Dor e sangramento persistente ao evacuar, mesmo após hemorroidectomia e amarradura elåstca, pode ser ocasionado por anismo? Realizados exames de colonoscopia e anuscopia,(com biopsia), sem indícios de malignidade.
Bom dia!
A Fisioterapia Pélvica tem recursos terapêuticos que podem te ajudar. O biofeedback desperta a consciência corporal da musculatura do assoalho pélvico melhorando a contração e o relaxamento que é muito importante para uma evacuação adequada.

O anismus é a contração inadequada dos músculos do ânus no momento da evacuação, dificultando a saída das fezes. Isso, muitas vezes, causa um esforço evacuatório intenso, que pode predispor ao aparecimento de hemorróidas, mesmo após o tratamento das mesmas. O ideal é tratar essa condição, para melhores resultados pós operatórios.

 Maísa Lopes Silva
Maísa Lopes Silva
Fisioterapeuta
Belo Horizonte
Olá ! O anismo é a contração incoordenada da musculatura anal durante a evacuação, que pode ser causada devido ao aumento de tônus e incoordenação deste músculo, aumentando assim o esforço evacuatório, podendo predispor outras hemorroidas e rompimentos de vasinhos, ou gerando fissuras na região, que podem ser a causa do sangramento! A fisioterapia pélvica é um tratamento muito recomendado nesses casos, com intuito de reabilitar os músculos da região, estimulando o peristaltismo intestinal e alinhando fascias e articulações que podem estar levando ao desequilíbrio! Estou a disposição para esclarecimentos!

Especialistas em Anismo

Silvana Maria macedo Uchôa

Silvana Maria macedo Uchôa

Fisioterapeuta

Recife

Mellina Calado

Mellina Calado

Fisioterapeuta

Recife

Alvaro Steckert Filho

Alvaro Steckert Filho

Coloproctologista

Florianópolis

Rafaela Arrais Albuquerque

Rafaela Arrais Albuquerque

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Elisangela de Souza Paiva Callegari

Elisangela de Souza Paiva Callegari

Coloproctologista

Campinas

Mariana Ferro C. Pires

Mariana Ferro C. Pires

Fisioterapeuta

Maceió

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 16 perguntas sobre Anismo

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.

Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.