Bulimia é possível ser tratada apenas com a psicoterapia? É possível se recuperar 100% ?

29 respostas
Bulimia é possível ser tratada apenas com a psicoterapia? É possível se recuperar 100% ?
Boa noite!
Sim é possivel, porém o uso de medicação ajuda muito no tratamento. Sempre a associação de psicoterapia e psiquiatria tem melhor resultado. Procure associar!

abs

Boa noite, se as causas são ligada a baixa autoestima, fatores emocionais, depressão, ansiedade, pode ser que o processo psicoterapêutico seja suficiente, porém consultar um psiquiatra é sábio e aconselhável. Fazer um checape para saber o estado de saúde em geral para tirar todas as duvidas sobre as causa do transtorno bulímico é importante e também um pre requisito para o caminho versus a cura; se o caso não é recidivo a psicoterapia pode ajudar sim a se recuperar.
Olá, o importante é fazer um trabalho multidisciplinar, ou seja, passar com o psiquiatra e paralelamente com o psicólogo com o objetivo de se aprofundar nas questões geradoras de conflitos.
boa sorte.
Olá! É possível sim, contudo a psicoterapia associada à medicação costuma ter um retorno mais rápido, pois serão tratados sintomas e causas concomitantemente. Desejo melhoras!
É possível tratar a Bulimia somente com Psicoterapia, se incluir antidepressivos, a evolução será mais rápida.
A Psicoterapia cuidará das causas, o que levou o paciente a desenvolver e como resolver suas próprias questões, lembrando que a Bulimia é um distúrbio de imagem, no qual o paciente não consegue aceitar seu corpo da forma como é, ou tem a impressão de que está acima do peso, podendo desenvolver um quadro de ansiedade e baixa autoestima.
Espero que tenha lhe ajudado, estou a disposição
Abraço
Vera Pelizzari
É muito importante a escolha de um processo terapêutico com o qual se identifique, assim como um psicólogo também, com certeza isso irá colabora e muito para um resultado positivo através da psicoterapia. Se durante o tratamento você entender que a consulta com o psiquiatra trará uma complementação ao tratamento isso ajudará e muito.
O tratamento da bulimia mais efetivo é feito de maneira multidisciplinar, incluindo psicólogo, nutricionista e psiquiatra. A bulimia (assim como a anorexia) geralmente está relacionada com uma mudança radical na vida da pessoa (prevalência 9x maior em adolescentes do sexo feminino), especificamente na adolescência, principal momento de seu surgimento. A terapia psicológica ajuda a lidar com a falta de recursos, o vazio, as aflições que atacam o ideal estético, solidão e desamparo; a nutricionista colabora com a criação e manutenção de hábitos alimentares melhores; a psiquiatria com o controle de sintomas mais graves, como falta de sono, depressão, agitação excessiva, etc. Espero ter ajudado.
Bom dia! Destaco a importância que tem a consideração de que todo processo psicoterápico e/ou analítico parte do pressuposto de um progresso pessoal, que leva em consideração as particularidades (fatores) de cada indivíduo, desta forma, não tem como determinar de forma generalista que só a psicoterapia será suficiente ou se será necessário um acompanhamento multidisciplinar; cada caso é um caso.
Sugiro que se, este caso for referente à você, que inicie uma análise pessoal individual, com uma Psicóloga (o) de sua livre escolha. No desenvolvimento das sessões, a (o) profissional será capaz de avaliar o seu caso de forma particular. Caso constate a necessidade de acompanhamento conjunto com médico Psiquiatra, será devidamente orientada.
Espero ter contribuído com o esclarecimento de sua dúvida.
À disposição.
A psicoterapia é importante para o tratamento da bulimia e em casos mais severos é interessante o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar composta, também, por médicos e nutricionistas. A recuperação envolve, principalmente, a disposição do paciente em aceitar sua condição, estar disponível para rever suas ações e aberto a discutir novas formas de se relacionar com si mesmo, com o outro e com o ato de se alimentar.
Olá, o ideal seria dar início no acompanhamento psicológico e a partir daí, o profissional verá a necessidade de um tratamento multidisciplinar, pois está questão varia de pessoa a pessoa
Será necessária uma investigação do seu caso para considerar o efeito completo do processo terapêutico levando em consideração que para este tipo de tratamento o mais recomendado é um acompanhamento multidisciplinar entre nutricionista, psiquiatra e psicologo neste momento.
OLa,
tudo vai depender do quadro, do historico de vida, do suporte familiar. O tratamento ira envolver todos esses aspectos, e a depender do caso a medicação pode ser necessaria e uma boa aliada no tratamento. Ja acredito que o contrario nao seja possivel, usando somente a medicação, sem psicoterapia, ira mascara ou esconder os sintomas momentaneamente e logo que pare o uso, todos os sintomas voltem ou piorem.

Tratamento
Ao considerar as abordagens de tratamento para um transtorno alimentar, é importante entender que diferentes pessoas respondem a diferentes tipos de tratamento, mesmo que estejam com o mesmo transtorno alimentar.

Em geral, uma pessoa com transtorno alimentar precisará de uma combinação de tratamentos como parte de um programa de recuperação. Alguns tratamentos são mais adequados a distúrbios alimentares específicos do que outros e uma abordagem multidisciplinar ao tratamento é muitas vezes a melhor maneira de tratar a bulimia.

Terapias a serem consideradas para o tratamento de bulimia incluem:

Psicoterapia
Reeducação alimentar
Acompanhamento psiquiátrico para prescrição de medicação
Participação em grupos de apoio pode ser útil para pacientes em condições estáveis, que não têm nenhum problema de saúde
Os antidepressivos (em especial os inibidores seletivos da recaptação de serotonina, sigla em inglês ISRS) também podem ser prescritos para alguém que sofre de bulimia. As principais drogas que fazem parte desta classe são: paroxetina, sertralina, escitalopram, citalopram e fluoxetina.

Todavia, apesar do uso de medicamentos poder ser uma ótimo opção, o ideal é que esse tratamento seja combinado com o acompanhamento psicológico. Pesquisas comprovam que a combinação de ambos é o que gera maior resultado. A psicoterapia garante um cuidado geral e contínuo para o paciente.

Educação Nutricional
A orientação nutricional deve ser realizada por um nutricionista, médico endocrinologista ou um nutrólogo. A reeducação alimentar e acompanhamento por um profissional de saúde especializado em nutrição é fundamental para garantir que a pessoa com o transtorno alimentar esteja recebendo o nível certo de vitaminas e minerais ao longo do processo de tratamento. O nutricionista acompanhará o paciente e o ajudará a desenvolver hábitos e comportamentos alimentares normais e benéficos para sua saúde.

Medicação
As abordagens baseadas em medicamentos são muitas vezes vitais quando alguém com transtorno alimentar também possui outro tipo de transtorno ou doença, como depressão, ansiedade, insônia ou psicose. Isso é conhecido como um transtorno comórbido.

Os medicamentos podem ser prescritos por psiquiatras, clínico geral ou um gastroenterologista. Em casos de bulimia, a medicação deve ser utilizada em conjunto com os tratamentos multidisciplinares, com psicólogos e nutricionistas.

É possível recuperar?
Sim. É possível recuperar da bulimia nervosa. Mesmo que o paciente tenha vivido com a doença há muitos anos. O caminho para a recuperação pode ser muito desafiador. As pessoas com bulimia podem ficar imersas em um círculo vicioso de comportamentos de alimentação e exercício que podem afetar sua capacidade de pensar com clareza e tomar decisões. No entanto, com a equipe certa e um alto nível de compromisso pessoal, a recuperação é um objetivo totalmente alcançável.

Tratamentos para bulimia estão disponíveis. Procure ajuda de um profissional com conhecimento especializado em transtornos alimentares.
Sim, pode. Mas o melhor resultado ocorre quando há associação medicamentosa e psicoterapia cognitivo comportamental. Esse é o tratamento que tem mais evidencia. Os transtornos alimentares estão entre os mais dificeis de serem tratados e acredito que existe sim um controle, mas não uma cura total.
É possível sim, mas tem muito a ser investigado em cada caso, como por exemplo o tempo que a pessoa está com este distúrbio, a preocupação excessiva com a forma do corpo e peso, frequência dos episódios, entre outros. É de grande valia a avaliação de um psiquiatra para verificar a necessidade de utilização de inibidores seletivos da recaptação de serotonina e também um atendimento psicoterápico na abordagem Cognitivo-Comportamental. Abraço.
Olá, sim é possível. Eu já atendi casos assim, e ao longo das sessões, a pessoa obteve sucesso no tratamento.
Muitas pessoas podem se beneficiar do tratamento psicoterápico, nem todas necessitam associar ao tratamento a medicação. Ao longo do tratamento dependendo de como o paciente responde poderá juntamente com a equipe em atendimento e o próprio paciente avaliar a possibilidade de buscar ou não de tratamento medicamentoso.
É possível sim. Mas seria interessante ter um acompanhamento psiquiátrico (pensando nas compulsões) e um nutricionista para orientar o distúrbio alimentar.
A psicoterapia é recomendada pois, facilita e proporciona a recuperação da vitalidade de pensamento, da linguagem. Mas do que a cura, é buscar entender quais processos estão te levando por esse caminho. Sendo assim, a psicoterapia pode te ajudar a administrar e compreender esses processos. Tomar consciência dessas possibilidades da ampliação de horizontes pode ajudar a atravessar essas fronteiras em relação a questão trazida.
Boa noite! É super possível se recuperar desse quadro e o acompanhanto psicológico é essencial, alguns casos necessitam do auxílio de outros profissionais, como psiquiatra e nutricionista, mas é preciso uma avaliação de cada caso individualmente. Agende uma consulta.
Olá! Como a bulimia é um transtorno alimentar, é importante avaliar junto ao psicólogo a necessidade de se realizar um acompanhamento e tratamento multidisciplinar. Quando o tratamento é feito em conjunto com outros profissionais, a evolução do tratamento tende a ser muito positiva. Espero ter ajudado, caso precise de mais informações, estou à disposição, abraço!
Olá!
A Bulimia tem recuperação, principalmente se o tratamento for iniciado precocemente e tratado por uma equipe multidisciplinar, com Psicólogo(a), psiquiatra e um nutricionista Comportamental. Um abraço. Fico à disposição
A bulimia é um transtorno alimentar caracterizado por consumo excessivo de alimentos em um curto período de tempo e preocupação excessiva com o aumento de peso, o que leva ao surgimento de comportamentos compensatórios após as refeições para evitar o ganho de peso, como por exemplo vômitos forçados, uso de laxantes ou prática excessiva de atividade física. A bulimia é uma transtorno que impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa e da família, já que gera angústia e preocupação em função do seu comportamento. Por isso, é importante que ao ser percebido qualquer sinal indicativo de bulimia, a pessoa receba apoio dos familiares e seja acompanhado por uma nutricionista e uma psicóloga com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida e evitar os sintomas relacionados com a bulimia. Como deve ser o tratamento?
Devido ao fato da bulimia ser um transtorno psicológico e alimentar, é importante que a pessoa tenha acompanhamento de um psicólogo e de um nutricionista, principalmente, para que seja iniciada a reeducação alimentar e seja estimulada o desenvolvimento de uma relação mais saudável com a comida para evitar comportamentos compensatórios.
Olá! O ideal é um tratamento multidisciplinar (psicólogo, psiquiatra e nutricionista), ambos com especialidade em transtorno alimentar, com o tratamento adequado, cerca de 70% das pessoas com bulimia nervosa recuperam-se totalmente.
Olá! É possível que haja remissão de sintomas da bulimia apenas com psicoterapia. CONTUDO, é um consenso de que para o tratamento de qualquer transtorno alimentar o paciente deve ser acompanhado por uma equipe mínima de: psicologia, nutrição e psiquiatria. Abraço!
Olá!
O tratamento dos transtornos alimentares precisa ser de forma multidisciplinar com equipe mínima composta por psicólogo, nutricionista e psiquiatra especialistas no tema. E é possível sim se recuperar 100%, principalmente se estiver em acompanhamento dessa equipe especializada.
Um abraço.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para bulimia nervosa - R$ 200
Olá! Nem todos os quadros precisam de acompanhamento medicamentoso, depende da gravidade e de outras variáveis, pois é comum que pacientes com bulimia nervosa tenham comorbidades, como quadros ansiosos ou depressivos. Então, muitas vezes a bulimia poderia sim ser tratada com psicoterapia, mas o medicamento entra como necessário para auxiliar nessas outras questões que a pessoa apresenta. Espero ter esclarecido!
Olá! No caso de pessoas que sofrem com Bulimia, o ideal seria fazer acompanhamento multiprofissional, com psicólogo, psiquiatra e nutricionista, para que juntos trabalhem pensando no seu bem-estar físico-mental. E assim chegar na recuperação com excelência.
Olá. Sim, é possível, porém não é possível afirmar que só a psicoterapia fará isso, na maioria dos casos envolve um processo, podendo envolver diversos profissionais. Abraço.