Desde meus 11 anos, tenho um medo excessivo de algumas situações, como provas, ou perguntas que não

11 respostas
Desde meus 11 anos, tenho um medo excessivo de algumas situações, como provas, ou perguntas que não sei responder, ou de não conseguir atingir meus objetivos e o que se espera de mim.Esse medo não é comum, ele é excessivo mesmo. Eu sinto efeitos colaterais dolorosos.Não é depressão.O que seria ?
Olá, boa tarde. Esse medo excessivo de não conseguir ou de falhar, de lidar com as expectativas tanto suas quanto das pessoas é muito sofrido mesmo. Se gera em você tantos efeitos colaterais, busque atendimento para descobrir as causas de tanta ansiedade. Mesmo que não seja depressão, causa muitos sofrimentos e transtornos em sua vida. O que é, você mesmo disse, é um medo! Mas, em análise, você pode descobrir a causa desse medo e conseguir lidar com tudo isso. Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Procure por uma avaliação psicológica para compreender exatamente o que se passa contigo. Você relatou alguns "sintomas" que reconhece, mas não são suficientes para para determinar um diagnóstico. Um abraço, Gislaine Chaves.
Olá, primeiramente acho importante que você reconhece situações que te causam essa ansiedade. Pelo que entendi do que você relata não parece ser depressão mesmo, o que parece que se apresenta são crises de angústia ou ansiedade. Seria muito importante que você buscasse um psicólogo que você se sinta a vontade para poder falar sobre essas situações e esses efeitos colaterais dolorosos que você relata. Espero ter ajudado, qualquer coisa estou a disposição
Toda avaliação psicológica depende de muitos fatores. A história de vida do paciente, as circunstâncias atuais e a investigação e escuta acurada sobre os motivos pelos quais esse processo foi desencadeado. Somente na consulta psicológica presencial é possível o diagnóstico.
Olá! Me parece que esses medos podem estar relacionados a situações em que você se percebe avaliada. Poderia ser facilmente relacionada ao Transtorno de Ansiedade Generalizada.

Nesse caso, seria importante que você agendasse uma consulta com um profissional da psicologia que atue com essa questão é também com um médico psiquiatra, para que possam auxiliar você no processo de superação dessa problemática.

Caso tenha mais dúvidas, fico à sua disposição.
Olá! O medo em excesso pode vir a causar alguns transtornos, mas pode ser ajudado por psicoterapia de apoio. O medo pode se transformar em fobia dependendo do tempo que persiste, e sempre está diretamente ligado a um fator desencadeante , um perigo eminente para a pessoa, que gera ansiedade. Ajuda psicológica é a recomendada. A disposição!
Pelo pouco relatado os sintomas remetem a alguns transtornos de ansiedade, mas para ter uma avaliação melhor e o inicio de um tratamento recomendo que procure um psicólogo e comece uma psicoterapia. Tal profissional poderá indicar uma avaliação psiquiátrica caso ela também seja necessária.
Pelo relato parece estar relacionado a um transtorno de ansiedade. Pessoas que sofrem de ansiedade têm tipicamente crenças disfuncionais focalizadas em ameaça física ou psicológica a si mesmo ou a seus outros significativos, que refletem um sentido aumentado de vulnerabilidade. O ansioso processa seletivamente sinais de ameaça, derivados de sua superestimação da própria vulnerabilidade, e descarta elementos contrários. Seus pensamentos refletem uma negatividade ou pessimismo geral, focalizam em ameaça ou perigo, e são orientados para o futuro, em forma de pensamentos negativos antecipatórios, particularmente como perguntas do tipo "e se?" (E se eu esquecer tudo na hora da prova? E se eu for reprovado? E se eu não conseguir responder? E se eu ficar ansioso e descontrolar?). De modo geral os ansiosos processam as informações superestimando a probabilidade de que algo negativo aconteça, superestimam também a gravidade do evento e subestimam a capacidade para lidar com a situação.
Veja... o medo é uma emoção que está relacionada com a Ansiedade... quando estamos ansiosos experimentamos um medo intenso pois nosso cérebro ancestral (que não acompanhou a evolução da tecnologia/sociedade) ao perceber uma situação que interpretamos como perigosa reage como se estivéssemos com a nossa vida em risco. Mas as situações que consideramos perigosas atualmente nem sempre oferecem esse risco de vida, com isso, se torna desproporcional.

A forma com que você interpreta essas situações que escreveu na sua pergunta, ou seja, os pensamentos que vem a sua cabeça no momento que está vivenciando essas situações, contribuem para a sua ansiedade de forma significativa.

Compreender esses pensamentos, saber quais são as raízes deles e aprender a lidar com os mesmos fará toda a diferença na sua vida. Isso você consegue desenvolver na Psicoterapia.
Olá! Medos ocorrem nas primeiras fases de vida de um ser humano e quando os responsáveis não sabem lidar com essas questões a pessoa insegura o os medos permanecem com outras facetas. Gera com isso baixa capacidade e baixa auto confiança para lidar com o novo. Busque por Psicoterapia Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!
Olá!Mais importante do que se prender à um diagnóstico seria se conhecer, entender e buscar na sua história o q gera esses estados ansiogênicos. Ajuda psicóloga com certeza contribui para melhorar a qualidade de vida e minimizar os sintomas. Boa sorte!

Especialistas

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Thiago Cantisano

Thiago Cantisano

Psicólogo

Rio de Janeiro

Mariana Miguel

Mariana Miguel

Psicólogo

Campinas

Maristela Café S Silva

Maristela Café S Silva

Psicólogo, Psicanalista

São Caetano do Sul

Amanda Mendes

Amanda Mendes

Psicólogo

Maricá

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 15 perguntas sobre Transtornos fóbicos
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.