Depressão é genética ? Ou pode ser por perdas e mortes?

11 respostas
Depressão é genética ? Ou pode ser por perdas e mortes?
Os dois, há vários tipos de depressão, duas delas são a endogenética, que é familiar e passa através dos gens e a reativa, que ocorre em razão de uma episódio negativo, como luto, perda de emprego e separação, por exemplo

Boa tarde.
Depressão tem influências genéticas, mas não é determinante para a pessoa ter ou não, depende de um conjunto de fatores. Em relação ao luto por perdas em geral ou mortes pode ser um fator que venha a desencadear doenças como depressão.
A depressão é diferente de tristeza por luto ou perdas. Tenha cuidado para entender se você o que você está passando se caracteriza durante o tempo e os fatores incapacitantes para sua vida ser funcional ou se você está vivenciando a tristeza de um luto que geralmente vai sendo elaborado por você e vai aos poucos passando. procure a ajuda de um profissional de psicologia
Boa tarde! Depressão é influenciada por esses dois fatores. Sendo o tratamento feito com ajuda medicamentosa e terapia com psicólogo
Olá! A depressão pode acontecer por diversos fatores, o fator genético também influencia mas não é o único determinante e pode ser também que seja desencadeada por fatores que acontecem ao longo da vida. É importante ressaltar que a perda de alguém importante por morte ou não levará ao processo de luto, que apresenta como uma característica a tristeza, o luto até um determinado tempo é saudável apesar de ser doloroso. Para ambos os casos o processo de psicoterapia é necessário para dar suporte ao paciente.
Um abraço!
Como mencionaram anteriormente, a depressão pode ter sua origem genética ou por perda e luto. Porém, mesmo sendo uma pessoa que tem em seus genes uma pré disposição para a depressão, não indica que essa pessoa terá algum dia, ou seja, significa apenas que em determinadas circunstancias, como uma situação de perda ou de luto, ou alguma experiencia da vida, essa pessoa tem mais chances de desenvolver um estado de depressão do que outra.
Quando há casos na família, assim como outras doenças, é possível que seja algo genético, porém, não significa que se irá desenvolver, pois há formas de se prevenir, como por exemplo, fazendo psicoterapia. Pode ocorrer após eventos traumáticos como colocado, por perdas e luto, mas novamente, é possível lidar melhor com a situação se estiver em terapia ou se já tiver passado por um processo psicoterápico em que essas questões foram trabalhadas. Com carinho, Aline Saramago
A depressão é um sofrimento psíquico de forma acentuada e sua origem é multifatorial. Atualmente é o transtorno que mais causa prejuízos no mundo. De acordo com sua pergunta, um quadro depressivo pode ser desenvolvido após uma perda ou luto. A depressão é um transtorno grave, um aviso do corpo e da psique que algo não está fluindo naturalmente. É um chamado para um autocuidado.
A depressão pode acontecer por diversos fatores. Recomendo ajuda psicológica.
A depressão é uma doença complexa e de vários fatores e pode ou não estar relacionada à heranças genéticas, porém não é a única causa desse quadro clínico, apesar de ter essa correlação. Luto, ou perdas podem ser o gatilho para agravar o caso. É necessário uma investigação cuidadosa do psicólogo com a história da pessoa, assim como pode se tratar de viés químico, onde os neurotransmissores diminuem a produção de serotonina, dopamina, entre outros hormônios do bem-estar e do prazer.
Olá, a depressão pode sim estar relacionada à herança genética. Contudo, assim como outros transtornos, poderá também depender do ambiente e situações vivenciadas pelo sujeito para sua ocorrência.
A perda ou o luto são situações que podem trazer a tona os sintomas da depressão, mas é sempre interessante obter a análise de um psicólogo para que ele possa auxiliar na conceitualização do caso e em estratégias de modificação do processo.
Espero ter lhe auxiliado. Fique bem!!