Como se deve tratar a bulimia num familiar? a quem me posso dirigir?

13 respostas
Como se deve tratar a bulimia num familiar? a quem me posso dirigir?
O tratamento do bulimia de incluir um acompanhamento de um nutricionista, de um médico psiquiatra e de um psicólogo que vão oferecer todas as ferramentas que a pessoa necessita para enfrentar a doença.

Uma auto análise orientada por um psicólogo clinico e as terapias de grupo servem de grande ajuda para quem quer enfrentar a doença. Más no caso em que o paciente não colabora, não toma a medicação e não se esforça para mudar sua maneira de pensar pode ser necessário o internamento hospitalar.

A Bulimia Nervosa é um Transtorno Psiquiátrico que pode pode ocorrer em pessoas com personalidades muito diversas. Com a pressão que qualquer um sofre para manter-se magro na atualidade, o ato de vomitar pode parecer uma alternativa fácil para um/a adolescente gordinho/a que tenha facilidade em vomitar. Mas com o tempo, o prejuízo causado pelos vômitos começará a se revelar: Dentes cariados, diminuição da massa muscular em relação à massa gorda, perda de nutrientes essenciais, osteoporose, entre outros. Além disso, o comportamento alimentar passará a encobrir dificuldades emocionais e o ato de vomitar pode proporcionar uma sensação de alívio para algumas pessoas. Mostrar essas consequências, apresentando fotos e textos pode ser um bom começo para alertar a pessoa bulímica. Uma psicoterapia cognitivo-comportamental e o acompanhamento de psiquiatra e nutricionista são essenciais para que o paciente aprenda a lidar com a alimentação e com seus problemas emocionais de forma mais adequada.
Concordo com os colegas, mas na sua pergunta você coloca a expressão (familiar). A família é o elo mais próximo e que tem uma influência fundamental no tratamento, os estudos mostram que esse transtorno alimentar tem uma ligação muito expressiva com a relação do sujeito e sua família, não podemos pensar somente que ele quer "emagrecer" ele está se comunicando e nesse caso de forma doentia. Procure um especialista de preferencia que possa acompanhar toda família.
Além das respostas clássicas, trazidas pelos colegas do site, complemento apenas no sentido simbólico de todo e qualquer sintoma.
Qualquer tipo de tratamento que deixe em segundo plano as causas mais profundas das diversas compulsões existentes, sejam elas relacionada a alimentação, a sexualidade, ao uso de drogas etc, não tardará em reconhecer um retrocesso, mesmo dos melhores resultados terapêuticos.
Em casos mais graves, no início de uma tentativa de intervenção, é importantíssimo o tratamento psiquiátrico, com acompanhamento periódico e a devida adequação das dosagens de medicamento a cada paciente.
No entanto, ultrapassada essa primeira etapa, digamos, "crítica", quando a pessoa em questão já consegue falar sobre o que sente e das relações disso com outras vivências dolorosas, não há mais a necessidade de uma intervenção dessa ordem, e a psicoterapia que vise o que está para além da consciência é mais do que recomendável.
O tratamento é multidisciplinar com no mínimo, psiquiatra, nutricionista e psicólogo, de preferência com profissionais especializados em transtornos alimentares.
Psicólogo e Psiquiatra.
Olá. A bulimia é um transtorno alimentar ligado a compulsão alimentar, caracterizada pela grande ingestão de alimentos, num curto período de tempo, sem que haja realmente uma fome física. Após essa grande ingestão calórica, o indivíduo passa por sentimento de asco e culpa, o que lhe faz provocar o vômito ou ações compensatórias. O mais importante seria procurar um psicólogo de preferência um psicanalista, não só para o indivíduo, mas também para a família poder lidar com a situação. Seria interessante também a procura de um clínico geral para exames de saúde físico, nutricionista e um psiquiatra. De fato o processo de psicoterapia seria o mais importante, já que esse tipo de ação é decorrente de problemática psíquica e profunda dor que o indivíduo não está sabendo expressar, por isso age assim.
Procure um profissional da psicologia/psicanálise. Ele mesmo já vai te passar indicações de psiquiatra e nutricionista. Com isso já ameniza um pouco tomar toda a responsabilidade para ti. Afinal, parece na sua pergunta que você gostaria de saber como você deveria tratar esse familiar.
O tratamento da Bulimia, assim como outros transtornos alimentares é multidisciplinar. Psicólogo e psiquiatra são fundamentais mas também nutricionista, clínico e endocrinologista.

Procure profissionais que tenham experiência neste tipo de tratamento.
É fundamental o tratamento multidisciplinar para que tenha resultados eficazes. Psicólogos e psiquiatras, assim como nutricionistas e endocrinologistas.
Sugiro que voce procure um psicólogo cognitivo comportamental para fazer avaliação diagnóstica do transtorno psicológico que você tem. Após o diagnóstico será usado um protocolo específico de tratamento. Acredito que ficará menos confusa no processo de tratamento.
Olá, a bulimia é uma doença séria que deve ser tratada o quanto antes. É importante que você leve esse familiar para um psicólogo para saber em qual nível os sintomas estão e começar o tratamento psicoterápico. Se estiver em um nível preocupante será necessário o acompanhamento de um psiquiatra também .
Trata-se de um transtorno que requer uma equipe multidisciplinar. Eu aconselho primeiramente conversar com um psiquiatra e um terapeuta. Posteriormente o trabalho com Nutricionista para recuperar o estado nutricional de seu familiar, ajustar uma nova rotina saudável e o início de atividades físicas regulares ajudarão muito no processo. Fico à disposição para quaisquer esclarecimentos!! Um abraço Tais Rímoli, Nutricionista e Personal Trainer