DR. gostaria de saber quais as caractéristicas de uma criança com síndrome de down?

6 respostas
DR. gostaria de saber quais as caractéristicas de uma criança com síndrome de down?
Síndrome é um termo médico que significa "conjunto de características" e no caso de SD, inicialmente indicava as características relacionadas pelo Dr. Down (John Langdon, 1928-1896). As características básicas observadas (fenótipo) são: orelhas com Implantação mais baixa e menores, língua protusa, hipotonia muscular, fenda palmar única, fenda plantar única, fenda palpebral mais oblícua, cabeça mais achatada atrás, comprometimento intelectual, entre outras.
No entanto, a intensidade de tais caracteres pode variar de indivíduo para indivíduo sendo que algumas podem até mesmo ser imperceptíveis para alguns.
O diagnóstico definitivo só pode ser feito através de um exame de sangue (Cariótipo), usado para uma variedade de indicações, inclusive a existência de um comossomo 21 extra na composição celular do indivíduo (SD = Trissomia do 21).
Algumas das características acima podem ser minimizadas com o adequado tratamento e acompanhamento, busque um centro especializado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Concordo com o especialista, também vale respaldar que a síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição inerente à pessoa, portanto não se deve falar em cura.
Para qualquer dúvida mais específica, procure um médico.

À disposição.
Síndrome de Down, é causada pela presença de três cromossomos no par do 21, ou na maior parte das células de um indivíduo. As pessoas com Síndrome de Down, tem 47 cromossomos, em suas células.

A Síndrome de Down, está incluída no grupo da deficiência intelectual. A expressão deficiência intelectual, foi oficialmente utilizada em 1995, em Nova York, quando a ONU (Organização das Nações Unidas), realizou o Simpósio chamado: Deficiência Intelectual: Programas, Políticas e Planejamento para o futuro. Esta é uma deficiência que ocorre no cérebro, e leva a um aprendizado de forma mais lento, mas não afeta outras regiões, ou áreas cerebrais,

O deficiente intelectual, necessita de adaptações curriculares, para assimilar os conteúdos.
A pessoa com Síndrome de Down, aprende através de repetições. A família é muito importante no desenvolvimento e estímulo da criança com Síndrome de Down.
Vale lembrar que o comportamento dos pais não afeta na concepção de um bebê com Sindrome de Down. Nao é culpa de ninguém! E há mais semelhanças de individuo sem a sindrome do que diferenças. O importante é acolher esse bebê dar carinho e amor!
As caracteristicas já foram colocadas pelos colegas anteriores. O faltou ficou por conta da aprendizagem. Uma criança com SD na maioria das vezes apresentam dificuldades em aprender. Mas está dificuldade pode ser diversificada, não dá para generalizar cada caso é um em especificidade. Para dar um diagnóstico há a necessidade de uma avaliação multidisciplinar para ter certeza dos comprometimentos desta criança. Há portadores de SD que são capazes de aprender sobre tudo dentro de um currículo escolar e podem ser ótimos profissionais naquilo que escolherem. Tambem há casos mais complexos, ou seja, de alto comprometimento. Como disse, cada caso é um em sua especificidade. Obrigada pela oportunidade de participar.
Síndrome de Down é uma deficiência de ordem genética e das muitas deficiências existentes é aquela que se bem estimulada, terá um desenvolvimento equivalente a uma pessoa sem a síndrome. É muito importante um acompanhamento de estimulação precoce para que isso aconteça. Os pais terão grande responsabilidade de levar em terapias necessárias para o seu bom desenvolvimento. Cada caso será um caso, não dá realmente pra generalizar e classificar que todo S.D são iguais. Uns apresentam maiores dificuldades do que os outros. O que se tem que ter em mente é que qualquer criança que tenha uma deficiência, não poderá ser tratada como coitadinha. Há a necessidade de se estabelecer limites e regras normais iguais as outras crianças normais..

Especialistas

Gabriela Chicon

Gabriela Chicon

Fonoaudiólogo

Porto Alegre

Isabela Pontes

Isabela Pontes

Terapeuta ocupacional

Fortaleza

Carlos Eduardo da Silva celani

Carlos Eduardo da Silva celani

Terapeuta ocupacional

Sabará

Laura Mello

Laura Mello

Fonoaudiólogo

Foz do Iguaçu

Thalyta Felipe

Thalyta Felipe

Terapeuta ocupacional

Goiânia

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 43 perguntas sobre Síndrome de down
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.