

Álvaro Durães
O Xarelto é uma das drogas mais atuais e seguras para o tratamento da TVP . O marevan é uma droga mais barata , porem com mais efeitos colaterais , requerendo a coleta semanal de exame de sangue enquanto durar o tratamento.Converse com seu medico para maiores detalhes.
É possível sim ser feita a troca. Porém o Marevan precisa ser monitorado de perto com realização de exames de sangue periódicos voltados para a coagulação para saber se a dose administrada está adequada para o paciente.
Pode sim , usar marevan, desde que se faça exames sanguíneo periodicamente para o controle de sangramento.
Poder , pode porem, você terá que leva la ao profissional que a acompanha porque a dose do Marevam precisa ser ajustada, pois é individualizada, necessita de ajuste e este é feito através e exame de sangue, além de ajustes na dieta e nas medicações, a troca terá necessariamente que ser feita pelo médico dela.
Pode ser feita a troca sim,porém com orientações médicas pois o Marevan não tem um efeito imediato. É necessário um período de transição.
Em muitos casos, salvo contraindicação, o marevan pode substituir o xarelto sim, sendo uma medicação mais barata. No entanto, a substituição não é simples e deve ser feita com orientação médica e, em alguns casos, demanda alguns dias de internação. Além disso, o marevan possui uma lista um pouco maior de interações medicamentosas e alimentares e deve ser monitorado mensalmente com exames de sangue para controle da dose.
Precisa procurar um angiologista necessariamente para se orientar quanto à troca.
Apesar das duas medicações poderem ser usadas para o tratamento de TVP, elas são bem diferentes no manejo. O Marevan precisa ser monitorado com dosagens de TAP/RNI, um exame que analisa a efetividade da medicação e o Xarelto age em outro ponto da coagulação. Esta modificação precisa ser acompanhada pelo médico que está fazendo o tratamento da sua mãe.
caso não exista contra-indicação ao Marevan a mudança poderá ser realizada ressalvando a necessidade de ajuste e controle de dose através de exames laboratoriais.
O xarelto é mais seguro que o marevan , pois não exige controles regulares de exames de sangue e apresenta menor risco de sangramento. Entretanto, é significativamente mais caro. Caso realmente não consiga comprar essa medicação, convém conversar com seu médico a respeito da troca por marevan. É importante lembrar que o uso irregular de qualquer um dos dois pode causar malefícios.