Como é feito o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção?

16 respostas
Como é feito o diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção?
Avaliação com alguns testes psicológicos e identificando as consequencias do problema defini a necessidade do uso de medicação ou não. Recomendo terapia cognitivo comportamental. Indicadores: Deficit de atenção, Impulsividade e comportamentos não-empáticos. Consequencias: baixo rendimento, procrastinação, ansiedade, irritação, etc. Atendo alguns pacientes com procrastinação em Recife. Melhoras!!

O diagnóstico do TDAH é clínico, ou seja, é realizado a partir da observação e da coleta de dados da história de vida e sintomatológica da pessoa. Tanto o psicólogo quanto o psiquiatra estão aptos a fazer tal diagnóstico e costumam trabalhar em conjunto, já que pesquisas recentes revelam que a combinação entre medicação e psicoterapia é o método mais eficaz de tratamento. Muitas vezes, o exame neuropsicológico pode ser solicitado para referendar o diagnóstico, já que permite a identificação de aspectos da atenção e/ou das funções executivas que estão prejudicadas (atenção concentrada, dividida, alternada, tomada de decisões, planejamento, controle inibitório etc) ou, ainda, auxiliará no diagnóstico diferencial.
Por fim, vale pontuar que outras patologias também podem apresentar deficits atencionais, caso da depressão e ansiedade. O cuidado na avaliação clínica, dessa forma, é vital para que aqueles que procuram ajuda não sejam diagnosticados de forma imprecisa.
O diagnóstico do TDAH é multidisciplinar, sendo necessária a participação de profissionais como psicólogos e médicos, juntamente com a colaboração dos profissionais da escola e também a investigação de aspectos familiares. O diagnóstico é clínico, feito mediante levantamento de informações atuais e pregressas sobre o comportamento da pessoa e suas consequências. Não existem exames neurológicos, como eletros ou tomografias, que sejam reconhecidos e aceitos como indicadores de TDAH. É claro que há um componente do funcionamento neurológico, mas os estudos considerando esses exames ainda são inconclusivos.
É de extrema relevância saber a idade, o TDAH pode ser confundido com outras comorbidades. O ideal é que o diagnostico seja multidisciplinar, normalmente um psicologo e um psiquiatra.
Como dito acima o diagnóstico é clínico, realizado através de uma entrevista clínica, que requer uma extensa investigação sobre o paciente, uma vez que é um quadro complexo.
Psicólogos, psiquiatras e neurologistas podem fazer este diagnóstico.
O site da ABDA oferece uma lista de especialistas em TDAH (crianças e adultos), em vários estados brasileiros.
Um ponto a ressaltar é que a avaliação neuropsicológica não é diagnóstica, mas sim, um instrumento de avaliação que nos fornecer informações sobre possíveis alterações nas funções cognitivas. E estas informações são úteis para a elaboração dos tratamentos psicológicos e reabilitação neuropsicológica.
Não há e exames neuropsicológicos ou de patologia clínica. O diagnóstico é clínico e realizado por psicólogos, psiquiatras e psicanalistas, cada qual com seu método de avaliação Psicológica.
Sugiro que procure um neuropsicólogo e solicite uma avaliação completa, com testes psicológicos e peça indicação de um psiquiatra ou neurologista que trabalhe com isso para iniciar tratamento se for o caso.
Olá, tudo bem?
O ideal é que o diagnóstico seja realizado de maneira interdisciplinar. O médico, psicólogo, educadores envolvidos no cotidiano do indivíduo. A partir de uma avaliação clinica, obtém o diagnóstico.
Fico a disposição; boa sorte
Olá
É preciso a coleta de mais dados e a entrevista com os país, professores e com a criança. Observar o cotidiano e o comportamento da criança. Porém de forma geral, na maioria dos casos é o desvio do foco para outras coisas que chamam mais atenção.
Em alguns casos é necessário mudar o método de ensino, pois nem todas as crianças aprendem da mesma forma.
Estou a disposição para maiores esclarecimentos.
Att. Ana Paula.
O diagnóstico de TDAH é um psicodiagnóstico, assim deve ser realidado por um profissional da area "psi" um psiquiatra infantil, um psicólogo. Enquanto psicanalista analisei muitas crianças com esse diagnóstico e identifiquei que não raro o que há de fato é um deslocamento da atenção para coisas que lhe oferecem prazer, ou ainda para os conflitos dos pais. Outro aspecto do diagnóstico é a hiperatividade, o que pude observar é que muito dessas crianças eram hiper estimuladas, e um fato curioso era que a criança estava ou já tinha dormido por muitos anos na cama da mãe ou do casal.
Não se trata aqui de negar que haja um dignóstico de TDAH, mas é preciso analisar a dinâmica psíquica do infate em relação aos pais, e não seguir apenas um manual (DSM) Crianças muitas vezes, apenas estão sendo crianças. A dinâmica psíquica da criança é singular e também não se trata de culpar os pais por isso, mas em pensar com eles como intervir nisso que pode estar dificultando o aprendizado e convívio.
Esse diagnóstico é feito por uma equipe multidisciplinar (neuropsicólogo, psiquiatra, psicopedagogo,psicólogo, fonoaudiólogo-caso haja necessidade. Se houver trocas de letras ou outro situação de linguagem,avaliação escolar e observação do dia a dia).
São os passos a seguir, para que o profissional possa ter embasamento e chegar em uma diagnóstico.

Cláudia
São feitos alguns testes psicológicos e uma escuta sobre da vida da criança relatada pelos pais, cuidadores e professores, assim como a checagem dos sintomas apresentados nos critérios do DSM V que é o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. As informações contidas na junção de todas essas avaliações darão ao psicólogo as condições necessárias para se obter um diagnóstico.
O psicólogo científica existencialista para o estabelecimento do diagnóstico rigoroso de TDAH procede da seguinte maneira:
1o) Sendo que o déficit de atenção é sempre consequência da ansiedade, verifica-se se trata-se de uma criança ansiosa, a severidade desta ansiedade e as determinantes desta ansiedade (as quais estão sempre na vida de relações da criança)
2o) Ao mesmo tempo, precisa ser considerado os aspectos orgânicos-fisiológicos-neurológicos, que podem estar convergindo para o déficit de atenção: problemas de audição, de visão, nutricional, entre outros interferem para a atenção da criança.
Para contemplarmos estes aspectos realizamos um relatório circunstanciado para articulação com especialista necessário para cada caso.
Destacamos que é necessário muita rigorosidade para este diagnóstico pois vemos muitas precipitações que desdobram para uma medicalização indevida da infância.
Olá, quando há suspeita para o TDAH, o diagnóstico não é tão fácil e a busca é dificil, mas não impede de buscá-la com qualidade e segurança, você já terá uma lista de sintomas, reclamações e dúvidas na sua casa e com familiares e depois outra gama de reclamações na escola ou no trabalho (caso adulto), faça uma lista de tudo que acontece e descreva, o que você observa em casa e com a família; na escola faça uma reunião com a equipe pedagógica e peça uma relatório contanto tudo que acontece; depois a regra é básica: avaliação médica clinico geral e neurologista para verificar o aspecto orgânico, depois faça uma avaliação psicodiagnóstica com o psicologo(a) para avaliar tanto o desenvolvimento emocional e intelectual, assim, após todos os diagnósticos você poderá iniciar um tratamento adequado e longo mas tão necessário e importante para a vida do paciente que sofre deste transtorno.
Sugiro procurar um psicólogo, psiquiatra ou neurologista que entenda realmente sobre o TDAH, é uma avaliação difícil, pelos fatores já descritos pelos colegas. Entretanto, se você tem suspeitas não deixe de procurar um especialista.
Há diversos fatores que nos ajudam a identificar o TDAH. O fato de algumas pessoas terem sido medicadas indevidamente causou uma cautela nos diagnósticos atuais e isso é importante, mas a pessoa que realmente tem tdah necessita de um tratamento adequado, pois não é apenas comportamental é neurológico e o medicamento correto em conjunto com terapia cognitiva comportamental auxilia o indivíduo a se reorganizar tanto na vida pessoal quando educacional e profissional.
O diagnóstico do TDAH é clínico, feito através da história do paciente e da avaliação de determinados exames para descartar uma doença orgânica. Recomendo uma avaliação com um psiquiatra.