Como se chama quando a pessoa repete com os lábios (sem som) é involuntariamente a fala do outro ?

22 respostas
Como se chama quando a pessoa repete com os lábios (sem som) é involuntariamente a fala do outro ?
Olá! Provavelmente, você está se referindo a ecolalia, que é caracterizada por repetição de sons, palavras e frases podendo ser do tipo Imediata, por exemplo, repetir o que o outro acabou de falar ou o final da frase dita pelo outro; ou do tipo Tardia, por exemplo, repetir muitas vezes frases que ouviu de alguém, em uma música ou no desenho animado. Esta repetição é entendida como produção não intencional, inconsciente. Espero ter ajudado.

Bom dia!

Concordo com a colega Elaine, o nome dado a repetição dos sons é ecolalia!
Estou a disposição!
Bom dia, tenho outro entendimento para pergunta. É possível ser a Síndrome de Tourette ou Transtorno de Tourette, onde a repetição da fala, frase ou palavra acontece sem som.
Na fala ecolalica , há a repetição da fala, ou seja há som.
Espero ter ajudado.
Bom dia. Parece-me ser Mimetismo. O Mimetismo acontece na natureza frequentemente quando um ser necessita se parecer com um predador ou outro animal venenoso. No caso do ser humano, pode ser para que seja facilitado o entendimento do que o outro está dizendo. Há pessoas que movimentam os lábios enquanto lêem. Há assim, um processamento mental do que está se absorvendo.
Não é ecolalia por não haver som. Como o próprio nome já mostra (eco)lalia: eco = som. Mimetismo é o correto.
Pode se tratar de um comportamento obsessivo. Como contar mentalmente até um determinado número, etc.
Verifique se existem outros comportamentos associados. Como por exemplo. O pensamento de que se não repetir a frase algo ruim pode acontecer. Nesse caso e bom procurar um profissional.
Todas as colocações anteriores me parece que já dão o nome que vc está querendo saber. Parece mais apropriado o de mimetismo.
O que penso que pode acrescentar é vc se perguntar quais palavras repete sem poder pronunciar? Todas? Algumas? Quais? Que lugar tem essas palavras para quem as escuta?
O que precisa ser nomeado, só meu entender, é o que acontece com quem precisa repetir o que ouve de outro. E pensar, acontece com qualquer um que escute, com alguém em particular?
Espero ter contribuído.
Isso se chama ecopraxia.
Quando estou atendendo, percebo algumas pessoas repetindo o que estou dizendo no final da frase. Não penso que isso esteja associado necessariamente a uma doença. Prefiro pensar parecido com as colegas com relação ao mimetismo. Penso também na ação dos neurônios espelho. Como o próprio nome diz, são ações involuntárias que ocorrem de forma a imitar determinado comportamento, como no caso de um bocejo.
A tentativa de despatologizar as situações me parece mais apropriada no primeiro momento.
Quando há incômodo, sofrimento ou qualquer tipo de prejuízo ao indivíduo, devemos sim procurar ajuda profissional.
Gratidão por ter enviado sua dúvida.
Todas as colocações dos colegas são corretas. Entretanto é necessário uma investigação mais detalhada para que vc possa entender o que está acontecendo.
De qualquer forma isso também pode ser considerado um transtorno obsessivo compulsivo.
Tem um filme que se chama: TOC TOC, lá vc poderá ver vários transtornos e tentar identificar a sua dúvida. De qualquer forma se é algo que te traz desconforto procure um profissional.
Trata-se de um sintoma com características da Ecopraxia. Muito comumente, pode estar associado a algum transtorno. É importante uma avaliação profissional para conhecer melhor a história do sujeito, o momento em que vive, entender outras sintomatologias, levando em consideração o relato do próprio sujeito.
Busque ajuda de uma Psicóloga (o)!
Ecolalia, muito típicas de pacientes com Tourrete, TOC, ansiedade e stress aumentados.
Há varias nomes mencionados de forma correta pelos colegas, no entanto, encontrar o conceito talvez não ajude efetivamente. Torna-se relevante buscar um profissional que te ajude a avaliar os sintomas e as causas. Compreender esse comportamento mesmo que seja um comportamento inconsciente, ajuda no processo da Cura.
Boa noite!
Para obter um diagnóstico preciso você deve procurar por um especialista, um Psicólogo vai te ajudar a entender os sintomas e a chegar ao diagnóstico correto. Estar fazendo avaliação dessa apenas com essas informações poderá trazer um diagnóstico incorreto.
Boa tarde! Colocaçoes muito pontuais pelos colegas, e concordo tambem com a hipotese diagnostica, e como alguns colegas colocou, há uma historia unica do sujeito que precisa ser ouvida, uma avaliaçao psicologica e neuropsicologica pode começar um grande trabalho, considerando que nesses casos, pode haver tambem considerar a velocidade de processamento de informaçoes do sujeito e o que vem agregado a isso.
Estou a disposiçao.
Pode ser um tique (mania), em casos de transtorno do TIC, TOUREtte ou TOC, ansiedade ou um sintoma que acompanha outro quadro (ecolalia no TEA), etc. Tem que ver no contexto.
Se o fato de vc repetir as palavras ( ecolalia)involuntariamente estiver lhe causando desconforto, sugiro procurar ajuda com psicólogo, embora este comportamento não seja considerado patológico pode estar associado à algum outro sintoma ,como por exemplo a ansiedade, entre outros sintomas que precisariam ser avaliados caso existam.Estou disponível para ajudá -lo.
Concordo com alguns de meus colegas sobre hipóteses diagnósticas, o que acrescento é você .perceber o quanto isso a incomoda e angustia, reforçando a necessidade de procurar um profissional como Neurologista e Psicólogo para uma avaliação e tratamento
Há necessidade de contextualizar sua pergunta para uma investigação clínica adequada do que há de ser. Como por exemplo uma febre, ela pode ser um indicador de muitas doenças e inflamações, porém uma análise o levará a uma melhor compreensão. Acredito neste caso poder ter a necessidade de um acompanhamento multidisciplinar. Não se autodiagnostique.
Olá! Indico a ida a um neurologista para entender porquê isso acontece, pois tanto pode ser algo neurológico quanto algo adquirido por comportamento, o que pode ser cuidado no âmbito psicológico. Não é interessante dar um nome sem entender as circunstâncias e o caso de forma isolada. Investigue o seu caso para que tenha o norte específico e entenda como pode intervir de forma significativa.
Há necessidade de uma investigação bem mais abrangente, por isso você deve procurar um neurologista e também um psicólogo. Somente após estas providências você poderá ter um diagnóstico preciso.
O nome dado a repetição de sons é a ecolalia.