Como funciona a terapia da gestalt? E quais as suas obrigações

25 respostas
Como funciona a terapia da gestalt? E quais as suas obrigações
A gestalt é uma das linhas teóricas da psicologia, e funciona num contexto terapêutico, como qualquer outra abordagem. A Gestalt-terapia tem seu enfoque clínico no conceito do aqui e agora, com ênfase na responsabilidade de si mesmo, na experiência individual do momento atual, autorregulação e ajustamento criativos do indivíduo, levando em conta sempre o meio ambiente e o contexto social.

A gestalt-terapia trabalha a pessoa considerando sempre o seu contexto (por isso ela também é “sistêmica”). Ela trabalha o contato e reconhecimento dos seus seus sentimentos e sensações, promovendo uma integração entre os pensamentos e tudo o que o corpo sinaliza e faz. Ela amplia a consciência sobre si e seu próprio modo de estar no mundo, suas escolhas e possibilidades. Recomendo muito!
Trabalha seus sentimentos, pensamentos e comportamentos no presente o que chamamos no aqui e agora. Mas não se prenda ao tipo de técnicas ou abordagens. Observe se você se identifica, estabelece confiança e vínculo com quem cuida de você, eis o segredo da psicoterapia.
A Gestal-Terapia trata de uma abordagem psicoterapeuta fundamentada na filosofia do diálogo aristotélico quando aplicada adolescentes estes ampliam a capacidade de reflexão, devido a crescente expansão da consciência, que lhe permite pensar a sim mesmo, com indagações mais profundas, Para os idosos traz a possibilidade de experimentar uma vida mais saudável e prazerosa na velhice.
A gestalt terapia é uma abordagem teorica da psicologia, que trabalha com o aqui agora, visa a tomada de consciência e ampliação da mesma.
Se apropria de técnicas psicoterapeutica para o cuidado do seu cliente.
Gratidão!
A Gestalt-terapia é uma das abordagens da Psicologia. Ela se diferencia das demais pelo modo de intervenção do terapeuta, que é ao mesmo tempo confrontativo e apoiador. É considerada bem dinâmica porque é experiencial, ou seja, parte da experiência vivida pelo cliente no aqui e agora e da relação estabelecida com o terapeuta.
Não entendi bem sua pergunta sobre quais as "obrigações" da Gestalt, imagino que você queira saber seus objetivos e ter uma ideia de onde este tipo de terapia pode te levar, é isto mesmo? Bom, se for, o principal objetivo é proporcionar ao cliente uma tomada de consciência do que lhe ocorre interna e externamente (no nível das relações). Para isto enfatizamos as manifestações corporais, que são indicadores dos seus estados emocionais, bem como seu discurso verbal. Dizemos que o processo de tomada de consciência é o processo psicoterapêutico propriamente dito. Para auxiliá-lo vamos utilizar algumas técnicas (experimentos gestálticos) além do diálogo, para que você conheça seu modo de funcionamento na vida e veja o que necessita fazer para modificá-lo, caso deseje. Enfim, para que você se responsabilize por si mesmo e seja autêntico! Aprecio muito esta abordagem. Espero ter respondido suas dúvidas. Abraços, Simone Noronha
Olá! A Gestalt-terapia é um modelo de psicoterapia que busca valorizar o que há de singular e positivo nos sujeitos. O principal objetivo é o aumento do nível de autoconsciência em variados aspectos da vida. Assim, as questões que incomodam e que levam a pessoa a buscar por terapia são contextualizadas em função do modo de ser do cliente. O papel do terapeuta é estimular e direcionar esse processo de tomada de consciência, por meio de uma escuta empática e e questionadora. A busca do terapeuta é sempre a de propiciar um ambiente no qual o sujeito possa se expressar com o máximo de liberdade possível. É fundamental que o processo psicoterapêutico leve o sujeito a responsabilizar-se por suas questões, assumindo a condição de protagonista do próprio processo de mudança.
Olá, a gestalt-terapia é uma abordagem humanista, fenomenológica e existencialista. Ou seja, é uma abordagem que foca no que está ocorrendo no momento, no presente, mas sem desprezar o passado. Busca compreender cada processo como único, cada pessoa é uma e a sua história precisa ser valorizada. Acreditamos na potência do ser humano e que ele criou defesas para se proteger, foi o melhor que ele pôde fazer naquele momento. Mas quando aquilo não é mais preciso, trabalhamos juntos para que ele não utilize mais desse recurso e crie outros. É uma relação horizontal, o psicólogo não sabe mais do que o cliente, principalmente sobre o que é melhor para ele. Mesmo que achemos algo, sempre confirmamos com o cliente. O que é importante para nós, psicólogos, é o que é importante para o cliente, o que ele está escolhendo, o que ele quer viver, sempre trabalhando essa autoresponsabilidade e autosuporte. Trabalhamos também com experimentos, para o cliente poder experienciar sentimentos e situações ali no consultório. Espero ter ajudado, Qualquer coisa, estou à disposição.
A Gestalt-terapia (GT) é uma abordagem psicóloga, ou seja, uma linha teórica dentro da Psicologia, que alguns psicoterapeutas utilizam como método de trabalho. A GT ressalta os aspectos consciente do aqui-e-agora (presente), através daquilo que se apresenta como problema. Não exclui o passado, mas busca investigar junto ao paciente suas questões, como elas interferem na vida dele hoje e como ele se relaciona com os mesmos. Dessa forma, a Gestalt acredita que é necessário que haja a ampliação da consciência do paciente e do seu próprio funcionamento, que forma que ele seja capaz de se responsabilizar pela suas ações e se conduzir diante de suas relações, em busca da maturidade emocional. Além disso, no ambiente terapêutico é possível experimentar além da cognição, mas também emoções, sensações e sentimentos.
A gestalt terapia é uma abordagem que habilita a pessoa a usar as sua sensações, sentimentos, emoções, além da cognição possibilitando então o conhecimento da realidade atual. Pois nós somos seres dotados de potencial em constante relação ao meio em que vivemos. Trabalha com o aqui e o agora, vivenciando as experiências imediatas.. Ela é praticada em contextos e com objetivos diferentes, diz respeito às pessoas que sofrem de distúrbios físicos, psicossomáticos e também que enfrentam problemas existenciais como: rompimento, solidão, luto, depressão, sentimento de inutilidade ou impotência em qualquer pessoa.
Gestalt é uma das muitas abordagens terapêuticas (como TCC, psicanalise...). Nela, o terapeuta busca trabalhar no aqui-e-agora, ou seja, com aquilo que esta sendo vivido naquele lugar e naquele tempo da sessão. Em geral, o terapeuta e o paciente trabalham juntos em busca da melhor forma do paciente, fazendo com que ele se de conta da sua própria maneira de funcionar . Alguns gestalt-terapeutas gostam de utilizar experimentos, que nada mais é do que uma forma mais lúdica de fazer o paciente dar-se conta de algo.
A Gestalt-Terapia trabalha com o foco nas relações, considerando o indivíduo em seus ciclos de vida. As obrigações são direcionadas ao compromisso consigo mesmo, à adesão à terapia e ao seu processo de crescimento. Boa sorte.
A Gestalt ressalta a consciência do aqui e agora, trabalhando o passado e o futuro quando esses estão influenciando o presente. É focada na experiência concreta do sujeito, englobando a sua totalidade: mente, corpo, sensações, emoções, sentimentos, pensamentos, fantasias, sonhos e tudo que estiver presente naquele momento, tudo que constituir o campo de experiência do sujeito único, com seus valores e significados.
​​Além disso, entende-se o ser como um todo, integrando as partes conhecidas e desconhecidas, mesmo que essas estejam ocultas ou sendo negadas. Dessa forma, a terapia é capaz de torná-lo mais consciente a respeito de si mesmo, aceitando o todo que forma sua essência.
​Sendo assim, no trabalho psicoterapêutico, busca-se uma ampliação da consciência do indivíduo sobre seu próprio funcionamento. Procura se uma “awareness” (consciência) sobre como o cliente funciona, como se interrompe no seu processo de contato consigo mesmo e com o ambiente. Também procura encontrar seu próprio equilíbrio e plenitude, já que só assim é possível tomar decisões e escolhas que atendam suas reais necessidades.
​Assim, a Gestalt-Terapia desenvolve no cliente o auto-apoio, auto-aceitação, auto-valorização e auto-confiança, ensinando-o a confiar em seus próprios recursos e utilizá-los de maneira correta. Fazendo com que, por conseguinte, o cliente estabeleça uma relação mais saudável e construtiva com ele mesmo e com as pessoas que o cercam.
Psicologia da Gestalt estuda as sensações de espaço forma e tempo forma. ... ela habilita a pessoa para que ela possa usar a cognição, as sensações, emoções e sentimentos para enfrentar a própria realidade desenvolvendo estratégias diante do seu meio ambiente e o contexto diário com ênfase na responsabilidade de si mesmo.
A Gestalt-terapia é uma das abordagem da Psicologia e da Psicoterapia. Trata-se de uma abordagem Humanista Existencial, que se foca na Fenomenologia, nas sensações, emoções e sentimentos despertados por cada experiência. Trabalha com o presente, trazendo situações para vivencia-las no aqui e agora, para obter a "Boa-Forma", ou seja, a maneira mais saudável de viver, de acordo com cada subjetividade.
Trata-se de uma modalidade de psicoterapia que privilegia o contexto sócio- cognitivo e o F. Peirce, sei destacado mentor) denomina experiência do " Aqui e agora" , no que conflita com a Psicanálise de Freud e Lacan, p.ex. Oriunda a Filosofia da Forma alemã, esteve na moda nós anos 70.
Gosto da forma como trabalham os sonhos, via dramatização e indico o livro " Verbreitung" (Peirce).
Como trabalho com POL - Psicanálise Online Lacaniana via Whatsapp e Skype, tenho alguns senœs quanto à eficácia etc.
Olá, boa tarde... A Gestalt terapia é uma das abordagens que a psicologia disponibiliza. A psicoterapia baseada na Gstalt tem seu foco no presente, no aqui e agora, que busca a implicação e responsabilização por parte do indivíduo. Contudo, penso que a descrição de uma abordagem psicológica deva ser útil apenas para conhecimento, uma vez que cada sujeito deve encontrar a abordagem teórica com a qual melhor se identifique.

A Psicoterapia Gestaltica ou Gestalt-Terapia, é uma linha teórica da Psicologia fotemente influenc.ão do indivíduo como uma totalidade. O processo de Psicoterapia Gestáltica busca a compreensão do cliente acerca de como ocorre a sua autorregulação organísmica. O procedimento inclui análise do discurso do paciente e visa criar um equilíbrio homeostático entre o organismo do paciente e o mundo circundante, buscando criar o equilíbrio das trocas com o meio, ou seja, para satisfazer suas necessidades dominantes. A doença surge quando o sujeito não mais consegue identificar as necessidades dominantes e o seu organismo, mesmo assim, tenta restabelecer o equilíbrio perdido. As gestalts não resolvidas ficam pendentes e o equilíbrio fica prejudicado. Os sintomas surgem como uma tentativa de reorganizar e assimilar as gestalts abertas, ou não satisfeitas.
A Gestalt terapia é uma técnica psicoterápica que trabalha com a experiência do individuo com o aqui e agora e tentativas de reorganização de impressões ou gestalts abertas.
Olá! A gestalt terapia prioriza a teoria que considera os fenômenos psicológicos como totalidades organizadas. É uma abordagem criada entre as décadas de 1940 e 1950 pelo psiquiatra Fritz Perls e pela psicóloga Laura Perls. As técnicas são utilizadas na experiência e centrada no cliente. Espero ter ajudado! Abraços
Olá,
É uma abordagem holística, que compreende todas as dimensões relacionais do ser humano, consigo mesmo, com outros humanos, com instituições, com a natureza e com a espiritualidade. Cada pessoa é um ser único, responsável por suas escolhas. Como Gestalt Terapeuta, trabalho sem julgamentos e pré conceitos, acolhendo cada um como ser inteiro, que tem buscado fazer o melhor que é possível.
Estou a disposição se quiser conversar mais a respeito.
A gestalt trabalha com o aqui e agora, vendo o individuo como um todo integrado. É muito importante conhecer toda a historia do cliente para vermos o que esta fundo e o que está na superfície para que assim possamos ajuda-lo na promoção do autoconhecimento.
Olá, a Gestalt é a abordagem da psicologia que foca no momento presente (aqui e agora) e que busca desenvolver e ampliar a consciência dos indivíduos. Ela entende que algo pode ser figura (foco principal) e transitar entre o fundo (o que não era tanto o foco, inicialmente, passa a ser foco posteriormente) pois a percepção é trasitória e dinâmica. Ela reconhece que certas limitações são criadas de forma estratégicas pela mente, para a sua manutenção e sobrevivência, mas pode se tornar prejudicial em outro momento (o que chamamos de bloqueio de contato). A exemplo.: Um médico, por sua profissão no setor de emergências, precisa conseguir manter sua mente "blindada" de tantas mazelas enfrentadas no seu cotidiano de trabalho. Ele precisa 'dar conta' de não deixar que a lida de sofrimento humano afete sua mente, então, com o passar do tempo, ele pode se torna menos sensível ao que vivencia no ambiente de trabalho (e isso é funcional), o que chamamos de 'bloqueio de contato - dessensibilização'. É um recurso necessário, porém pode se tornar prejudicial se não vier dosado de certo equilíbrio. Considero a Gestalt uma abordagem fantástica! Sobre as abordagens, costumo fazer uma metáfora para explicar que o mais importante é alcançar o objetivo demandado na psicoterapia, independente da forma como se percorre essa trajetória: 'Se precisamos ir à um determinado local, temos ruas diferentes de acesso, a do meio, a da direita a da esquerda e paralelas; uma pode ter mais buracos, outra pode ter mais sinais de trânsito, outra mais escura e suturna ou quem sabe até mais logas ou com atalhos; assim são as abordagens. Cada uma tem um caminho a ser percorrido de forma diferente, porém o que importa é que todas podem conduzir ao local de chegada'. Espero ter colaborado! Abração!
A Gestalt terapia é uma das abordagens que a psicologia disponibiliza. A Gestalt-terapia é uma das abordagem da Psicologia e da Psicoterapia. Trata-se de uma abordagem Humanista Existencial, que se foca na Fenomenologia, nas sensações, emoções e sentimentos despertados por cada experiência.
Olá! A Gestalt-terapia é uma abordagem psicoterapêutica que surgiu na década de 1950 e que tem como objetivo ajudar as pessoas a desenvolverem uma maior consciência de si mesmas e de suas emoções, pensamentos e comportamentos.
Através do diálogo e do uso de técnicas específicas, o terapeuta busca ajudar o paciente a identificar e compreender seus padrões de comportamento e pensamento, de forma a possibilitar mudanças mais conscientes e significativas.
Nessa abordagem, a ênfase é dada ao momento presente e à relação entre o terapeuta e o paciente, com o objetivo de ajudar o paciente a se tornar mais autêntico e consciente de suas próprias escolhas e experiências.
Além disso, a Gestalt-terapia também enfatiza a importância da integração entre as diferentes partes da pessoa (como pensamentos, emoções e comportamentos), de forma a promover um equilíbrio e harmonia interna.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 100