Como procurar tratamento para disléxicos já na fase adulta?

22 respostas
Como procurar tratamento para disléxicos já na fase adulta?
Sugiro que você procure ajuda de um profissional psicólogo para avaliá-lo e ajudálo a lidar melhor com o transtorno. Boa sorte.

Olá! Sugiro que procure um médico para o diagnóstico mais preciso. No caso de tratamento , a terapia cognitivo comportamental tem se mostrado uma ótima abordagem junto a pacientes com dislexia na idade adulta. A partir da terapia você poderá compreender melhor seu funcionamento e entender determinadas situações pelas quais passa. Também é possível desmistificar pensamentos acerca do transtorno que podem te deixar mais triste ou ansioso. Procure ajuda! Um abraço
Olá. Eu sugiro que você busque um profissional que compreenda transtornos de aprendizagem, técnicas de reabilitação cognitiva bem como, terapia cognitiva-comportamental. Dessa forma, você conseguirá ajuda na dislexia compreendendo o que acontece com você, aprenderá a resolver problemas através do desenvolvimento de estratégias e, finalmente, mudará seu padrão de pensamentos e comportamentos.

Espero ter ajudado.
Abraço.
olá, sugiro que procure um neuropsicólogo para fazer uma avaliação detalhada de outras funções cognitivas que podem estar afetadas e assim atrapalhando a aprendizagem. Este mesmo profissional dará continuidade após a avaliação.
Sugiro que procure um fonoaudiólogo, para avaliar a sua linguagem e processamento auditivo, e o neuropsicólogo para avaliar suas funções cognitivas.
E´interessante procurar alem do fonoaudiólogo/a um psicopedagogo/a que trabalha nessa área nas escolas com crianças, adolescentes e adultos que tens problemas com dislexia e dislalia. Muito depende de como se aprende e acredito que a competência deles seja adequada para ajudar as pessoas mais adultas.
Como você pode perceber pelas respostas dos meus colegas, têm diversos caminhos! Neuropsicólogo, fono, psicólogo, psicólogo da terapia cognitivo comportamental... Como escolher? Eu indico que você avalie qual profissional faz mais sentido nesse momento. Pesquise um pouco sobre a atuação de cada um desses profissionais e vá em busca daquilo que melhor atender o você quer. Na dúvida, indico que busque um neuropsicólogo, que consegue fazer uma avaliação e tratamento sob vários pontos, como conversa e psicológico.
Boa tarde.
Sugiro avaliação com neuropsicóloga (o).
Espero ter auxiliado.
À disposição.
Boa noite! tudo bem? O tratamento exige a participação de especialista de várias áreas. Dentre eles o Fonoaudiólogo e o Psicólogo.

Espero ter ajudado! Fico a disposição!
É muito importante procurar ajuda multidisciplinar contando com Psicólogo,, Psicopedagogo fonoaudiólogo e á partir de então essa equipe através de uma investigação verá se há necessidade de outros olhares. É necessário que haja uma boa troca de informações entre os profissionais a família e se frequentar com a escola conforme cada caso. o mais importante é procurar ajuda de um profissional capacitado.
Olá, o mais indicado seria ser acompanhado por uma psicopedagoga e uma fonoaudiologa
Boa tarde!! Algum profissional já constatou a dislexia? Necessário fazer algumas aplicações de testes e trabalhar a socialização da pessoa para uma melhor qualidade de vida.
A idade independe do tratamento, será possível o acompanhamento multidisciplinar de profissionais da área da saúde como neuropsicólogos, psicólogos, pedagogos, fonos entre demais citados que só será possível ser dito com avaliação médica.
Boa noite, seria necessário o acompanhamento além de um profissional da psicologia para lidar com as questões emocionais, psicológicas envolvidas, um médico profissional da neurologia, um terapeuta ocupacional e até mesmo um educador especial. Tudo isso depende da intensidade dos prejuízos e do comprometimento na vida do paciente. As vezes apenas um profissional da psicologia ou até mesmo da educação especial já consegue dar conta das necessidades do sujeito, no entanto, vale ressaltar que uma avaliação psicológica, neurológica e até mesmo psiquiátrica seria imprescindível .
Olá, bom dia,

Conforme já assinalaram alguns/as colegas, o diagnóstico realizado por profissional habilitado/a é crucial para a busca de ajuda. Após o diagnóstico, penso que o acompanhamento por equipe multiprofissional é importante para que o problema seja tratado. Assim, fonoaudiólogo/a, psicopedagogo/a e psicólogo/a são profissionais que podem auxiliar na solução dessa problemática.
Zeína
Recomendo duas coisas:

- buscar um neuropsicologo;

- buscar o site da Associação Brasileira de Dislexia.

Olá, bom dia!
Sugiro um tratamento assistido pelo Fonoaudiólogo e o Psicólogo. Espero ter ajudado! Forte abraço.
Devemos procurar atendimento profissional em qualquer momento onde se percebe que a dificuldade apresentada interfere no ritmo normal do desenvolvimento da pessoa. Em qualquer idade que seja.
Olá. Procure um fonoaudiólogo para fazer uma avaliação do seu caso. Atenciosamente.
Olá! O tratamento para dislexia envolve o acompanhamento com psicólogo e fonoaudiólogo, com ênfase em estimulação e prática da leitura, escrita e visão, criando estratégias para superar as dificuldades com as palavras e outras eventuais barreiras no dia a dia. A terapia também é importante para lidar com possíveis crises de ansiedade e auto-estima.

O tratamento é feito com o fonoaudiólogo.
Consulte um neurologista e em sequência, conversando com seu médico; poderá seguir em fonoaudiologia e psicólogo, de acordo com suas necessidades levantadas na avaliação médica.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110