Como posso resolver uma compulsão sexual?

55 respostas
Como posso resolver uma compulsão sexual?
Em primeiro lugar entender o que acontece, tipo de compulsão, momentos em que ocorre. Fazer uma boa anamnese do caso e após , se necessário introduzir acompanhamento com psiquiatra. O resultado mais efetivo ocorre qdo utiliza-se a Terapia Cognitiva Comportamental associada à medicação.

Bom adequar tratamento com psiquiatra e psicólogo.
Tratar a parte química do cérebro e a parte emocional e Comportamental.
Terá bons resultados.
ABS

Anelise Mira
Te oriento a Psicoterapia Cognitivo Comportamental , indicada para todos os tipos de compulsão.
A possibilidade de dar sentido a este comportamento bem como trazer à consciência os motivos deles acontecerem é a proposta da abordagem psicanalítica, que alcança resultados bem satisfatório quando o assunto é compulsão. Será a partir da sua fala, da escuta e direcionamento do profissional que isso se ocorrerá. Procure um psicólogo dessa abordagem e faça essa experiência. Espero ter ajudado. Estou à disposição.
Olá, as causas das compulsões sexuais ainda não são bem especificadas,mas o tratamento existe e não é complexo. Normalmente as compulsões sexuais são tratados por um sexólogo, em casos mais complexos é necessário a intervenção psiquiatra para auxilio medicamentoso.
Abs
Olá, esse comportamento pode ser sintoma de alguma coisa que aconteça com você emocionalmente. Seria importante o acompanhamento com um psicólogo para que se compreenda isso, se perceba de onde vem esse desejo e o sentido que ele tem na sua vida. Também não descarto a ida a um médico para investigar questões hormonais.
A psicoterapia certamente lhe ajudará. Procure um profissional que lhe deixe a vontade para falar sobre este comportamento.
A compulsão sexual pode ser uma forma de compensação de um conteúdo que não está bem resolvido na sua vida. O que está em desequilíbrio busca uma compensação, como por exemplo, uma pessoa que está com dificuldades financeiras e se torna alcoolatra - é uma forma destrutiva de tratar o problema.

A psicoterapia pode ajudar a encontrar o que está ocasionando esta compulsão. Trazer à consciência é o primeiro passo para o reestabelecimento do equilíbrio.
Procure ajuda de um psicoterapeuta.

Um abraço
Olá! como toda compulsão, é bem difícil o controle. Busque por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
Embora acredite que vc já saiba a resposta, quando se trata de compulsão é na psicoterapia. Sexo é bom, o excesso é de outra ordem.
Olá! Toda compulsão deve ser investigada é tratada, pois traz um descontrole e consequentemente uma interferência na vida emocional da pessoa. É importante buscar ajudar psicoterapeutica e em alguns casos pode ser indicado tratamento farmacológico através de uma consulta com o psiquiatra. Abraço
Olá! Inicialmente seria interessante que você fosse avaliada (o) por um (a) psicólogo (a) para confirmar, ou não, se de fato é um quadro de compulsão sexual o que você apresenta. Pois, muitas vezes, o que observamos é um comportamento sexual diferenciado dos padrões convencionados socialmente. Portanto, é fundamental uma orientação psicológica para que se possa estabelecer esta diferenciação e indicar o acompanhamento profissional mais adequado a você.
Compulsão sexual pode ter origem em diversas raízes, de modo que estas podem ser investigadas e tratadas no setting terapêutico.
Olá,
Acredito que as respostas anteriores lhe deram base para iniciar a busca, aconselho a buscar a Terapia Psicológica inicialmente, após e com o auxílio da terapia busque um psiquiatra. O Psicólogo pode ser cognitivo, Psicanalista e etc.. a Psicologia ramifica mas em todos os galhos há frutos a lhe dar.
O encontro sexual é sempre traumático para o humano. A sexualidade é presente desde os primeiros meses de vida do bebê, pelo cuidado da mãe, o toque, as carícias.
Nesse processo, associações e suposições são feitas mentalmente pelo indivíduo na tentativa de localizar os elementos e personagens nas relações amorosas.
Fantasias são formadas na mente para dar conta deste processo, e por não encontrarem um repouso seguro em sua busca, num movimento de repetição, estarão constantemente reeditando a noção do paradoxo existente entre êxtase/sofrimento e busca de satisfação.
Há de se fazer uma contextualização das etapas, fases, falas perdidas ao longo do caminho que trarão orientação para reorganização da libido, sua adequação ao convívio social, quietude pessoal e das forças antagonistas inconscientes atuando internamente no indivíduo. Isso é feito em processo de análise - psicanálise.
Olá! Primeiramente, seria importante uma avaliação de um profissional (psicólogo ou psiquiatra) para diagnosticar se realmente se trata de uma compulsão sexual. Porque existe uma diferença muito grande entre ser compulsivo e gostar muito de sexo. A compulsão acontece quando a pessoa não consegue pensar e se concentrar em outras coisas que não estejam relacionadas ao sexo, comprometendo assim todas as áreas da sua vida. Geralmente, a compulsão está relacionada a um transtorno de ansiedade.
Se realmente for diagnosticado um transtorno de compulsão sexual, você precisaria trabalhar essas questões numa psicoterapia e possivelmente complementar com medicamentos para ansiedade.
Encontro-me a disposição.! Um abraço.
Por se tratar de um comportamento e também um vício . Eu indico psicoterapia e avaliando o nível da dependência a intervenção de medicamento para auxiliar no tratamento.
Será importante fazer psicoterapia para que junto com o profissional possa investigar o porquê da compulsão. É muito importante o contexto do seu momento atual? Realizada profissionalmente? Feliz em um relacionamento amoroso? Feliz com sua forma física? Alimentação saudável? Independente financeiramente? Projetos para o futuro?Etc..... Existem muitas formas de prazer e precisa equilibrar buscando novas formas de prazeres.
Boa sorte
Psicóloga Cida Santos
Com psicoterapia para que seja identificada a necessidade de suprir algo que te falta e que tem sido usado, neste momento, o sexo.
Há muitas questões envolvidas, desta forma, o quanto antes, psicoterapia!
A compulsão sexual tem a ver com ansiedade. Ou seja, a compulsão por sexo é apenas uma das facetas decorrentes de um comportamento ansioso, e possivelmente a compulsão não está somente no sexo, mas também pode estar em outras áreas do seu cotidiano. A única maneira de resolver é tratar as causas psicológicas que geram este comportamento, diminuir a ansiedade e trabalhar os possíveis traumas. Isto requer ajuda preferencialmente de um profissional especialista em sexualidade humana associado com ajuda do profissional da psiquiatria caso seja necessário uma intervenção medicamentosa.
Toda compulsão é um sintoma de que algo não está bem. A própria palavra já diz muito "compulsão" ou seja, algo forte e até mesmo incontrolável, desejo insaciável. Como um sintoma isso deve ser tratado em Psicoterapia, você precisa compreender porque isso existe, e como administrar essa questão. Procure ajuda de um profissional psicólogo, e havendo necessidade tratamento medicamentoso.
Uma psicanálise irá lhe permitir perceber o que está por trás desse comportamento compulsivo, realizando um trabalho que vai além da superfície desse sintoma. Procure um Psicanalista na sua região!
Utilize todas as fontes de ajuda que existem. Exemplo: 1. Exercicio fisico 2. Espiritualidade sadia 3. Nutricao certa 4. Psicoterapia, e uma ciencia e arte que tem grande potencial de ajuda.
A terapia cognitivo-comportamental pode ser um passo inicial importante, para trabalhar com o monitoramento do humor, controle de abstinência e a psicoeducação. Paralelamente a ela, haverá necessidade de uma avaliação psiquiátrica, na qual o médico irá apreciar uma possível medicação mais adequada a ser prescrita, a depender do quadro apresentado. Um abraço.
Olá. Baseado na minha experiência profissional, o que tenho percebido como tratamento mais eficaz para compulsão sexual são as Psicoterapias comportamentais e cognitivas, ambas realizadas por psicólogos. Em alguns casos, recomenda-se, também, o acompanhamento com médico psiquiatra, para indicar medicação quando necessário. Espero ter ajudado.
Concordo com a maioria dos colegas. O profissional de psicologia vai ajudar você a descobrir se o que você entende por compulsão sexual, realmente ou é, ou se suas crenças sobre o sexo e de como ele deveria se manifestar estão distorcidas. Sugiro que procure um psicólogo cognitivo-comportamental. É necessário um diagnóstico preciso para que o tratamento seja adequado. Espero ter ajudado um pouco. Um abraço.
A libido sexual(princípio do prazer), dissociada do sentimento, busca encontros impessoais(sexual),mas quando alinhados à fisiologia da alma, buscam sublimação.
Para isso deve ser contida pela vontade e transformada, buscando a partir de então, encontros sentimentais-sexuais e/ou sentimentais.
Se anteriormente apresentava-se como impulso( sensação de estar sendo levado, irresistivelmente, a buscar esse encontro de forma irracional),
quando a vontade assume o comando, usando a função sentimento(racional) como ferramenta, a tirania da compulsão, causadora do desalinho, dá lugar a uma condução equilibrada da atividade sexual, tornando-se aliada ao inadiável processo de humanização.
Do ponto de vista terapêutico, as psicanálises são de grande valia no processo de cura, podendo ser associado ao método biológico ( medicamentos), no início, por breve período.
Todas nossas compulsões são na verdade um sintoma de algo que não esta aparente.
Uma psicoterapia ajudaria a investigar o que vem causando esses sintomas.
Olá! Pela sua pergunta "como posso resolver uma compulsão sexual ?" o sexo não é mais só prazer, mas sofrimento também. E , como qualquer outra questão que envolva sofrimento psíquico, acredito que o caminho é vc buscar entender o que está em jogo p vc nessa sua relação com o sexo. Sugiro uma psicanálise.
Boa noite. Você deve procurara um psicologo para através da terapia poder começara a entender qual o motivo dessa compulsão, então verá resultados.
Precisamos primeiramente avaliar o fenômeno referido (compulsão sexual) e outros pertinentes a prática psiquiatrica ou psicológica (ex. presença de ansiedade, depressao, etc.). Apos isso, podemos levantar as possibilidades de tratamento se necessário.
Além da terapia cognitivo comportamental que já foi salientada pelos colegas acima, você também pode se beneficiar com tratamento de hipnose clínica.
Olá, bom dia.
Toda compulsão e todo exagero costumam esconder algo emocional maior por trás, como por exemplo, um vazio. O principal tratamento para a compulsão sexual é a psicoterapia, onde você vai ser acolhido diante desta questão e irá entender por qual motivo emocional você desenvolveu esse sintoma. Em casos mais graves, o psiquiatra também é importante, entrando com a medicação.
Boa noite!!!
Sua pergunta foi muito direta, sugiro que procure um psicólogo que atenda pela linha Cognitivo Comportamental que vai acolher sua demanda e juntos vão avaliar a necessidade de um atendimento psiquiátrico. Boa sorte.
Compulsão por sexo
Esse tipo de comportamento compulsivo é caracterizado por sentimentos, pensamentos e comportamentos sobre qualquer coisa relacionada ao sexo. Esses pensamentos podem ser difusos e causar problemas na saúde, ocupação, socialização ou outras partes da vida.

Esses sentimentos, pensamentos e comportamentos podem incluir comportamentos sexuais normais ou comportamentos considerados ilegais ou moralmente e culturalmente inaceitáveis. Esse distúrbio também é conhecido como hipersexualidade, distúrbio hipersexual, ninfomania ou dependência sexual. Controversamente, alguns cientistas têm caracterizado o comportamento sexual compulsivo como dependência sexual, embora tal condição não seja reconhecida pelos principais manuais de diagnóstico médico.

Tratamento para Compulsão
A terapia cognitivo-comportamental é o tratamento mais eficaz para a compulsão e também para sintomas de transtorno obsessivo-compulsivo. O tratamento envolve dois componentes:

Exposição e prevenção de respostas
Terapia cognitiva.
A exposição e a prevenção de respostas requerem exposição repetida à fonte de obsessão. O paciente é solicitado a se abster do comportamento compulsivo que costuma realizar para reduzir sua ansiedade.

Por exemplo, um lavador de mãos compulsivo, pode ser solicitado a tocar em uma maçaneta da porta em um banheiro público e, em seguida, ser impedido de lavá-la, até que o desejo de lavar as mãos gradualmente comece a desaparecer por conta própria. Dessa forma, o sujeito irá aprender que não precisa do ritual para se livrar de sua ansiedade. Também passará a compreender que tem algum controle sobre seus pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos.

Estudos mostram que a exposição e a prevenção da resposta podem realmente “reciclar” o cérebro, reduzindo permanentemente a ocorrência de sintomas do TOC.

A terapia cognitiva comportamental se concentra nos pensamentos disfuncionais e no senso exagerado de responsabilidade que o indivíduo sente. Uma grande parte da terapia cognitiva para comportamentos compulsivos é direcionada a ensinar a pessoa maneiras saudáveis ​​e eficazes de reagir a pensamentos obsessivos, sem recorrer ao comportamento compulsivo. Espero ter auxiliado
Qualquer tipo de compulsão aparece por um motivo (sem estar claro para o paciente), como uma forma de aliviar algum estresse ou angústias. No caso de compulsões sexuais, o mais recomendado é um acompanhamento psicoterápico para que desta forma seja possível para o paciente reconhecer esses motivos e a partir disto se adequar e/ou trabalhar sua efetiva melhora.
O tratamento psicológico (psicoterapia, análise) é o mais indicado. É importante ter em mente que é um processo longo e não há "soluções mágicas".
Olá! Certamente a psicoterapia lhe ajudará a entender o que há por de trás desse comportamento compulsivo, a forma como você vem lidando com esse problema, e pensar em estratégias que lhe ajudem a ter menos sofrimento e todas as demais consequências do problema. Espero ter ajudado.
Olá
Em primeiro lugar entender o que acontece, tipo de compulsão, momentos em que ocorre. Fazer uma boa anamnese do caso e após , se necessário introduzir acompanhamento com psiquiatra. O resultado mais efetivo ocorre qdo utiliza-se a Terapia Cognitiva Comportamental.
Antes é necessário entender se existe, realmente, a compulsão ou se é somente um sentimento, que pode aparecer em personalidades que possuem um traço neurótico mais elevado. O psicólogo poderá te ajudar a compreender melhor a função da expressão da atividade sexual na sua vida e como essa expressão contribui ou afeta sua qualidade da sua vida psíquica e /ou a das pessoas que estão ao seu redor.
Essa questão que você trás pode ser causada por diversos fatores, procure um psicólogo, ele irá te ajudar muito. Abs
Olá! Para os pacientes que sofrem de compulsão sexual, é preciso realizar uma avaliaçãoacerca do caso, um terapeuta com especialização em sexologia ou terapia cognitiva comportamental pode lhe auxiliar, pois irá tratar o controle do comportamento. Em associação ao processo terapêutico, geralmente também são administrados antidepressivos, que colaboram para inibir o desejo. Espero ter ajudado e coloco-me a disposição. Um abraço!
Boa tarde! Acredito que se você procurar um especialista e fizer uma avaliação, ele vai poderá lhe indicar qual o melhor tratamento. Abçs!
A CONSCIENTIZAÇÃO DA PROBLEMÁTICA JÁ É UM PASSO FUNDAMENTAL NA RESOLUÇÃO DO CASO; ASSIM COMO TAMBÉM A BUSCA POR AJUDA.
A INTERVENÇÃO PODE SER FEITA ATRAVES DE PSIQUIATRA ,QUE IRÁ ATUAR NA PARTE FÍSICA DA QUESTÃO E TAMBÉM ATRAVÉS DA PSICOLOGIA , QUE IRÁ ATUAR NA PARTE EMOCIONAL, ALÉM DOS DEMAIS PROFISSIONAIS QUE POSSAM SER ENCAMINHADO POR ESTES , SE NECESSÁRIO
Venha fazer uma primeira avaliação comigo, vou te ajudar a compreender melhor o que se passa contigo e se necessário te encaminho para um profissional complementar como por exemplo um psiquiatra.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Olá. compulsão sexual ou comumente chamado de "vício sexual" , é um transtorno mental sim, e está muito ligado a ansiedade, portanto é necessário identificar os gatilhos como: pornografia, parceiros múltiplos, alcoolismo, dependência química entre outros comportamentos.
As perdas podem ser grandes, como a vida social, relacionamentos superficiais, problemas financeiros...
Busque ajuda
Abs
A psicanálise pode ajudar a resolver uma compulsão sexual. A psicanálise é uma forma de tratamento que visa ajudar as pessoas a entender e lidar com seus problemas emocionais, incluindo compulsões sexuais. O tratamento pode ajudar a identificar as causas subjacentes da compulsão sexual e ajudar a desenvolver estratégias para lidar com ela. Além disso, a psicanálise também pode ajudar a desenvolver habilidades para lidar com as emoções e sentimentos que estão associados à compulsão sexual.
Olá! Todo excesso diz respeito a uma falta, logo o comportamento compulsivo, em linhas gerais, é uma tentativa de preenchimento... para resolução de uma compulsão sexual é fundamental acompanhamento psicoterapêutico, bem como uma avaliação do caso para ir até a origem desta compulsão. É um sintoma que está sinalizando alguma falta... Espero ter ajudado! Me coloco à disposição.
Olá, tudo bem? Bem, o primeiro passo que seria entender que está com um problema aparentemente já foi dado, o segundo seria busca por ajuda. Enquanto psicólogo, diria que buscar por um atendimento seria uma alternativa para você entender melhor essa situação, desde como ela começou e se instalou, bem como desenvolver estratégias de intervenção junto do psicólogo para diminuir esse quadro no primeiro momento. Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
A compulsão é a repetição sistemática de um ato. A cada vez que você se relaciona sexualmente, está em busca(inconscientemente) de tamponar uma dor/ vazio que se encontra em sua psiquê. Quais pensamentos obsessivos você tem apresentado?
A psicoterapia é recomendada neste caso podendo ser trabalhada em conjunto com a medicação psiquiátrica, a depender do nível de sofrimento que suas ações tem causado.
A proposta da psicoterapia para a compulsão é entender como funciona, com quais situações se relaciona, seu significado na sua vida e a partir disso entender o que pode ser feito para dissolver esse comportamento.
Resolver uma compulsão sexual é um desafio que muitas pessoas enfrentam, mas é possível com o apoio adequado. Aqui estão algumas etapas que você pode considerar para lidar com uma compulsão sexual:

Reconhecimento: O primeiro passo é considerar que você tem uma compulsão sexual e que ela está causando problemas em sua vida.

Procure ajuda profissional: Consulte um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra especializado em saúde sexual ou vícios para orientação e tratamento.

Terapia: A terapia individual, especialmente a terapia cognitivo-comportamental (TCC), pode ser eficaz para tratar compulsões sexuais. Um terapeuta pode ajudá-lo a identificar gatilhos, aprender a controlar impulsos e desenvolver estratégias para lidar com pensamentos e comportamentos compulsivos.

Grupos de apoio: Participar de grupos de apoio para pessoas com comportamentos sexuais compulsivos pode fornecer suporte adicional e compartilhar experiências com outras pessoas que enfrentam desafios semelhantes.

Medicação: Em alguns casos, um médico pode prescrever medicamentos para ajudar a controlar a compulsão sexual. Isso deve ser discutido com um profissional de saúde mental.
Busque por algum profissional que te deixe confortável para falar sobre o assunto, o tratamento é possível e o primeiro passo já foi dado. Não desista, tudo o que trás desconforto merece ser tratado.
Olá! O que você quer dizer com compulsão sexual? Como é sua relação com isso que se queixa? Como isso te afeta? Acho que poderíamos partir daí... seria imprudente da minha parte dizer mais da situação sem ter te escutado. Não sei nada sobre você.

Se formos compreender isso enquanto um sintoma, sabemos que para a psicanálise, a formação de um já seria a própria resolução de um conflito inconsciente - o que Freud nomeou por solução de compromisso. Agora, resta saber o porquê de ter resolvido tal conflito por essa via.

Levar essa questão para um espaço propício de escuta por um psicanalista talvez possa te trazer alguns benefícios, te levando para outras vias.
Não há uma resposta única e universal para resolver a compulsão sexual, pois cada caso é único e depende de diversos fatores, como histórico individual, traumas, crenças e motivações por trás dos comportamentos compulsivos.
É importante que ao reconhecer a compulsão sexual como um problema e querer buscar ajuda profissional ajude a compreender as raízes da compulsão sexual, identificar os gatilhos e desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis.
Em alguns casos, medicamentos podem ser prescritos para auxiliar no controle da compulsão, como antidepressivos ou estabilizadores de humor.