Como faço para me acalmar quando tenho crises de ansiedade?

41 respostas
Como faço para me acalmar quando tenho crises de ansiedade?
Não existe uma fórmula pronta para indicar no tratamento da ansiedade, pois em cada sujeito, a ansiedade se apresenta de um modo particular. Para encontrar uma forma de aprender a lidar com os efeitos e as crises, é preciso que inicie um tratamento de análise, pois somente podendo falar sobre como é a sua ansiedade, esclarecendo o como ela se apresenta e em quais circunstâncias poderá ter condições de criar um caminho possível para lidar com o que nomeia de crise. Deste modo, procure um analista para poder expor o que vem sentindo, porque dependendo de como isto venha eclodindo, sem tratamento as crises podem se agravar.

Olá , seria legal você procurar fazer uma psicoterapia com o intuito de se aprofudar nas questões geradoras da ansiedade. A ansiedade é a expectativa de algo que vai acontecer de bom ou não e em excesso atrapalha podendo até somatizar.
Boa sorte.
Olá, bom dia. Primeiro é importante entender que a ansiedade é uma emoção comum a todos e que apesar de ser desconfortável não é perigosa. A forma como respiramos está diretamente relacionada com o que sentimos. Então, o treinamento da respiração diafragmática, por exemplo, pode ajudar a reduzir os sintomas da ansiedade. É preciso perceber se essas crises de ansiedade estão afetando sua vida de forma significativa, caso isso aconteça, busque a ajuda de um profissional para melhor condução do seu caso. Espero ter ajudado.
É importante observar as sensações, os pensamentos e os sentimentos que chegam em um momento de ansiedade. Para isso, o relaxamento e o foco na respiração podem ajudar a acalmar a mente e estabilizá-la no momento presente.
Observar em que momentos tem os sintomas de ansiedade e perceber quais fatores estressores podem contribuir para o quadro pode ajudar, além do relaxamento e foco na respiração já indicado aqui. Mas sempre com acompanhamento profissional. O sintoma da Ansiedade pode ser o que está perceptível para você então é indicado procurar tratamento o quanto antes.
Olá. Lembre-se sempre que toda ansiedade vem e passa, é que isto se trata de uma defesa do organismo.
A ansiedade provoca sofrimento, por isto, é extremamente essencial buscar um acompanhamento com um psicólogo, alguns casos terão necessidade de um psiquiatra.
Busque ajuda!
Em relação a fórmula para controle, não existe uma receita pronta, somos seres humanos muito subjetivo, e é sobre isto que trata a psicologia.
Tenho certeza que um espaço de escuta especializada lhe fará muito bem.
Abraços!
Veja, a própria pergunta já é fruto de um núcleo que leva à ansiedade. A pergunta ignora a existência de um longo caminho até a compreensão e controle da sua sensação de ansiedade e vai direto a uma forma de fazer passar logo a sensação. Uma das características que levam uma pessoa a ter crises de ansiedade é justo a ausência da capacidade de esperar.
Como os colegas disseram acima, para ajudar, existem exercícios de respiração, a possibilidade de observar as ocasiões em que as crises acontecem, você pode recorrer a outras práticas também, mas eu acredito que o caminho mais eficaz seja você, em terapia, entender como funciona sua ansiedade e com ajuda de um terapeuta, desenvolver os recursos intrapsíquicos necessários para lidar melhor com a ansiedade.
Um grande abraço e fico à disposição!
Vamos às dicas!

Seguem algumas dicas que poderão ser muito úteis em um momento de crise de anseidade.

Elas podem servir tanto para a pessoa que sofre do transtorno, como para aqueles que possuem um ente querido que passam por este problema:

– Não lute contra o que você (ou o que a pessoa) sente: isto pode aumentar ainda mais o desconforto;
– Questione o medo! Por que você (ou a pessoa) está sentindo isso?
– Verbalize em voz alta (ou faça a pessoa verbalizar) os pensamentos que estão vindo à mente: isso ajuda o cérebro a racionalizar e a descartar aquilo que for absurdo;
– Tente (ou faça a pessoa) manter a calma e evite tensionar os músculos, procurando se manter numa posição confortável;
– Caso ficar numa posição confortável não ajude, mover-se pode ser uma alternativa: isso ajuda o seu corpo e o cérebro a sentirem-se capacitados;
– Diga a si mesmo (ou fale ao seu ente querido) que, em algum momento, o mal estar vai passar;
– Inspire e respire profundamente, contando até seis segundos para cada processo; manter a respiração equilibrada ajuda a acalmar. No entanto, para os casos mais sérios a terapia deve ser conjugada com o tratamento psiquiátrico, incluindo o uso de medicamentos ansiolíticos e, até mesmo de antidepressivos.
Com foco na ansiedade, sem dúvida alguma, a Terapia EMDR é uma grande ferramenta.
Olá

Primeira ação, preste atenção na sua respiração, provavelmente você não está respirando normalmente, encha a sua barriga de ar, como se fosse encher uma bexiga que está dentro da sua barriga, puxe o ar em 3 segundos, segure por 5 segundo e solte bem devagar em 5 segundos.

Segunda ação , preste atenção no que você está pensando, provavelmente deva estar pensando em algo ruim, com cenas desagradáveis e desfechos desastrosos, então procure uma distração, e mudança de ambiente, ou seja, converse com alguém, faça uma ligação, resolva uma questão pendente, se envolva em algo que ocupe sua mente e o traga para para o momento presente.

Terceira ação, agende uma sessão com um psicólogo, este vai avaliar se deve fazer somente sessões de psicoterapia ou se vai ser necessário tratamento medicamentoso.

PSICOTERAPIA USA BATIDAS BINAURAIS COMO RECURSO TERAPÊUTICO

As batidas binaurais são sons que afetam diretamente as ondas cerebrais e podem trazer benefícios para a saúde mental do paciente que apresentam sintomas de ansiedade.
Batidas binaurais são ilusões auditivas percebidas quando duas ondas distintas de frequência são apresentadas separadamente para cada ouvido. Quando o cérebro ouve essas duas frequências, ele reage detectando a variação e tentando conciliar essa diferença, criando um terceiro som chamado batida binaural. As duas ondas devem sempre ter frequência inferior a 1500 Hz e a diferença entre elas não pode ser maior que 40 Hz. As batidas binaurais sincronizam o funcionamento dos hemisférios esquerdo e direito o que resulta em benefícios terapêuticos. Podemos dizer que essas batidas tem o poder de facilitar o acesso ao subconsciente e ajudam a reduzir a ansiedade. Podem ser usadas para a indução de sonhos lúcidos. A frequência em que as ondas pulsam afetam diretamente nosso estado mental e, por isso, existem sons binaurais específicos para cada objetivo.
As Ondas Delta têm frequências mais lentas, associadas ao sono mais profundo.
As Ondas Theta: entre 3 Hz e 7 Hz, estão associadas ao sono mais leve e à meditação.
As Ondas Alfa: entre 8 Hz e 13 Hz, associadas ao relaxamento, tranquilidade e repouso sensorial.
As Ondas Beta: ocorrem em frequências mais rápidas, e estão associadas ao estado de vigília, ao raciocínio e à lógica. Agende uma sessão terapêutica.
Existem várias técnicas que podem auxiliar. Respirar fundo é pausadamente com a finalidade de baixar os batimentos cardíacos é muito boa. Inspirar e aspirar num saco de pão. Olhar para algum objeto e tentar descreve lo detalhadamente também ajuda.
Olá!
A ansiedade tem muitos fatores, inclusive inconscientes. As dicas e colocações dos colegas são bem vindas. Mas se estas situações de crise te acompanham com frequência, causam ainda mais sofrimento. Importante começar a olhar para isto mais profundamente, ou seja, ir além do sintoma físico e o alívio imediato. Buscar um lugar de escuta, uma análise é um bom caminho!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Existem diversas técnicas da Terapia Cognitivo Comportamental como a estratégia Acalme-se. Respiração diafragmática, Psico-educação utilizando o modelo cognitivo, Mindfulness, meditação, auto-hipnose, Psicoterapia com Hipnose para o tratamento das possíveis causas da ansiedade. Trabalhar com as estruturas da sensações que a ansiedade causam com Programação neurolinguística (PNL). Existem muitas possibilidades efetivas para o tratamento da ansiedade, busque aquele que mais seja congruente para você. Abraços e melhoras.
Olá! Seria interessante você iniciar a psicoterapia, pois dessa forma você terá um acompanhamento específico e também será ensinada técnicas de relaxamento e de como lidar com o momento da ansiedade. Não é só o acalmar no momento de ansiedade e sim todo um processo de entendimento de como você desenvolveu e mantém a mesma em nível alto. Meu conselho é não recorrer só ao apagar o fogo e sim em como não deixar as coisas saírem do prumo, aprendendo sobre si e como lida com situações estressoras.
Tem algumas atividades basicas que é possivel fazer e que podem trazer alguma melhora no quadro de ansiedade, como a pratica de atividade fisica, meditação, alimentação balanceada e claro e mais importante a terapia com psicologo, para identificar a raiz dessa ansiedade.
Olá, você poderá se acalmar iniciando pela respiração consciente e/ou tirando o foco de dentro de si, e/ou estabelecendo um raciocínio lógico (100-7=93; 93-7....), e/ou se perguntando do porquê dos pensamentos, agitação... por exemplo, entre tantas outras especificações/tarefas, porém o tratamento e o encontro da origem dela é de suma importância com a ajuda de um Psicólogo e dependendo do caso, uma equipe multidisciplinar (psiquiatria...).
Olá! Não existe fórmula pronta e certa. O segredo é você entender o que te desencadeia ansiedade através da terapia e a partir disto, pensar junto com o psicólogo quis estratégias podem ser usadas para amenizar os aspectos negativos que a crise de ansiedade lhe traz. Abraço!
Longe de encontrar a fórmula perfeita. Não existe receita de bolo e nem mágica. A ansiedade e boa enquanto nos motiva é ruim, quando começa e interferir em nossas atividades diárias. Sugiro procurar em psicólogo especializado em transtornos de ansiedade da abordagem cognitivo/comportamental. Tratamento breve, focal e com resultados com eficácia comprovada.
Ansiedade é uma tentativa vã de se manter no controle de situações que não dependem de nós, e mais especificamente por algo que pode ou não acontecer (futuras). Simplificando, ficamos ansiosos ao tentar resolver AGORA, algo que está sob nossa expectativa futura, apenas para nos sentirmos mais tranquilos a respeito ou nos livrarmos da situação que nos desconforta..
Então deduzimos que quem se comporta assim não vive no presente, da mesma maneira que os depressivos, que gostariam muito de mudar situações passadas e que não lhes pertencem mais.
A primeira forma se se regular durante crises ansiogênicas é permanecer no presente. Estados meditativos, em qualquer tradição, utilizam a respiração como ferramenta básica de se conectar e ancorar ao presente, porque ela só acontece no agora. Respirar prestando atenção a ela, sem querer mudar como está.
A mente humana é incapaz de se concentrar em duas coisas simultaneamente. Se mantivermos o foco na respiração, por exemplo, desfocamos as pre-ocupações e poderemos ter mais opções de escolha para decidir.
Olá!!
Saber das técnicas não é o suficiente, pois necessitará de orientação profissional, além de pesquisa sobre a raiz do problema. Para informá-lo existem vários tipos de técnicas, como: a técnica de reflexão sobre os próprios pensamentos, chamada de metacognição, existem várias técnicas de respiração, como por exemplo, a diafragmática que além de ser técnica para relaxamento, também serve para o controle da ansiedade.
O mais importante é procurar uma psicoterapia com um profissional que confie.
Boa noite, não existe uma fórmula certa para isso, mas se concentrar em sua respiração, para aos poucos acalmar as reações do corpo (como taquicardia, sudorese etc), pode ajudar num primeiro momento. Procurar ajuda de amigos, familiares e conhecidos que possam te apoiar e te acolher também é de grande serventia. Mas nada disso substitui tratamento profissional, que pode te ajudar a entender todo o contexto da ansiedade.
Busque uma respiração adequada que posso te acalmar . Ou busque um profissional capacitado . Te ajudará muito
.
A busca por um bom Psicólogo Clínico é o início deste processo de transformação.

Acalmar-se diante de estímulos que provocam estas sensações e emoções, é o resultado do seu auto-conhecimento, produzido durante o processo terapêutico, entre outros.

Obrigado.
Espero ter contribuído.
Olá! Sugiro que além de procurar um psicólogo (a), invista em práticas de meditação e mindfullness. Autoconhecimento trará melhor compreensão e entendimento acerca da forma com que você lida com essa ansiedade e porque ela está presente em seu dia. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Olá, bom dia. A ansiedade é algo profundo que deve ser tratado com o acompanhamento de uma psicóloga. Não existe fórmula mágica para este momento, pois cada pessoa funciona de um jeito. Por exemplo, o que pode funcionar para Maria, pode não funcionar para você. Existem algumas dicas para este momento, mas não é garantido: Tente se distrair dos sintomas (como aperto no peito, falta de ar, músculo contraídos), tente prestar atenção na sua respiração, inspire e expire. Tente conversar, pensar ou falar sobre coisas diversas, que te distraiam e que você goste. Por fim pense em pessoas e lugares que você se sinta, segura, bem e relaxada. Espero ter ajudado, fique bem!
Olá! Já pensou em na terapia? Talvez o melhor caminho seja iniciar um processo terapêutico e investigar a fundo o que está desencadeando sua ansiedade. A terapia é uma excelente ferramenta para te ajudar a compreender de maneira mais profunda e te ajudar aprender a lidar com sua ansiedade. Procure ajuda de um Psicólogo para trabalhar essas questões. Fica posto meu convite. Abraço!
Busque um tratamento psicológico, pois assim vc tratará da raiz da questão e não apenas dos sintomas. Vale a pena investir esse auto cuidado.
Olá! O ideal é recorrer a uma psicoterapia, esse tipo de auxílio lhe poderá ser útil no sentido de fornecer recursos e ferramentas internas para lidar com essa questão. Exercícios de respiração podem auxiliar, algumas técnicas de esquemas mentais, medicamentos, tudo vai depender muito de como será avaliado na clínica, a partir do seu perfil.
Como já relatado pelos meus colegas, o ideal é que faça terapia para junto com seu terapeuta traçar essas técnicas.
Olá! A respiração diafragmática ajuda muito e o esporte também.
Pode ser que uma análise do seu meio familiar dê uma maior visualização da problemática familiar..
Confie em procurar uma solução.
Olá, espero que esteja bem. Seria interessante entender quais os mecanismos que engatilham seus momentos de pico de ansiedade. Seria interessante procurar apoio com algum professional da área de psicologia para entender de onde vem suas crises. Seria interessante fazer alguma atividade física, além da terapia. Espero que fique bem.
Olá, boa tarde, tudo bem?

Quando uma pessoa está em um momento de crise de ansiedade, é extremamente difícil que ela consiga ter controle sobre o turbilhão de emoções no momento. Porém, o ponto importante para o controle de ansiedade é a respiração, já que é a sua desregulação que causa a falta de ar, e consequentemente, a angústia, a sensação de morte e sufocamento.

Comece a controlar a respiração, inspirando profundamente o ar, até que os diafragmas estejam cheios de ar; segure por alguns segundos, e expire lentamente pela boca. Quando a respiração estiver regulada, essa sensação poderá se amenizar. Mas é importante que os exercícios de respiração sejam sempre realizados, mesmo que não esteja em um momento de crise.
Mas é importante, também, trabalhar os pensamentos e emoções, com o apoio de profissionais da saúde mental, como o psicólogo, que irá contribuir na investigação das causas da crise, e também, no estabelecimento de um plano psicoterapêutico adequado para a sua situação, o seu contexto.
Espero ter ajudado,
Estou à disposição,

Abraço.
Afirme para si que o desconforto vai passar, no máximo de 20 minutos. Sei que é muito para quem está em crise, mas, confiar nisso acalma. Quanto maior seu desespero para o sintoma acabar, mais intenso ele fica. Faça o inverso. Aceite a condição e confie que vai passar. Faça respirações diafragmáticas e preste a atenção no ar entrando e saindo de você. Recomendo que inicie o processo de psicoterapia, para que desenvolva recursos internos para lidar com seus pensamentos e emoções. Espero ter ajudado.
Olá, como vai? Sinto muito que esteja passando por isso, mas é extremamente importante que faça psicoterapia com o intuito de compreender os gatilhos geradores de ansiedade. Espero que faça sentido, um forte abraço.
Indico que faça exercícios de respiração, mas não deixe de fazer a psicoterapia para compreender os motivos da ansiedade.
Primeiramente a ansiedade é um mecanismo de defesa de nosso organismo, logo você precisa saber que não tem problema você se sentir ansiosa em determinadas situações da vida e ela não irá te causar mal algum. Porém sei que senti-la é desconfortável e gera uma porção de emoções. Quando ela se torna constante, você vive em alerta, apresenta crises de ansiedade, pânico é recomendado que procure um especialista ( psicólogo e psiquiatra ). Na psicoterapia você vai trabalhar os seus gatilhos que disparam sua ansiedade e assim aprender a lidar com ela.
Mas uma ajuda emergencial na hora da crise que você pode fazer é exercícios de respiração pois ela é a maior aliada nessas horas, por trazer relaxamento . Você também pode segurar um gelo, jogar uma água gelada no rosto, meditar, chupar um limão .... Mas é importante dizer que assim como a ansiedade vai ser de uma determinada forma em cada individuo algumas técnicas também irão variar; Porém a respiração será sempre a que mais irá te auxiliar
Ola, como vai você?
Se você está experimentando sintomas físicos de ansiedade ou pânico, é importante buscar ajuda médica ou psicológica para entender a causa subjacente e aprender estratégias eficazes de gerenciamento da ansiedade. O tratamento pode incluir terapia , medicação ou uma combinação de ambos, dependendo da gravidade dos sintomas e das necessidades individuais do paciente. Sou leticia, sou psicologa e me coloco à disposição
Em um momento de crise a mente funciona em um modo diferente, geralmente relacionado a fuga e defesa. É comum também perceber a realidade com um cenário mais pessimista ou desastroso. Lidar com a crise é aos poucos ir saindo desse funcionamento e para cada pessoa o caminho vai ser diferente. Práticas que ajudam de forma geral envolvem foco na respiração, no momento presente, conversar consigo mesmo, fazer algum tipo de atividade com o corpo (caminhar, alongamentos...). Se você enfrenta crises com frequência é importante procurar ajuda, porque essas práticas são auxiliares. Abraço
Existem várias técnicas que você pode experimentar para ajudar

Respiração profunda: Tente respirar profundamente pelo nariz e expirar pela boca lentamente. Concentre-se na sua respiração e tente manter um ritmo constante.

Meditação: A meditação pode ajudar a irritar sua mente e reduzir a ansiedade. Existem muitos aplicativos de meditação disponíveis que oferecem guias de meditação para iniciantes.

Exercícios de relaxamento muscular: Tente contrair e relaxar os músculos do corpo, começando pelos pés e até subindo a cabeça. Isso pode ajudar a reduzir a tensão muscular e a ansiedade.

Visualização: Imagine-se em um lugar calmo e tranquilo, como uma praia ou floresta. Concentre-se em todos os detalhes desse

Lembre-se de que essas técnicas não podem funcionar para todos, e é importante procurar ajuda profissional se suas crises de ansiedade forem frequentes ou graves. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a desenvolver um plano de tratamento personalizado para gerenciar sua ansiedade.