Cálcio normal 10,5 e vitamina D baixa, o que pode ser?

3 respostas
Cálcio normal 10,5 e vitamina D baixa, o que pode ser?
A insuficiência de vitamina D é comum na população brasileira. Não quer dizer que haja necessidade de reposição. Precisa fazer uma avaliação completa do metabolismo do cálcio para avaliar a real necessidade de preocupação ou de reposição.

Deficiência de vitamina D.
É preciso ingerir alimentos ricos em vitamina D como ovo, peixes, crustáceos além de leite e derivados. É importante banho de sol diário, antes de 10h e depois de 16h. O sol é importante no metabolismo e utilização da vitamina D pelo nosso organismo.
Caso necessário, pode ser feita reposição de vitamina D em gotas/comprimidos.
Consulte seu médico.
A vitamina D é essencial para a absorção do cálcio e fósforo no organismo. Hoje a gente sabe que nem todos os casos precisam de reposição. Mas geralmente com níveis muito baixos da vitamina D, esperamos níveis mais baixos de cálcio no sangue também. Por isso quando temos níveis normais altos ou altos de cálcio no organismo com a vitamina D muito baixa, além de repetir o exame, é importante excluir alterações como doenças da paratireóide, alteração renal, uso de alguns medicamentos, outras alterações hormonais, entre outros. Converse com seu médico que ele irá te orientar e avaliar o melhor a se fazer no seu caso.