Coloquei aparelho faz 4 meses. Na minha 4ª manutenção do aparelho a secretária do dentista disse

4 respostas
Coloquei aparelho faz 4 meses.
Na minha 4ª manutenção do aparelho a secretária do dentista disse que eu deveria marcar pra fazer a limpeza na semana seguinte. Eu perguntei se é obrigatório, ela disse que sim de 6 em 6 meses.

Porem uns dias depois conversando com uma pessoa que já usou aparelho por 2 anos, disse que nunca fez não.

Afinal, é obrigatório o serviço de limpeza depois que coloca o aparelho, ou esse dentista só quer dizer que é obrigatório pra ganhar uma grana ?

Se sim qual o periodo que deve ser feito? O ideal é de 6 em 6 meses ?
Olá! Tudo depende da necessidade específica de cada paciente. Alguns conseguem ter um controle adequado da higiene durante todo o tratamento e não requerem nenhum suporte adicional, já outros precisam até remover o próprio aparelho ortodôntico para receberem cuidados adequados de profilaxia (limpeza). Converse com seu(sua) ortodontista e exponha sua dúvida. Se você está conseguindo manter um bom controle de higiene, poderá ajustar essa periodicidade.

O resultado do tratamento ortodôntico está diretamente relacionado à saúde de gengiva e osso (periodonto). Com o uso de aparelho, a higienização fica mais difícil e há uma tendência maior em acúmulo de resíduos, placa bacteriana, tártaro. Isso pode levar a manchamentos nos dentes, cáries, inflamações gengivais. Se você confiou seu tratamento ortodôntico a esse profissional, pode ter certeza de que ele estará te orientando da melhor maneira possível para a correta manutenção da sua saúde bucal. Importante é você lembrar que SUA BOCA É PORTA DE ENTRADA DO SEU CORPO. Qual a importância que você dá a isso? O profissional é capaz de identificar previamente algo que poderá te prejudicar no futuro. E quanto ao tempo entre uma profilaxia ("limpeza") e outra não há regra. Isso é individual de cada paciente e depende de uma série fatores.
Com o uso de aparelho fixo nos dentes a escovação se torna mais complicada pois tem que usar o passa fio e poucas pessoas tem esse cuidado. O acumulo de alimentos pode levar a problemas periodontais , cáries interproximais , mal hálito...Então fazer uma limpeza a cada 6 meses é um procedimento recomendado. Lembrando que cada paciente é único e a melhor pessoa para passar essa recomendação é o dentista.
Olá! A limpeza odontológica tem sua periodicidade variável de acordo com a necessidade do paciente. Geralmente o aparelho ortodôntico dificulta uma correta limpeza em casa por parte do paciente, precisando então de uma profilaxia mais profunda no consultório. Converse com seu dentista qual a periodicidade ideal para você para que nem seu tratamento ortodôntico seja afetado (devido a inflamações ou acúmulos de placas) ou sua saúde oral sejam prejudicadas.