Começei a me consultar com uma psicóloga , e acho que estou apaixonada por ela., quando vou nas consultas

13 respostas
Começei a me consultar com uma psicóloga , e acho que estou apaixonada por ela., quando vou nas consultas ela fala mais dela , do que eu própria deveria falar. na verdade parace até que sou a psicóloga. nós duas somos casadas , e ambas temos problemas no nosso casamento. oque devo fazer?
Situação complicada! A contratransferência é natural em uma psicoterapia. No entanto, mesmo o psicólogo realizando intervenções nos atendimentos este precisa ter uma escuta atenda e não trazer seus problemas pessoais para a sessão. Saber se aproximar do paciente e se afastar no momento adequado para poder realizar o tratamento de forma assertiva. Sugiro que leve este assunto a sua psicóloga para discutirem esta situação e a continuidade da psicoterapia. O que nós psicólogos precisamos nos haver é com nosso código de ética e estar atendo com nossos princípios e ética.

O ideal é conversar sobre isso durante as sessões. É comum haver a reprodução da forma de se relacionar do paciente na relação com a psicóloga e muitas vezes surgem sentimentos parecidos, porém esta deve manejar de forma a levantar reflexões sobre isso para ampliar a percepção do paciente sobre si mesmo ao invés de corresponder ou falar de seus problemas...então, caso a conduta continue sendo esta por parte da profissional que a acompanha, sugiro que procure outra/o psicóloga/o.
É importante que o profissional mantenha-se neutro durante o processo terapêutico. Esteja atenta se a profissional não pode estar usando de relatos dela com fins terapêuticos. Caso não seja este o caso, sugiro uma conversa com ela e por fim de não surtir efeito que busque outro profissional. Infelizmente em muitos casos quando as histórias pessoas de pacientes e terapeutas se mistura o processo terapêutico deixa de fluir. Espero ter ajudado.
Caso isso esteja de alguma forma impedindo que suas questões apareçam, o ideal é buscar outro/a profissional.
Parece que você tem se questionado sobre o papel que cada uma de vocês deveriam ter nesta relação, como você mesma sugere saber, o espaço da psicoterapia deve ser um espaço onde você possa trazer a tona suas questões e está sem dúvida é uma delas. Converse com sua psicóloga sobre o que você tem sentido e como tem visto o seu processo. Juntas podem encontrar um bom caminho ou você ter sua resposta se é o caso de buscar outro profissional para te apoiar.
Boa sorte e conte comigo se precisar.
Leve isso para ela que de certa forma lhe causa um incômodo, caso não melhore, sugiro que procure um.outro profissional
Em uma situação como essa, é muito importante que você converse sobre isso com a sua psicóloga. A terapia deve ser um espaço aberto para a discussão de qualquer assunto que esteja te afligindo ou que possa interferir no bom andamento do tratamento. Com a conversa, vocês podem chegar a novas conclusões e resolver o problema. Também podem considerar a possibilidade de que esse sentimento possa estar relacionado com alguma questão da sua vida fora do consultório. Caso, mesmo assim, não haja melhora/mudança na condução da terapia ou no seu sentimento, talvez seja pertinente procurar um outro psicólogo. Espero ter te ajudado!
Na minha opinião, três pontos são importantes na situação que descreveu em sua pergunta. Primeiramente, em uma situação que envolva um conflito diretamente relacionado ao profissional, deve-se levar esse conteúdo à sessão, para que consigam resolvê-lo e para que possam identificar quais as emoções que estavam envolvidas na situação. Em segundo lugar, devo mencionar a importância de você sentir que há abertura e espaço para colocar seus próprios conteúdos e discorrer sobre suas próprias emoções. Por fim, recomendaria pensar sobre a possibilidade de o que está acontecendo poder ser alguma forma de repetição, ou seja, um traço de personalidade que já se mostrou em outras situações. Todos estes três pontos servem para que sua terapia progrida e você se sinta melhor.

Espero ter ajudado,
Atenciosamente,
Guilherme Geha.
Situação muito complicada, sugiro em primeiro lugar conversar com sua psicóloga, caso o problema persista, o ideal é trocar de profissional. Você sentir atração por ela é natural(é o que chamamos de transferência), mas ela precisa saber lidar com isso, se ela sentir a mesma atração por você, ela não pode continuar.
É importante compartilhar seus sentimentos com seu terapeuta, para que os dois encontrem a melhor maneira de lidar com isso. Isso acontece e compreender de onde vem esse sentimento pode trazer muitos benefícios para o autoconhecimento.
Ao que parece as suas questões e as questões pessoais da profissional são semelhantes e acabou ocorrendo uma identificação dela com você. A sugestão que eu deixo é a mesma que alguns colocaram também, exponha para a psicóloga o que você vem percebendo nos atendimentos (que você está percebendo que ela está trazendo as questões dela durante a sessão) e o que você sente em relação a isso e também o que sente em relação a ela, sempre respeitando o seu limite. Depois de explicitado o que você sente em relação a ela e a psicoterapia em si você e ela podem decidir se continuarão este processo ou se seria melhor haver um encaminhamento para outro profissional.
Como os colegas a cima colocaram , é importante conversar a repeito com a sua psicologa para que tal questão seja apontada.
Caso a situação não se transforme e você sinta um impedimento na analise , o melhor talvez seja trocar de profissional.
Se considerarmos que o que "parece" não é, poderia falar com ela sobre o assunto. Porém se está incomodando demais e você acha que a terapia não está acontecendo como gostaria, talvez esteja na hora de procurar outra ou outro terapeuta.
Pode tentar uma primeira entrevista com outro profissional e avaliar a necessidade de mudar.
Te convidamos para uma consulta: Primeira entrevista psicológica - R$ 200