E.M.D.R. é o mesmo que hipnose?

8 respostas
E.M.D.R. é o mesmo que hipnose?
A EMDR, apenas trabalha em particular nos chamados traumas pós traumáticos. A grosso modo o terapeuta faz movimentos bilaterais, enquanto o paciente evoca as imagens pós traumáticas.
A hipnose promove pela indução estados alterados de consciência, no qual o hipnoterapeuta tem acesso a todo conteúdo vivido pelo paciente seja ele funcional ou disfuncional, e este pode através de metáforas ou comandos possibilitar modificações em todo o conteúdo disfuncional.
Na minha prática posso afirmar que a hipnose é rápida e com resultados eficazes

A EMDR utiliza estímulos bilaterais como movimentos das mãos enquanto o paciente se recorda de vivências traumáticas para reprocessar as emoções de forma menos dolorosa. O que é diferente dos estímulos usados para induzir hipnose, que têm o objetivo do indivíduo se concentrar profundamente em um sentido e entrar num estado de dissociação.
Atualmente, o EMDR é utilizado para vários sintomas e distúrbios psicossomáticos, não apenas os traumas. Dentre eles, podemos citar a ansiedade, tristeza profunda, baixa auto-estima, e depressão.

O EMDR promove acesso ao inconsciente e estados ampliados de consciência, permitindo ao paciente que conecte-se a uma série de imagens, sensações e emoções relacionadas a um tipo de sofrimento, que são trazidas à consciência através dos movimentos bilaterais oculares.

A hipnose também permite o acesso ao inconsciente, não necessariamente através de movimentos oculares, mas também pelo relaxamento profundo e a indução de cenas mentais.

São ambas ferramentas válidas que visam estados ampliados de consciência e acesso a memórias que seriam pouco prováveis de serem disponíveis apenas pela memória consciente.

Sugiro que se faça uma entrevista de avaliação para que a pessoa conheça o método e o profissional que mais se adapta às suas necessidades, e faça sua escolha.

Obrigado.
Não. O EMDR é diferente da hipnose. Para a terapia de EMDR ser efetiva é necessário a atenção dual, ou seja, um pé no passado e outro bem firme no presente. O paciente tem o controle do processo. Sem a atenção dual o processamento não acontece.
O EMDR é um método diferente da hipnone. No EMDR é necessário o que chamamos de atenção dual ou seja, o paciente deve ter consciência durante todo o processo de (dessensibilização/reprocessamento) com atenção no passado e no presente, integrando as informações que se encontram separadas nos hemisférios cerebrais direito e esquerdo. Esse método é utilizado em transtornos de estresse pós traumáticos, fobias, depressão, transtorno de ansiedade,medos e outros traumas.
EMDR é um processo muito distinto da hipnose. Em especial com relação ao estado de atenção. No EMDR existe o que chamamos de atenção dual. Que significa que a nossa consciência deve estar durante todo o processo com a atenção no presente e passado (cena em processamento) simultaneamente.

Atenção dual, somada aos estímulos bilaterais e outro critérios do protocolo de EMDR, vão estimular o cérebro a reprocessar as redes associativas de memórias relacionadas a foco definido (ex. trauma) para o trabalho.

Um aspecto fundamental do EMDR é que esse reprocessamento de dá de forma espontânea. Ou seja, as resoluções e entendimentos surgem da própria pessoa. A atuação chave do EMDR é auxiliar o cérebro a descongelar essas redes de memória e assim permitir que a pessoa, a partir de sua vivência e redes de recursos, encontre as melhores saídas.

Como já foi dito acima, site da Associação Brasileira de EMDR tem mais informações a respeito do processo e formação em EMDR. www.emdr.org.br
Não! Essas técnicas são completamente diferentes. Tenho formação em EMDR, terapia que segue um conjunto padronizado de protocolos clínicos de tratamento e é recomendada pela
Organização Mundial de Saúde (OMS). O EMDR, terapia breve e eficaz, potencializa a capacidade que o cérebro possui de reprocessar experiências emocionais perturbadoras/traumáticas e ainda a instalação de recursos positivos. Em uma sessão de EMDR o paciente se mantém consciente, diferente da hipnose.
A terapia EMDR é diferente da hipnose.
No EMDR a atenção dual é primordial no tratamento. O paciente permanece consciente o tempo todo trazendo conteúdos do passado, integrando no presente. A atenção dual, uma relação empática, movimento bilaterais e um protocolo estruturado são o que o diferenciam. O resultado se dá pelo próprio paciente que através da terapia consegue ressignificar suas memórias e integrá-las de forma adaptativa. Ela é rápida e muito eficaz.
A hipnose modifica o padrão de consciência, através da indução ou de uma autoindução. O paciente recebe instruções e sugestões durante o processo para levá-lo a novos aprendizados.
O grande diferencial de ambas é o acesso a conteúdos inconscientes, que remotamente, poderiam surgir durante um tratamento levando em conta apenas conteúdos conscientes.