É normal um indivíduo, ao se deparar com sua casa em chama, pôr se a rir e segundos depois começar a

28 respostas
É normal um indivíduo, ao se deparar com sua casa em chama, pôr se a rir e segundos depois começar a chorar?
Essa é uma situação de forte impacto emocional, sendo assim é possível ter uma reação impulsiva podendo ser expressa de diversas formas (raiva, choro, risos, sudorese, etc). O importante é ter o apoio correto após a tragédia, assim o indivíduo pode superar e conduzir a situação da forma mais adequada.

Uma surpresa inesperada pode gerar vários sintomas. Procure uma ajuda psicológica. Assim pode entender sobre o que se passou.
Eu lamento pelo dano e espero que tenha sido de ordem apenas material. Quanto à reação, é normal de um estado de choque.
No mais, fico à inteira disposição caso precisar. Um forte abraço!
É uma situação de estresse e as reações podem ser inesperadas. Sim, isso pode acontecer. Com certeza não é um sorriso de alegria e sim de desespero.

Att,
Eventos traumáticos podem desencadear reações inusitadas e o estado mental pode ficar alterado.
Procure ajuda profissional para conseguir elaborar todo este processo doloroso.
Situações traumáticas e exposições a fortes emoções podem sim desencadear reações totalmente atípicas e incomuns.
Olá! Entendo que situações de grande trauma/estresse podem desencadear uma série de reações, algumas não esperadas e/ou incomuns, como o riso. Isso pode ser um mecanismo de defesa psíquica, enquanto a pessoa assimila o trauma. Seria interessante a busca de auxílio profissional para auxiliar a processar as emoções e lidar com os problemas decorrentes, além de buscar o apoio da sua rede (amigos, familiares). Um abraço! Psicóloga Natália K.
Olá! É possível isso ocorrer, pois em momentos de grande estresse emocional a mente busca alguma forma de aliviar a tensão e a risada, assim como outras reações, pode ser uma maneira de diminuir o estresse. Outra possibilidade é a reação ser causada por um momento de negação da situação grave que está ocorrendo. Importante ressaltar que cada caso é único e a risada pode ter diferentes motivações, por isso é necessário buscar ajuda para entender melhor o que ocorreu com essa pessoa e se existem consequências (como por exemplo, estresse pós-traumático). Recomendo que busque ajuda de um psicólogo que trabalhe com a Terapia Cognitiva Comportamental a qual vai ajudar a lidar com as emoções, pensamentos e comportamentos indesejados. Me coloco a disposição caso você queira mais esclarecimentos ou queira dar início ao tratamento.
Tais situações de tragédia podem trazer diferentes reações nas vítimas. Por isso sempre que qualquer pessoa passe por tragédias é importante que procure uma psicoterapia ou conforme o caso um psiquiatra. Cada caso é um caso.
Com certeza vivenciar uma situação dessas causa grande impacto emocional, deixando a pessoa sob estresse. Ao encarar uma situação extrema como essa, é normal reagir de formas inesperadas, como rir para logo após chorar, pois o cérebro está tentando arranjar uma forma de processar aquele momento. Agora, é importante procurar ajuda de um profissional psicólogo para trabalhar o que esse incidente pode ter te marcado. Fico a disposição!
Olá, bom dia. Em situações de grande estresse, como essa, o nosso corpo pode reagir de diversas formas. Cada um pode ter uma reação emocional, mas recomendo a busca de um profissional cognitivo-comportamental para lidar com essas emoções e entender como essa situação pode afetar sua vida após esse evento. Espero ter ajudado.
Situações como essa é traumatizante e a pessoa pode reagir de diferentes formas. Choro, riso, gritos, diarréia, agressividade, enfim, são sintomas que podem ser gerados mediante tal adversidade.
Olá!
Diante de algo tão difícil de assimilar, dizemos que o trauma ocorre. Algo que não se tem registro interno, parece irreal. Nestes momentos a reação não fica fácil de gerenciar e pode vir de forma muito esquisita, como a própria situação e parecer descabida, inadequada. Mas faz parte deste trauma e da sensação de falta de controle.
Dificil dizer o que seria uma reação "normal" diante dessa situação. Sem dúvida é assustador se deparar com "sua casa em chamas". Riso e choro são somente os dois lados da mesma moeda. Mas se existe a questão, procure uma psicanalista que poderá ajudar a entender essa e outras reações surpreendentes que você pode ter.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 200
Em uma situação de estresse, trauma ou choque, podem sim ocorrer reações inesperadas. Imagino que tenha sito um evento difícil de lidar e seria importante buscar um profissional para auxiliar no processamento de tudo o que aconteceu, assim como no entendimento dos seus próprios pensamentos e emoções e como eles influenciam as suas reações em cada momento.
Puxa vida, que situação difícil de lidar. Imagino o impactou que isso acabou gerando em você. Devido a uma situação dessas, que acaba sendo muito impactante, a nossa resposta emocional pode ser variada e rir pode ser um deles. Já ouviu o famoso "estou rindo, mas é de nervoso", é mais ou menos por isso. O riso pode estar disfarçado. Isso não é bom e nenhum ruim, apenas a maneira como sua mente reagiu a esse episódio. Se quiser falar mais, conte comigo. Fico a disposição e espero que tenha ficado tudo bem.
Boa tarde!
No caso, penso que o rir é uma maneira de descontrole diante de uma situação muito ruim, talvez uma tentativa de fuga.
Boa sorte!
Lamento pela situação que você ou seu conhecido esteja vivendo. Mas não há como dizer o que é "normal", as emoções age de forma diferente em cada individuo, as vezes o riso naquele momento teve uma função de demonstrar o desespero que a pessoa sentiu naquele momento.
Olá! É uma cena tremendamente impactante e as emoções e reações se expressam de diversas formas. Assim sendo, pode ser expressas em choros, desmaios, risos e até mesmo cair em um sono profundo imediatamente. Posso imaginar o tamanho do trauma e estresse após o ocorrido. Procure por ajuda psicológica para amenizar esses danos emocionais. Coragem!
Olá!
Com certeza é normal. Em uma situação como essa de alto impacto emocional é comum que a pessoa utilize alguma defesa para se proteger da situação traumática. O riso é um dos recursos mais evoluídos que temos para nos proteger de situações como essa. O choro logo na sequência é sinal que rapidamente a pessoa conseguiu deixar a proteção do riso para se conectar com o sentimento real de perda que estava ocorrendo naquele momento. Portanto fique tranquilo porque todas essas reações são totalmente normais sim.
Espero que tenha ficado tudo bem!
Sim pode acontecer. É uma forma de estravazar algo muito forte que desencadeia reação descontrolada. Permitindo ou sendo possível a inadequação.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 110
Sim. É possível acontecer, devido a um forte estresse emocional. A risada pode ser um mecanismo de defesa para descarregar a angustia e a dor sentida naquele momento trágico. Em seguida, com o choro vem a consciência da gravidade do momento. Se for possível, busque um profissional para ajudá-lo a atravessa esse momento.
É um situação de grande impacto emocional, e na hora o seu cérebro não sabe a reação que deve tomar, então você chora e rir depois.
Cada um tem a sua maneira de reagir frente a uma situação de ameaça. o seu corpo reagiu com risada, pois "descompensa", "descontrola", é a maneira que ele conseguiu responder frente à uma situação de perigo. O cérebro e corpo primitivo saem do racional, e vão ao emocional (ou vice-versa) diante da Luta ou Fuga. É uma situação muito difícil. Algumas pessoas reagem paralisando, outras urinando, defecando, reagindo, depende muito da pessoa e do cenário. Esse evento causou uma situação pós traumática? Você tem lembrado muito? Procure ajuda profissional.
É possível isso ocorrer, pois em momentos de grande estresse emocional a mente busca alguma forma de aliviar a tensão e a risada, assim como outras reações, pode ser uma maneira de diminuir o estresse. Porém temos outra situação que pode ser diagnósticada de uma outra maneira. O riso e o choro compulsivos que acontecem de forma involuntária sinalizar um transtorno chamado de síndrome do afeto pseudobulbar. Ressaltando que a anamnese realizada no consultório é de extrema importância.
Sim, é possível que um indivíduo reaja de forma aparentemente contraditória diante de situações extremas, como um incêndio em sua casa. Isso ocorre porque diferentes emoções podem ser desencadeadas simultaneamente, ou em sequência rápida, em resposta a uma situação intensa ou traumática.

No caso descrito, é possível que o indivíduo tenha tido uma reação inicial de surpresa ou choque diante da situação, que pode ter se manifestado através de uma risada nervosa ou inapropriada. Em seguida, a realidade do que estava acontecendo pode ter se estabelecido e o indivíduo pode ter se sentido triste, com medo ou em pânico, o que pode ter levado às lágrimas.

É importante lembrar que a reação emocional de cada indivíduo diante de uma situação traumática é única e pode variar de acordo com uma série de fatores, como sua história de vida, personalidade, saúde mental, entre outros. Se você ou alguém que você conhece está lidando com uma situação traumática ou eventos que estão afetando sua saúde mental, é importante buscar ajuda profissional para receber o suporte necessário.
Olá, como vc está?
Uma situação de grande impacto emocional pode gerar respostas emocionais inesperadas e inéditas, pois a pessoa pode estra sobre grande estressa e impacto, e isso faz com que reaja de forma diferente do habitual! Sugiro que esteja buscando ajuda psicológica para aprender a lidar com suas dores emocionais, e até evitar possíveis traumas por passar por situação de grande impacto emocional. Espero que vc esteja melhor. Me coloco à disposição. Sou a Letícia, e sou psicóloga. @psi.leticiaaa
Sim, é possível ter essas reações que parecem opostas quando uma situação de grande impacto emocional acontece.